Serie Retiro #13 – Ángel Caído, o diabo vive em Madrid

parque retiro madrid jardim curiosidades

Uma das zonas que mais gosto do Parque do Retiro é sem dúvida a Glorieta do Anjo Caído e a sua suposta homenagem a Satanás.

parque retiro madrid jardim curiosidades anjo caido estatua
Estátua do Anjo Caído

Segundo a tradição cristã, um anjo caído é um anjo que foi expulso do céu por desobedecer ou rebelar-se contra as ordens de Deus. Entre os anjos caídos encontramos Lucifer, Lilith e Mefistófeles.

parque retiro madrid jardim curiosidades anjo caido estatua
Anjo Caído durante o Outono

Etimologicamente "Lúcifer" significa 'brilhante' e 'portador da Luz' e, segundo as crenças, desde que se pôs contra Deus o sue nome foi alterado pra "Satanás" que significa 'opositor', 'adversário'.
A estátua do mais belo dos anjos encontra-se a 666 metros acima do nível do mar. O facto de o 666 ser o número da Besta e de a estátua ser uma das poucas "homenagens" a Lúcifer existentes no mundo, faz com que este recanto do Retiro seja um dos preferidos dos amantes do esoterismo. Durante os anos 30 e 40 era costume as seitas satânicas e akelarres (reuniões de bruxas) reunirem-se neste local durante a noite e por esse motivo a estátua foi guardada pela polícia durante muito tempo, para evitar que estes actos fossem cometidos.

parque retiro madrid jardim curiosidades anjo caido estatua
Pormenor da cara

Nela está ilustrado Lúcifer, um anjo bonito e formoso que, por desafiar Deus, foi expulso do paraíso e enviado para a terra. Está apoiado sobre um tronco de madeira, com as asas extendidas, o braço esquerdo levantado tapando a cara, enquanto que o braço direito e a perna são rodeados por serpentes.

parque retiro madrid jardim curiosidades anjo caido estatua
Fonte completa

Esculpida em gesso no ano de 1877 pelo escultor madrileno Ricardo Bellver e recriada em bronze para ser utilizada na Exposição Universal de 1878 em Paris, um ano depois foi comprada pelo Museu Nacional espanhol por 4500 pesetas (27€ hoje em dia, uma fortuna na época) e colocada no lugar onde hoje se encontra no ano de 1885.
O pedestal onde se encontra a estátua é obra de Francisco Jareño y Alarcón e cada uma das faces ostenta um diabo com dois animais presos nas garras.

parque retiro madrid jardim curiosidades anjo caido estatua
Demónios na base da estátua

É sem dúvida um lugar que vale a pena visitar e, aos amantes de patins em linha e bicicletas, aconselho a que o visitem aos sábados e domingos pela manhã pois é o ponto de encontro dos skaters!
Por esta zona há também aulas de patins em linha para quem quiser aprender ou voltar a andar! Estou à espera que volte o calor para me inscrever! 😀

Serie "Parque do Retiro" completa:

#1 - Parque del Buen Retiro de Madrid
#2 - Outono no Parque do Retiro
#3 - Estanque Grande del Retiro
#4 - O duende do Retiro
#5 - Bosque del Recuerdo
#6 - As fontes do Retiro
#7 - Palácio de Cristal
#8 - La Rosaleda
#9 - O Parterre e a árvore mais velha de Madrid
#10 - Casa de Feras do Parque do Retiro
#11 - Jardim de Cecílio Rodriguez
#12 - A Montanha Artificial
#13 - Ángel Caído, o diabo vive em Madrid

----

Já conheces o board do Desbravando Madrid no Pinterest?

Visita a página do Desbravando Madrid no Facebook e faz like!

Segue o Desbravando Madrid no Twitter!

Adiciona o Desbravando Madrid aos teus círculos do Google+!

Comentários

Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *