Skip to content

Verbenas de Agosto: San Cayetano, San Lorenzo e Virgem de La Paloma

Hay un lugar en el mundo
donde Dios puso la mano,
Madrid se llama ese sitio
y es en Madrid la verbena
más chula de San Cayetano.

Las calles engalanadas,
la Corrala, qué emoción,
recuerdan tiempos pasados,
con el chotis verbenero y chulapón.

Verbenas y verbenas,
la más chipén,
chavalas de este barrio
son las que están fetén.

Verbenas y verbenas,
la más chipén,
cohetes, cohetes verbeneros
y a bailar a Lavapiés.

Estamos quase a chegar a Agosto e com ele vêm as três verbenas mais castizas de Madrid! San Cayetano, San Lorenzo e a Virgem de la Paloma, celebram-se na primeira quinzena de Agosto, e não podem faltar as gallinejas e entresijos, o chotis, os chulapos e chulapas e os concertos e procissões características desta época!

San Cayetano

san cayetano san lorenzo virgen paloma madrid verbena o que fazer em madrid curiosidades
"Y es en Madrid la verbena más chula de San Cayetano!" (Autor: druidabruxux, Licença Flickr Creative Commons)

O primeiro santo a festejar é San Cayetano, no dia 7 de Agosto, na zona da Plaza de Cascorro, do Rastro e pela Calle de Embajadores, local onde se situa a igreja com o mesmo nome.

San Cayetano é conhecido por ser o santo da Providência, patrono das parturientes, do pão e do trabalho, por isso é tradição que, depois da procissão celebrada no dia 7 às 20h00, os fiéis tirem uma flor da carroça que transporta o santo, pois dizem as crenças que quem rezar a San Cayetano e tiver uma das suas flores, terá pão e trabalho todo o ano.

Como podem imaginar, as pessoas têm "medo" de ficar sem a sua flor e ainda a procissão vai a meio e a carroça já começa a ficar depenada, chegando ao final meio vazia e juntando tanta gente que é impossível chegar perto!

san cayetano san lorenzo virgen paloma madrid verbena o que fazer em madrid curiosidades lavapies
Ruas de Lavapiés durante as festas de San Cayetano e San Lorenzo (Autor: druidabruxux; Licença Creative Commons)

A verbena de San Cayetano nasceu no final do século XIX, em torno das festas religiosas,  e durava três dias. Com o passar do tempo, a parte religiosa foi perdendo importância e a festa passa a girar em torno à verbena. Um dos pontos altos é logo no início das festividades, quando as pessoas decoram as ruas com mantones de Manila e enfeites coloridos.

San Lorenzo

A partir do dia 8 de Agosto a festa é transladada a umas ruas mais ao lado, já que no dia 10 se celebra a verbena de San Lorenzo. Esta verbena tem lugar no centro de Lavapiés, a antiga judiaria da cidade de Madrid. Lavapiés começou por ser o bairro onde moravam os mouros, passou depois para os judeus e no final eram os cristãos convertidos quem vivia aqui. Conta a tradição que a igreja de San Lorenzo foi construída sobre a sinagoga pelo próprio povo. A igreja não é muito grande, e por isso as gentes de Lavapiés tratam-na carinhosamente por Templo de las Pulgas.

san cayetano san lorenzo virgen paloma madrid verbena o que fazer em madrid curiosidades
Chulapos e chulapas, manolos e manolas, chisperos, chulos e chulas enchem as ruas de Madrid durante as verbenas de Agosto para dançar o chotis.
(Autor: jcland. Licença Flickr Creative Commons)

Ao contrário dos chulapos, chisperos e chulos, que viviam noutros bairros madrilenos, os habitantes castizos de Lavapiés eram chamados de Manolos/Manolas, pois para os cristãos-novos era obrigatório pôr o nome de Manuel/Manuela ao filho/a primogénito/a.

san cayetano san lorenzo virgen paloma madrid verbena o que fazer em madrid curiosidades
Vai uma dose de entresijos e gallinejas (intestino de cordeiro frito) (Autor: monogatari. Licença Flickr Creative Commons)

 

Virgem de La Paloma

san cayetano san lorenzo virgen paloma madrid verbena o que fazer em madrid curiosidades
Retábulo com o quadro da Virgem de la Paloma

Depois de percorrerem as ruas de Lavapiés, as festas e a verbena mudam-se para o bairro de La Latina - mais concretamente para a zona da Plaza de la Paja, Calle Toledo, Plaza de la Cebada e Puerta de Moros -, para dar início à ultima verbena do verão, e por sinal a mais concorrida, a Virgem de La Paloma, no dia 15 de Agosto.

Apesar de o "profano" ter ganho ao "religioso" nestas festas, a verbena de la Paloma ainda tem muito carácter religioso. Os momentos mais emotivos são a Oferenda Floral, a Missa Solene e a descida do quadro da Virgem pelas mãos dos bombeiros da cidade de Madrid, para logo ir em procissão pelas ruas do bairro. Os festejos estendem-se normalmente até ao dia 17 de Agosto e contam com diversos concertos de todo o tipo de música, animação nas ruas e muita comida típica!

Sendo a Verbena de La Paloma a festa mais importante das três, decidi escrever um artigo totalmente dedicado à mesma, onde vos contarei a lenda por detrás deste quadro, o espectáculo que os bombeiros dão na Puerta de Toledo e muitas mais coisas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *