Skip to content

6 lugares secretos e indispensáveis na primeira visita a Madrid

Aproveitando que cada vez conheço mais gente diferente em Madrid e que faço parte dos Blogueiros de Língua Portuguesa em Madrid, decidi pedir aos outros participantes da comunidade que me ajudassem a escolher 3 lugares indispensáveis numa primeira visita a Madrid e 3 lugares "secretos". Aquele tipo de lugares que normalmente foge dos roteiros turísticos normais, ou que só os locais conhecem e onde sempre levam os amigos que os visitam.

Dado que cada um de nós tens visões diferentes da cidade e gostos diferentes, o leque é bastante variado! Aproveitem estas dicas para tirar notas e visitarem na vossa próxima viagem a Madrid!

Sandra do Sandra B. em Madrid

3 locais indispensáveis?

Madrid tem vários “indispensáveis”, difícil falar só três. Vamos lá, vou falar dos três primeiros que vieram a minha cabeça: Cibeles, Palácio das Comunicações e Puerta de Alcalá.

Cibeles lugares indispensaveis visitar madrid curiosidades madrid o que fazer em madrid
Cibeles (foto: Manaira Araújo)

Acho que a fonte da Cibeles pode ser considerada um símbolo de resistência dos madrilenos porque foi super bem protegida durante a guerra civil espanhola. A Puerta de Alcalá, com suas duas caras, foi construída para ser uma das portas de entrada da cidade. Os dois ícones fazem parte de um plano de renovação estética da cidade promovida pelo rei Carlos III. Madrid se abre para o mundo, se torna cosmopolita. E o Palácio das Comunicações porque é um prédio lindo demais! Sempre lembro uma amiga exclamando com surpresa: "E este prédio era o Correio?" Hoje a prefeitura ocupa parte do espaço e a outra parte é um agradável centro cultural.

Palácio das Telecomunicações lugares indispensaveis visitar madrid curiosidades madrid o que fazer em madrid
Palácio das Comunicações durante a noite (foto:BiteMeMad.com)

São três lugares que me fazem suspirar toda vez, sempre!

E 3 locais "secretos"?

Nesse pedaço de Madrid está um dos lugares “secretos” que levo meus amigos: o centro cultural dentro do Palácio das Comunicações. Sempre tem uma exposição interessante. No primeiro andar tem um espaço com mesas e outro como um lounge, com zona wifi!! Um lugar para descansar, conversar com tranquilidade. Como um bônus, tem as escadas mais bonitas da cidade de onde se tem uma vista bem bonita das Cibeles.

O outro lugar secreto é o café do Museu do Romanticismo. O museu é uma das pequenas joias pouco exploradas em Chueca. O café tem um jardim, precisa dizer mais?

A noite, eu levo meus amigos a Calle Echegaray. 7, no La Venecia, um bar de vinhos de Jerez, onde tem meu aperitivo favorito da vida, mojama de atum. Uma viagem no tempo. Lá não tem cerveja mas vale a pena! Parada quase obrigatória antes de pegar o metro para voltar a casa.

Juliana Bezerra, blog Rumo a Madrid

3 locais indispensáveis?

Para o visitante que vem a Madri pela primeira vez, passear pelo centro é indispensável. O circuito Porta do Sol - Catedral - Plaza Mayor - Palácio das Comunicações pode ser batido, mas te dá uma boa ideia das diferentes épocas históricas da capital da Espanha. Para descansar, há a opção de tomar chocolate quente com churros na Chocolatería San Ginés ou então, o Parque do Retiro.

Interior Palácio das Telecomunicações lugares indispensaveis visitar madrid curiosidades madrid o que fazer em madrid
Interior Palácio das Comunicações

E 3 locais "secretos"?

Três lugares que sempre mostro aos meus amigos é um dos andares do Museu Arqueológico Nacional. Conhecê-lo todo seria impossível e escolho uma seção para de acordo com o gosto do visitante. Outra pedida é a Fundação Juan March e suas fabulosas exposições gratuitas e para dar uma pequena mostra da Andaluzia, um bom programa seria ir ao restaurante El Rocío.

Museu Arqueológico Nacional lugares indispensaveis visitar madrid curiosidades madrid o que fazer em madrid
Museu Arqueológico Nacional

Suzana Paquete, blog That Good Trip

Madrid é uma capital grande mas com pequenas proporções. O centro dá pra conhecer todo a pé, então nem precisa comprar passes de metro se você se hospedar bem no coração da cidade.

Acho imprescindível levar os visitantes a esses três lugares:

Plaza Mayor, que é o lugar mais charmoso do Madrid de los Austrias, a parte mais antiga e mais castiça da cidade. Mostro a parede toda desenhada da Casa de la Panaderia, mostro os arcos com as saídas pra vários outros lugares de interesse e até a parede externa da praça, toda irregular.

plaza mayor madrid lugares indispensaveis visitar madrid curiosidades madrid o que fazer em madrid

Palácio Real e Catedral de Almudena: um em frente ao outro, são dois outros ícones de Madrid. Na minha opinião, a catedral por dentro é moderna demais se formos compará-la com outras igrejas espanholas, mas o Palácio não fica atrás de nenhum outro palácio europeu.

Parque do Retiro: um lindo e imenso parque que tem que ser conhecido em um dia de sol. Mostro sempre o lago com os barquinhos e levo até o Palácio de Cristal, onde costuma ter exposições bem interessantes.

palacio cristal madrid lugares indispensaveis visitar madrid curiosidades madrid o que fazer em madrid

E também faço uma rota gastronômica, já que Madrid também tem suas iguarias obrigatórias. Gosto de levar em lugares escondidos que pouca gente conhece como:

La Venencia: um bar pequeno, antigo, onde só se bebe 5 tipos de vinhos de Jerez de la Frontera. Cartazes de antigas vendimias, garrafas cheias de poeira e um gato preto  dão o toque especial ao lugar.

La Campana: para comer um bom bocadillo de calamares feito na hora. O local é super tradicional e está escondido na saída de um dos arcos da Plaza Mayor.

la campana madrid bocadillo calamares lugares indispensaveis visitar madrid curiosidades madrid o que fazer em madrid

San Ginés: ok, esta não é tão exclusiva já que todo mundo vai lá, mas está em uma rua pequena entre a Calle Mayor e a Calle Arenal. É o lugar mais antigo de Madrid, de 1894, onde você vai comer o melhor churros com chocolate da sua vida!

E vocês, que lugares "secretos" aconselham às vossas visitas? Deixem as vossas respostas nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *