Skip to content

Porque é que os madrilenos são ‘gatos’?

madrilenos gatos madrilenhos madrid curiosidades madrid o que fazer em madridEm Espanha, quando querem enfatizar alguma coisa, repetem o adjectivo duas vezes: "Este café es bueno, bueno!"
Então, para dizer que um madrileno é "sangue puro" dizem que é "gato, gato"!

Comecemos pelo início: para ser considerado um 'gato', não basta a pessoa ter nascido em Madrid! Tanto os seus pais como os avós têm de ter nascido em Madrid também! Hoje em dia é tão raro encontrar um "gato, gato, de pura cepa" como uma agulha num palheiro! E vivo aqui há 2 anos e meio e não devo conhecer mais o que uma mão cheia de gatos.

Mas porquê gato?

Existem 3 hipóteses para este nome:
- A primeira hipótese faz referência à grande quantidade de gatos que habitavam os telhados do bairro dos Áustrias. Existe até um ditado que dizia que em Madrid não existiam ratos por causa da grande quantidade de gatos que por aqui viviam.
- A segunda hipótese conta a história de quando M<adrid era uma cidade amuralhada e com porta onde, para entrar na cidade, era necessário pagar uma taxa. Para evitar esta taxa, os habitantes da cidade "armavam-se em gatos" e escalavam os muros.

madrilenos gatos madrilenhos madrid curiosidades madrid o que fazer em madrid
- A terceira hipótese remonta à longíncua cidade de Magerit, no ano de 1085 quando as tropas de Alonso VI tentaram tomar a cidade à força das tropas mussulmanas. Nessa batalha, um jovem soldado decidiu tentar a sua sorte e com uma agilidade incrível escalou a muralha, ajudando desta forma a introduzir o exército de Alonso VI dentro da cidade. À custa desta façanha, os seus companheiros começaram a chamar-lhe Gato, e o rei como recompensa tornou Gato no apelido oficial deste soldado. Com o tempo o número de Gatos começou a crescer na cidade e chegou a ser o apelido mais comum de Madrid (sobrepassando os Escarabajo e os Muerto, até então os apeliados mais comuns).

madrilenos gatos madrilenhos madrid curiosidades madrid o que fazer em madrid

Hoje em dia existe ainda em Madrid um "callejón del Gato", que se refere a Juan Alvarez Gato, poeta e descendente do soldado que pela sua agilidade recebeu este apelido.

Comentários

Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *