Skip to content

Pasadizo del Panecillo

Quando comecei a ler blogues sobre a cidade de Madrid e as suas particularidades, este "passadiço" foi uma das primeiras curiosidades que encontrei e da qual gostei bastante. Mas demorei algum tempo para o ir conhecer pessoalmente. E tenho que dizer que foi difícil encontrá-lo!

É preciso estar atento para encontrar esta pequena ruela encaixada entre a Basílica de San Miguel e o Palácio Episcopal na Madrid dos Áustrias.

pasadizo panecillo madrid curiosidades o que fazer em madrid ruas madrid

Sendo uma rua estreita, cheia de cantos manhosos e com pouca iluminação,- era o esconderijo perfeito para indigentes, ladrões e gente com intenções duvidosas-, decidiram fechá-la com portões de ferro durante o séc. XIX.

pasadizo panecillo madrid curiosidades o que fazer em madrid ruas madrid Mas no século anterior esta viela foi bastante importante para a população de indigentes de Madrid.

No século XVIII Luis Alfonso de Borbón y Farnesio começou um peculiar costume: Através de uma das janelas do Palácio Episcopal decidiu dar um pedaço de pão a todos os indigentes que passassem e o pedissem, com a condição de que antes tivessem assistido à missa. A palavra foi passando de boca em boca e em pouco tempo o número de indigentes que se acotovelavam naquela rua estreita era tão grande, que começaram a aparecer os problemas e a oferta deixou de ser feita em 1829, altura em que fecharam a rua com as grades.

No entanto e devido a esta tradição o nome da rua acabou por mudar para sempre de Pasadizo de San Justo para Pasadizo del Panecillo.

pasadizo panecillo madrid curiosidades o que fazer em madrid ruas madrid
Basílica de San Miguel, Palácio Episcopal e o Pasadizo del Panecillo no meio dos dois
Vais viajar para Madrid?
aviao-30

Encontra na eDreams voos para Madrid ao melhor preço.

hotel-30

Hotéis baratos em Madrid no Booking

turismo-30

À procura de uma visita guiada pela cidade? Fala comigo!

Ao utilizares os links de afiliados estás a ajudar-me a pagar os custos do blog. A Booking e a eDreams dão-me uma pequena comissão por cada venda e tu não pagas mais por isso! 🙂



Comentários

Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *