Skip to content

Salvadora, a útima “organillera”

Quem já foi ao Rastro de certeza que já passou por esta senhora.

P1060218_2

Na semana passada fui a este famoso mercado madrileno depois de muito tempo e lá estava ela outra vez... Na verdade não cheguei a parar para a observar bem, mas decidi voltar esta semana para a ver e tirar-lhe umas fotos!

Depois de procurar um pouco na internet descobri que se chama Salvadora e é considerada a última "organillera" de Madrid.P1060220
Toca um instrumento chamado "organillo", ou "realejo" em português, um instrumento musical que faz soar uma música predefinida quando se gira a manivela. Foi inventado em Inglaterra no século XIX e é tradicionalmente tocado aqui em Madrid no chotis (dança tradicional da cidade).
Salvadora é originária de uma família numerosa de Albacete que veio para Madrid. Tanto ela como o pai se dedicavam a tocar o 'organillo' em diferentes ruas de Madrid. Salvadora tocava-o (e ainda toca) na Calle Preciados, e o seu pai na Plaza de Cascorro. Ultimamente é possível encontrá-la na Calle Preciados durante a semana e na Calle Ribera de Curtidores (um pouco mais abaixo da Plaza Cascorro) aos Domingos, durante o Rastro de Madrid.

(Se abrirem a imagem acima e fizerem zoom é possível ver uma foto presa no organillo de um senhor a tocar este mesmo instrumento. Não cheguei a perguntar quem era, mas de certeza que será o pai!)

blog de viagens desbravando madridSegundo as palavras da própria Salvadora, a melhor forma de tocar o realejo é utilizando os dedos indicador e médio da mão direita, rondando a manivela a uma velocidade constante.
Deste valioso e artesanal instrumento, pintado de vermelho vivo e com mais de 40 anos, saem diferentes melodias de chotis, como é o caso de "La Violetera", "La Verbena de San Antonio", "La Cumparsita", "Luisa Fernanda", "El Gato Montés" e "Valencia".
Foi graças ao dinheiro que recebia nas ruas que Salvadora conseguiu levar para a frente a sua família.
Da próxima vez que a virem, não se esqueçam de parar um momento para a ouvir e deixar alguma moeda para a ajudar!

Deixo-vos um vídeo que encontrei no Youtube da Salvadora e do seu realejo:

 

----

Já conheces o board do Desbravando Madrid no Pinterest?

Visita a página do Desbravando Madrid no Facebook e faz like!

Segue o Desbravando Madrid no Twitter!

Adiciona o Desbravando Madrid aos teus círculos do Google+!

Comentários

Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *