Skip to content

Estátua de Felipe IV, a primeira do mundo

Se moram em Madrid, se já andaram pela cidade de visita ou se costumam levar os amigos a conhecer o centro, de certeza que já passaram por aqui! A Praça do Oriente é uma passagem quase obrigatória em qualquer Roteiro Turístico de Madrid, seja para ver o Teatro Real e a Ópera, chegar até ao Palácio Real e à Catedral da Almudena ou para tomar um café no mítico Café del Oriente.

Praça do oriente estatua felipe iv curiosidades madrid o que fazer em madrid

No centro da Praça está uma estátua equestre que provavelmente já todos vimos, mas quantos de nós é que paramos para pensar como e quando foi construída?

Sabiam que esta foi a primeira estátua equestre do mundo em que o cavalo aparece com as duas patas dianteiras levantadas? É verdade! Antes desta estátua nunca ninguém tinha conseguido este feito em escultura, os cavalos nesta posição apenas tinham aparecido em pinturas!

diego velazquez pintura felipe iv curiosidades madrid o que fazer em madrid
Retrato de Felipe IV pintado por Diego de Velazquez

No ano de 1640, Felipe IV então rei de Espanha decidiu que queria uma estátua equestre em sua honra, como a que anos antes tinha sido feita para o seu pai Felipe III (a estátua que podemos encontrar na Plaza Mayor de Madrid).

Mas Felipe IV não queria uma estátua numa posição qualquer... Queria que o cavalo estivesse apoiado apenas nas duas patas traseiras, algo que na época nunca tinha sido feito! O escultor escolhido foi o italiano Pietro Tacca, que ficou bastante preocupado sobre como conseguir dar forma a esta "extravagância" do rei.

Praça do oriente estatua felipe iv curiosidades madrid o que fazer em madrid

Para conseguir cumprir com o trabalho que lhe tinham encarregado, o escultor teve a sorte de contar com grandes mentes da época, que por sorte eram conterrâneas e contemporâneas do Rei. Entre elas estava Diego de Velázquez, que enviou para Itália vários quadros do rei para que Pietro tivesse referências.

Mas fazer a escultura do rei era a parte mais fácil, o pior era segurar um cavalo e um rei, em "tamanho XL", em apenas duas patas sem que a escultura partisse ou colapsasse... Depois de várias tentativas falhadas, Pietro decidiu pedir ajuda a uma das maiores cabeças da época, o homem que muito provavelmente seria o único a ter a solução para este quebra-cabeças: Galileu Galilei.

Praça do oriente estatua felipe iv curiosidades madrid o que fazer em madrid

Galileu não demorou muito a encontrar a solução para o dilema, algo que hoje em dia ao pensarmos parece uma solução fácil, mas que no séc XVII era A novidade: construir o cavalo com a parte dianteira oca, para ser o mais leve possível, e a parte traseira sólida, de forma a actuar como contrapeso e aguentar com todo o peso da estátua.

Quando a estátua chegou às mãos de Felipe IV, o monarca ficou desiludido com o rosto que tinham esculpido e rapidamente obrigou a que fosse feito um novo busto para a obra. Esta permaneceu decapitada e escondida em caves durante seis longos meses, até que por fim pôde ver a luz do dia. Foram necessários 14 bois para a mover até ao sítio onde se encontra hoje. Mas antes de tomar conta da Praça do Oriente, em 1843, esta estátua esteve em 3 outros locais: dois no Parque do Retiro e outro no Real Alcázar de Madrid.

Praça do oriente estatua felipe iv curiosidades madrid o que fazer em madrid

O que acham desta estátua? Sempre que passo pela zona aproveito para olhar para ela. Segundo os entendidos da arte, esta é uma das 3 estátuas equestres mais bonitas do mundo!

1 thought on “Estátua de Felipe IV, a primeira do mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *