A rua mais pequena de Madrid

esta2

Desde que cheguei a Madrid passei várias vezes por aqui mas nunca me apercebi que era efectivamente uma rua... Sempre pensei que fosse parte de alguma das outras ruas que estão "em frente" mas não.
Este espaço de cerca de 20 metros e com 2 números é por si só uma rua: a Calle de Rompelanzas, a mais pequena de toda a cidade!

Está situada no centro da cidade entre a Calle Preciados e a Calle del Carmen e é mais conhecida porque é aqui que está situada a bilheteira da FNAC 🙂

E porquê este nome?

Vitrines da SWATCH, número par
Loja SWATCH e Heladería Palazzo

Esta rua data do século XVI, quando o corregedor Luis Gaitán ordenou que se derrubassem umas casas em ruínas que ali se encontravam e que tapavam a vista da Igreja del Carmen, situada ali ao lado.
Ainda a rua não tinha nome quando por ela passou a carruagem do corregedor. Como era uma rua tão estreita a carruagem ficou presa e ao tentar virá-la a ''lanza'' (em português "cabeçalho") partiu-se em dois bocados.

Calle Rompelanzas
Bilheteiras FNAC

Pouco tempo depois voltou a acontecer o mesmo à carruagem do presidente do Conselho das Índias, o que fez com que os madrilenos dessem o nome popular de ''Rompelanzas'' à rua, nome que ficou até aos dias de hoje.

E vocês, conhecem esta rua? Ou também pensavam que era um prolongamento de uma das ruas?

----

Já conheces o board do Desbravando Madrid no Pinterest?

Visita a página do Desbravando Madrid no Facebook e faz like!

Segue o Desbravando Madrid no Twitter!

Adiciona o Desbravando Madrid aos teus círculos do Google+!

Comentários

Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *