Andén Cero

P1050363

Na semana passada decidi visitar a famosa "estação fantasma", conhecida como Andén Cero, uma parte do 'Centro de Interpretación del Metro de Madrid'. Este é composto por dois lugares: a estação de Chamberí 'Anden Cero' e a Nave de Motores de Pacífico.

P1050355

E o que aconteceu para que a estação de metro fosse abandonada, perguntam vocês...P1050359

Para os que não sabem, o metro de Madrid é um dos mais antigos, mais extensos e com maior número de estações do mundo! (isto em Espanha é "tudo à grande"!)
A construção do metro começou em 1916 e a 17 de Outubro de 1919 o rei Afonso XIII inaugurou o primeiro tramo da linha 1 que contava com uma extensão de 3,48km e 8 estações, sendo uma delas a estação de Chamberí.*

Com o passar dos anos, o crescimento da linha e contando com cada vez mais passageiros, nos anos 60 os responsáveis pelo metro decidiram aumentar o número das carruagens dos metros sendo também necessário aumentar o tamanho das plataformas dos 60m para os actuais 90m. **
Dado que a estação de Chamberí foi construída em curva e estava muito próxima das estações de Iglesia e Bilbao, este aumento foi impossível, levando ao seu encerramento el 1966.
P1050378A estação esteve encerrada durante mais de 40 anos e em 2008, depois de um processo de reformas, decidiram abri-la ao público como um dos espaços do Centro de Interpretación.
É possível ver as antigas bilheteiras, anúncios da época, o traçado da linha 1, entre muitas outras coisas. No início da visita projectam também um "pequeno" (dizia a rapariga que era pequeno... yeah right) vídeo sobre a história do Metro de Madrid. É interessante e se não tiverem pressa em sair, vale a pena ver.P1050383

* Hoje em dia o metro continua a passar por esta estação abrandando um pouco a velocidade, mas sem parar. É engraçado vê-lo passar e mais engraçado ainda é acenar às pessoas que vão lá dentro... Principalmente se não nos calhar alguma que não saiba muito bem o que se está a passar.
** Ainda assim, actualmente as estações continuam a ser mais pequenas que os metros!

Alguns dados interessantes para quem queira visitar o Centro de Interpretação:

Horários de visita
Estação de Chamberí: Sextas-feiras das 11:00 às 13:00 e das 17:00 às 19:00 horas. Sábados e Domingos das 10:00 às 14:00, incluindo feriados.
Limitado a 56 pessoas em cada um dos horários de abertura.
Morada: Plaza de Chamberí
Preço: GRÁTIS!

P1050358(Não tive tempo para visitar a Nave de Motores porque fica longe da estação, mas assim que a visitar escrevo um post sobre e ponho umas fotos no Facebook do blog!)

Comentários

Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *