Porque é que a Calle Amparo tem este nome?

calle amparo bairro lavapies madrid visitar madrid curiosidades o que fazer em madrid

Esta rua, situada no bairro de Lavapiés, é bastante engraçada, com a sua inclinação muito pronunciada (subi-la é um inferno!), a sua largura pouco comum nesta zona de Madrid e os seus comércios multiculturais espalhados ao longo dos prédios baixos com fachadas de cores animadas.

Para conhecer o porquê do nome desta rua, temos de voltar ao século XVII, altura em que o nome anterior, Calle de la Comadre de Granada, desapareceu para dar lugar ao que conhecemos hoje em dia.
Existem duas hipóteses para o porquê da escolha deste nome:
A primeira das hipóteses diz-nos que numa destas casas vivia umas das mulheres mais respeitadas do tempo de Felipe IV, Dona Guiomar Mendonza. Durante o parto, esta senhora foi assistida por uma mulher oriunda de Granada, com muitos conhecimentos como parteira. Como recordação daquela ajuda - ou amparo - oferecida, o nome da rua acabou por mudar para o que conhecemos hoje.

A outra hipótese fala também de uma parteira proveniente de Granada, cujo nome era nada mais nada menos que Amparo. Esta senhora, muito solicitada naquela época pelos vizinhos, tinha por costume antes de começar os partos fazer um estranho ritual: colocava numa redoma um recipiente com um pouco de água quente e introduzia um botão de rosa. Se este abrisse, significava que o parto iria decorrer sem problemas. Caso o botão não abrisse, era interpretado como um mau presságio e o aparecimento de alguma desgraça.

Tanto uma como a outra hipótese, são muito interessantes! Qual das versões preferem?

Comentários

Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *