Serie Retiro #6 – As fontes do Retiro

title

Como em qualquer parque que se preze, o Parque do Retiro conta com uma séries de fontes de grande valor artístico espalhadas pelo recinto.
Hoje trago-vos fotos de 3 dessas fontes: Fonte da Alcachofra, Fonte dos Cágados e Fonte Egípcia.

Fonte da Alcachofra

Desenhada pelo grande arquitecto espanhol Ventura Rodríguez e decorada com esculturas de Alfonso Giraldo Bergaz, esta fonte foi idealizada para ser colocada na Glorieta de Atocha, onde esteve localizada até 1880, sendo depois transladada à sua actual localização na Plaza de Honduras, no Parque do Retiro.
Trata-se de uma alegoria à primavera, composta por uma sereia e um tritão com o escudo de armas da cidade nas mãos, e vários cupidos que seguram o prato onde se encontra a alcachofra.
Hoje en dia na Glorieta de Atocha é possível encontrar uma réplica em bronze desta fonte.

???????????????????????????????

P1060873

Fonte dos Cágados

A Fontes dos Cágados foi criada para comemorar o nascimento de Isabel II. Realizada em 1832 por José de Mariategui, tem 3 niveis adornados por folhas aquáticas e conta com várias saídas de água com forma de cágados e rãs. Quatro anjos, golfinhos e um búzio completam o conjunto.
A fonte está carregada de simbologias que desejam à futura rainha uma longa vida, fertilidade e a manutenção de valores como a sabedoria e a rectidão.
Nos seus inícios esteve situada perto da Gran Vía e servia como fontes de água potável para a população. Alguns anos mais tarde, com a construção do Canal de isabel II esta fonte deixou de ser necessária e, depois de estar durante algum tempo localizada na Praça de Santa Ana, foi trazida para o Retiro.
(nestas fotos tiradas na semana passada não aparecem os cágados e rãs feitos de bronze, que deviram estar logo abaixo dos golfinhos. Provavelmente estarão em manutenção)

P1060864

P1060867

Fonte Egípcia

Esta fonte apesar de estar situada ao lado do Estanque, passa despercebida na maioria das vezes. Talvez seja exactamente pela localização, ao lado de um dos grandes símbolos do parque e da cidade, ou talvez por nem sequer ter água, como uma fonte propriamente dita.
A fonte foi mandada construir no reinado de Felipe IV "o rei planeta", fã e amigo de Napoleão Bonaparte, para comemorar a campanha no Egipto por parte de Napoleão.
O desenho conta com 2 esfinges com corpo de leão e cabeça humana; um vaso canópico com uma cabeça de mulher e uma estátua de um deus egípcio (Ra ou Osíris) sobre um suporte dórico, e que já não se encontra no lugar.

???????????????????????????????

P1060870

Existe uma outra fonte muito importante no Retiro, a Fonte do Anjo Caído, mas essa vai ter o seu próprio post! 🙂

Serie "Parque do Retiro" completa:

#1 - Parque del Buen Retiro de Madrid
#2 - Outono no Parque do Retiro
#3 - Estanque Grande del Retiro
#4 - O duende do Retiro
#5 - Bosque del Recuerdo
#6 - As fontes do Retiro
#7 - Palácio de Cristal
#8 - La Rosaleda
#9 - O Parterre e a árvore mais velha de Madrid
#10 - Casa de Feras do Parque do Retiro
#11 - Jardim de Cecílio Rodriguez
#12 - A Montanha Artificial
#13 - Ángel Caído, o diabo vive em Madrid

 ----

Já conheces o board do Desbravando Madrid no Pinterest?

Visita a página do Desbravando Madrid no Facebook e faz like!

Segue o Desbravando Madrid no Twitter!

Adiciona o Desbravando Madrid aos teus círculos do Google+!

Comentários

Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *