Calle de la Salud, a rua mais saudável da cidade!

calle salud madrid curiosidades ruas o que fazer em madrid

Provavelmente esta rua passa despercebida à maioria das pessoas, mesmo estando em pleno centro da cidade, conectando a Gran Via com a Calle del Carmen, ambas conhecidas pelos seus comércios.
Apesar de hoje em dia ser uma rua um pouco esquecida e ofuscada por todo o rebuliço à sua volta, durante o século XV esta foi uma das ruas mais cobiçadas e invejadas da cidade!!

Século XV, reinado dos famosos Reis Católicos e... tempo da peste negra! Por esta altura, como sabemos nos dias de hoje, houve uma grande epidemia de peste bubónica (ou negra) que causou muitos estragos na então pequena cidade de Madrid.
No entanto houve uma pequena parte da população que se salvou deste inferno: os colonos que viviam nesta zona da cidade. Por este motivo os madrilenos acabaram por batizar este bairro como o Barrio de la Salud e começaram a querer construir cada vez mais casas por aqui. Entre estas casas acabou por nascer uma rua, a Calle de la Salud que, enquanto o nome do bairro caiu no esquecimento do povo, se manteve vem viva e presente até aos dias de hoje!

Uma das hipóteses para o facto de estas pessoas não terem sido fustigadas pela peste, prende-se com o facto de comerem bastantes verduras e fruta e de criarem os animais nos seus próprios terrenos, não tendo por isso que se misturar com o resto da população, reduzindo o risco de contágio. O bairro tinha também uma fonte, que lhes proporcionava água suficiente o que, aliada aos mantimentos, fez com que a gente que aqui vivia não passasse pelos horrores da peste!

Comentários

Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *