Skip to content

San Antón, padroeiro dos animais

A 17 de Janeiro celebra-se em Madrid o dia de San Antón, padroeiro dos animais.

???????????????????????????????

Poderia ser um dia como outro qualquer, não fosse o caso de neste dias os habitantes de Madrid se concentrarem na Igreja de San Antón (C/ Hortaleza 63) com as suas mascotes, para que estas sejam benzidas pelo padre e abençoadas pelo santo.

Ah pois é! Imagina-te a sair de casa um sábado pela manhã para ir à missa benzer o teu cão, gato, porquinho da índia, ou porco vietnamita! Que agora estão na moda os porcos vietnamitas...

Contam as lendas que San Antón, ou Antonio Abad, foi um monge cristão que levou uma vida austera e, durante os 105 anos que pisou a terra, sempre demonstrou um grande amor pelos animais, mimando-os e cuidando-os. Por este motivo foi nomeado o padroeiro dos animais e é representado vestindo o seu hábito de monge e com um porco a seus pés.

Antigamente, com receio de que os seus animais sofressem de doenças ou fossem mortos pela peste, era comum as pessoas encomendarem os bichos ao Santo, para que este protegesse um dos maiores bens dos camponeses. A bênção de San Antón era então tida como uma protecção conta todas as ameaças e, com o passar dos tempos, transformou-se numa tradição que continua até aos dias de hoje.

Panecillos del Santo

PicMonkey Collage

Os panecillos são uma espécie de biscoito artesanal e com aspecto "rudimentar" que é vendido nas pastelarias na altura da festa de San Antón. Estes biscoitos eram muito comuns nas romarias ao Santo, chamadas Vueltas, que eram organizadas no século XIX. É comum hoje oferecê-los tanto ao Santo para "pagar" as bênçãos, como a autoridades eclesiásticas e civis.

São feitos com um tipo de massa que contém muito pouca água, o que faz com que os panecillos durem vários meses. Segundo a tradição, se os guardarmos perto do porta-moedas durante um ano atraem a fortuna; ou se alguém está solteiro e comer um biscoito destes, rapidamente encontrará namorad@!

Em 2015 fui à Igreja de San Antón comprar os meus e, segundo as senhoras que estavam na fila comigo, temos de pôr uma moeda por baixo de um panecillo e deixá-la até ao ano seguinte, altura em que voltamos a comprar os biscoitos e oferecemos a moeda ao Santo.

Vueltas de San Antón

134912_sdgdg5

Assim se chama a romaria feita ao Santo. Depois de diversas formas de celebração, hoje em dia em pleno século XXI as Vueltas converteram-se num desfile que percorre as ruas importantes mais próximas à Igreja de San Antón. Neste desfile costumam participar, para além dos madrilenos e das suas mascotes, um esquadrão a cavalo da Polícia Municipal, as unidades caninas das polícias municipal, nacional e da Guardia Civil, os cães-guia da ONCE e várias outras associações defensoras dos animais.

Igreja de San Antón e fila para comprar os panecillos
Vais viajar para Madrid?
aviao-30

Encontra na eDreams voos para Madrid ao melhor preço.

hotel-30

Hotéis baratos em Madrid no Booking

turismo-30

À procura de uma visita guiada pela cidade? Fala comigo!

Ao utilizares os links de afiliados estás a ajudar-me a pagar os custos do blog. A Booking e a eDreams dão-me uma pequena comissão por cada venda e tu não pagas mais por isso! 🙂




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *