Carnaval em Madrid

carnaval madrid curiosidades tradiçao tradicao
Acho que este meme resume na perfeição o que se vai passar no próximo Sábado, 14 de Fevereiro!!
Mas como eu não gosto de 50 Sombras de Grey, nem tenho "chinelo" (vulgarmente conhecido como namorado), o artigo de hoje fica-se só pelo Carnaval, que me parece ser o melhor dos três planos.
Não sabia que Madrid tinha uma tradição tão forte no Carnaval como realmente tem... Eu, que costumo ir a "todas" (ou quase todas) as festas populares da cidade, não soube da existência do Carnaval no ano passado... Nem sequer me lembro o que fiz nessa altura. Hm.


Pois bem, pelos vistos o Carnaval é uma das festas mais divertidas de Madrid. Para além de todas aquelas festas em bares e discotecas que costumam haver, como em Portugal, o Ayuntamiento de Madrid organiza, durante 5 dias, vários tipos de actividades para todos os gostos e para todas as idades.
O Carnaval começa formalmente às 18h00 de Sábado, com o pregão tradicional feito na varanda da Plaza de la Villa. Este ano para além da alcaldesa Ana Botella (aquela senhora simpática que disse ao Comité Olímpico para ir à Plaza Mayor tomar um relaxing cup of café con leche) teremos também Carlos Iglésias, actor, director e guionista espanhol. Este ano o pregão será acompanhado pela recriação encenada do quadro de Goya "El entierro de la sardina", que representa a antiguidade e tradição do Carnaval da cidade.

carnaval madrid curiosidades tradiçao tradicao
Ana Botella e Carlos Iglésias

Às 19h30 começa o tradicional cortejo de Carnaval que sai do Parque do Retiro até à Plaza de Cibeles, passando pela Puerta de Alcalá e a Calle Alcalá. No final do percurso há um espectáculo sonoro e pirotécnico na Praça de Cibeles (ao qual ainda não sei se vou, já que tenho pânico de  foguetes).

carnaval madrid curiosidades tradiçao tradicao
Adoro fogo-de-artifício

Este ano o grande desfile terá como tema o 400º aniversário da impressão da segunda parte do livro "Don Quijote de la Mancha". (spoiler alert) A abrir o desfile teremos um sol gigante com raios de fogo, onde várias marionetes darão vida a Quijote, ao seu cavalo Rocinante e à sua Dulcinea. Durante este desfile diversos capítulos da obra serão encenados pela companhia de Fernando Navarro.
O espectáculo pirotécnico começará por volta das 21h00 e será aproveitado para celebrar também o dia de São Valentim.
Às 23h00 começará o tradicional baile e concurso de Carnaval do Circulo de Bellas Artes, onde todos os anos estão presentes o melhores, mais divertidos e originais disfarces! Este concurso conta com uma particularidade: como está limitado a apenas 40 inscrições, todos os que queiram participar terão de passar por um júri que aprovará ou não o disfarce. Para os interessados, aqui estão todas as informações necessárias e as bases legais.

carnaval madrid curiosidades tradiçao tradicao

A festa continua e no Domingo a partir das 12h00 celebra-se o VIII Encontro de Murgas e Chirigotas, uma vez mais na Plaza de la Villa.
Segundo a RAE, uma murga é "Compañía de músicos malos, que en Pascuas, cumpleaños, etc., toca a las puertas de las casas acomodadas, con la esperanza de recibir algún obsequio" e uma chirigota é " Conjunto que en carnaval canta canciones humorísticas". Por estas duas definições podem ter uma idéia sobre que consiste este encontro: a Murga de Madrid reune-se com grupos carnavalescos que, acompanhados de músicas engraçadas e vestidos com disfarces coloridos, criticam, de forma satírica e humorista, todos os tipos de acontecimentos do ano anterior, tanto políticos comos sociais e inclusive familiares.

"El Entierro de la Sardina"

carnaval madrid curiosidades tradiçao tradicao
"El entierro de la sardina" de Goya

As festividades do Carnaval em Madrid encerram com o Entierro de la Sardina, um evento tão tradicional que até Goya o retratou num dos seus quadros. Celebra-se na Quarta-feira de Cinzas e tem como simbologia o final do Carnaval. Ao devolver os disfraces aos baús, calar os foliões e enterrar o peixe com todas as honras devidas, dão-se por terminadas as festividades carnavalescas e prepara-se o povo para receber a Quaresma.
O enterro da sardinha começa na Plaza de San Antonio de La Florida, junto à ponte do Manzanares e vai até à Plaza de las Moreras da Casa de Campo, onde os confrades enterram a dita cuja sardinha na Fuente de los Pajaritos. Este evento termina com uma grande fogueira que simboliza o queimar das más acções e dos pensamentos negativos.

carnaval madrid curiosidades tradiçao tradicao
Foto do programa oficial do Carnaval 2015

ALEGRE COFRADÍA DEL ENTIERRO DE LA SARDINA
Venimos a enterrar nuestra sardina
De pena partido el corazón
tan hondo es el penar que nos invade
Como si el muerto fuera un tiburón.

Sardina, Sardina, Sardina,
Sardina, te vamos a enterrar,
Sardina, Sardina, Sardina,
Jamás te podremos olvidar.

Querida Sardina, no nos abandones
tus fieles amigos, consuelo no hallarán.

Aquí llegamos de tierras muy lejanas
Todos fieles a nuestra tradición
Para rendirte últimos honores
en esta triste y fúnebre ocasión.

Calendário dos eventos mais importantes:

14 Fevereiro (Sábado)carnaval madrid curiosidades tradiçao tradicao
18h00, Plaza de la Villa - Inauguração do Carnaval com pregão tradicional
19h30, Parque do Retiro - Grande desfile de Carnaval
21h00, Plaza de Cibeles - Espectáculo sonoro e pirotécnico

15 Fevereiro (Domingo)
12h00, Plaza de la Villa - Encontro de Murgas e Chirigotas

18 Fevereiro (Quarta-feira)
18h00,  Plaza de San Antonio de La Florida - Enterro da Sardinha

Para quem estiver interessado no programa completo, pode fazer download aqui.

----

Já conheces o board do Desbravando Madrid no Pinterest?

Visita a página do Desbravando Madrid no Facebook e faz like!

Segue o Desbravando Madrid no Twitter!

Adiciona o Desbravando Madrid aos teus círculos do Google+!

Comentários

Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *