A lenda da Virgen de La Paloma

Começam hoje em La Latina as festas mais esperadas do verão: a Verbena da Virgen de La Paloma!

Mas como apareceu a Virgen de La Paloma? De onde veio? Porque a celebramos?

A imagem da Virgem a que todos chamam La Paloma é, na realidade, a Virgen de la Soledad. E não é uma estátua nem uma imagem em madeira, mas sim um quadro "corriqueiro", sem grande valor artístico, pintado no século XVIII por um autor que ninguém sabe quem é!
Então, perguntam vocês, como é que um quadro que não tinha nada de valor para oferecer, se transformou numa das festas mais importantes de toda a cidade de Madrid?

Antes de falarmos do quadro, temos primeiro de conhecer a história da rua onde este se situa, a Calle de la Paloma. Como costuma acontecer, existem várias lendas para explicar este nome, sendo que uma delas nos conta que um dia estavam a transportar uma imagem da Virgem das Maravilhas para uma igreja nesta rua, quando, vinda do nada, aparece uma pomba que segue a imagem da virgem até ao interior da igreja. A partir desse momento a pomba nunca mais deixou a estátua da Virgem das Maravilhas e acompanhou a imagem até à data da sua morte. Em honra desta pomba "guardiã", as pessoas decidiram dar o nome de Calle de La Paloma à rua.

Virgen de La Paloma Agosto curiosidades madrid o que fazer em madrid
Imagem da Virgen de La Paloma durante a procissão do dia 15 de Agosto

Agora que sabemos de onde vem o nome da rua, voltemos à virgem...
Estamos no ano de 1787 e as crianças brincam na rua, perto de um depósito para guardar a lenha para o inverno. Um homem que por ali passava para recolher alguma lenha encontra uma tela com uma imagem mas, como esta não se encontra em boas condições, decide oferecê-la aos miúdos que estão por ali para que possam brincar com ela. Um destes miúdos é sobrinho de uma senhora chamada Andrea Isabel Tintero, que ao vê-los a brincar com a tela, decide "comprá-la" às crianças por meia dúzia de moedas. Depois de a limpar cuidadosamente, restaurar e emoldurar, decide colocar o quadro à porta de sua casa, situada na Calle de La Paloma, com uma pequena vela e um ramo de flores de cada lado.

Virgen de La Paloma Agosto curiosidades madrid o que fazer em madrid
Quadro do momento em que Isabel Tintero troca a tela da virgem por umas moedas

Um dia lembrou-se de pôr o seu próprio filho em frente à imagem para pedir a protecção e bênção da virgem para o rapaz. Os vizinhos viram este gesto e aos poucos todos começaram a fazer o mesmo com as suas próprias crianças, expandindo por toda a cidade a crença de que esta imagem era milagrosa. Com o passar do tempo o número de madrilenos que acudiam à virgem para pedir a sua bênção ou milagres foi ficando cada vez maior e Isabel Tintero não teve outro remédio que converter uma parte da sua casa em abrigo para todos os peregrinos que por ali passavam. A maior parte dos fiéis eram mulheres grávidas ou com bebés recém-nascidos, pois dizia-se que a virgem protegia sobretudo os bebés de colo.
E todo este alvoroço por causa de uma imagem quase sem cor, com pouca qualidade, de autor desconhecido e que à custa de um gesto tão simples conseguiu tanta notoriedade.

Virgen de La Paloma Agosto curiosidades madrid o que fazer em madrid
O quadro da virgem

Em 1795, e graças às esmolas dos fiéis, foi possível construir uma pequena capela onde o quadro da virgem foi exposto para que todos o pudessem contemplar com mais calma e serenidade. Mas a capela também se tornou pequena para a afluência de fiéis que não parava de aumentar e finalmente decidiram ampliá-la até se transformar na Igreja de São Pedro el Real (construída em 1891), que ainda hoje existe na Calle de La Paloma e onde o quadro continua exposto.

Virgen de La Paloma Agosto curiosidades madrid o que fazer em madrid
Igreja de São Pedro el Real

Segundo alguns cronistas, o quadro que todos os madrilenos adoram como sendo a Virgen de la Paloma poderia na realidade ser apenas o quadro de uma freira burgalesa (de Brugos) cujos pais mandaram pintar o quadro para ficarem com uma recordação da filha antes de ela ir para o convento. Esta mulher chegaria a ser beatificada e nesse momento foram produzidas cópias do quadro e uma destas cópias seria o quadro que chegou às mãos de Isabel Tintero.
Seja esta história verdadeira ou não, o que importa é que a 15 de Agosto as ruas do bairro de La Latina se enchem de madrilenos para ver passar a sua Virgem mais querida.

Padroeira dos Bombeiros

Virgen de La Paloma Agosto curiosidades madrid o que fazer em madrid

Hoje em dia, quem vir a procissão da Virgen de La Paloma pela primeira vez, de certeza que ficará muito espantado por ver a imagem da virgem "pendurada" num carro de bombeiros, mas tudo tem a sua explicação.
A imagem sempre foi transportada numa carroça, no entanto, depois do final da guerra civil não existiam em Madrid carroças disponíveis para levar a imagem na procissão, então os vizinhos do bairro lembraram-se de pedir emprestado ao quartel de bombeiros da zona, um carro que levasse a imagem, para que a tradição da procissão pudesse continuar. Nesse momento os bombeiros acederam ao pedido de bom grado e fizeram da virgem a sua patrona.

Apesar de as festas em honra de Virgen de La Paloma começarem hoje, o dia grande é sem dúvida o dia 15 de Agosto, dia em que se celebra a virgem. Às 13h00 é celebrada na Igreja de São Pedro el Real uma missa solene presidida pelas autoridades da cidade e pelo corpo de bombeiros que, no final da celebração, e com a ajuda de roldanas, faz descer o quadro (de quase 100kg!) até ao chão para que seja adorado durante toda a tarde pelas pessoas e saia em procissão à noite.

Virgen de La Paloma Agosto curiosidades madrid o que fazer em madrid
Descida do quadro da Virgem

A cada ano é dada a honra de fazer descer o quadro a um bombeiro diferente e eles levam a tarefa com muita devoção e alegria. Esta é uma das maiores honras que se podem dar a um bombeiro madrileno, encarregá-lo da descida do quadro!

Às 20h00 sai a procissão que passa pelas ruas mais movimentadas do bairro de La Latina e, quando a virgem chega à Puerta de Toledo, os bombeiros de Madrid  fazem demonstrações das suas habilidades e soltam uma pomba em honra da virgem.

Virgen de La Paloma Agosto curiosidades madrid o que fazer em madrid

Não se esqueçam que é tradição apanhar uma flor do carro mal termine a procissão e guardá-la durante todo o ano para dar sorte!! Nos últimos tempos, mais de 300mil pessoas assistem à procissão, o que torna a tarefa de arranjar uma flor cada vez mais difícil!

Comentários

Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *