Skip to content

6 curiosidades sobre o Kilometro 0 de Madrid

Definição de 'impossível': vir a Madrid e não tirar uma foto com o Urso e o Medronheiro, da Fonte de Cibeles ou no KILOMETRO ZERO!

kilometro 0 cero zero madrid curiosidades madrid o que fazer em madridSim, é verdade! Até eu tenho uma foto no Kilometro Zero... Mas só há bem pouco tempo é que descobri algumas curiosidades sobre este ponto de Madrid que até agora não fazia ideia... 

É óbvio que tanto locais como turistas sabem que é no Kilometro 0 que começam as seis principais autoestradas espanholas, mas... Que outras coisas sabem as pessoas sobre este lugar?

kilometro 0 cero zero madrid curiosidades madrid o que fazer em madrid
Antiga placa do Kilometro 0
  • Durante o século XVIII o rei Felipe V mandou construir 6 estradas que se extendiam ao largo de toda a península. Como estas estradas começavam no centro de Madrid - que era a capital do reino há pouco mais de 100 anos - foi determinado então que a partir daqui se deveria medir a distância destas estradas. Como naquela época as distâncias eram medidas em léguas, se a placa tivesse sido inaugurada nessa altura, de certeza que se chamaría 'Légua Zero'.
  • O Kilometro Zero não corresponde exactamente ao centro de Madrid, e muito menos da Península Ibérica. Em 1978 ficou estabelecido que o centro de Madrid estava localizado por trás do Museu do Prado. No entanto com o crescimento da cidade, este ponto encontra-se hoje em dia na intersecção das ruas Goya e Serrano.
  • O Kilometro Zero foi estabelecido neste ponto durante o século XVIII porque se pensava que este era o ponto central de toda a Península Ibérica. No entanto, nos últimos anos este ponto foi calculado e descobriram que afinal está situado no, hoje em dia conhecido como, Cerro de los Angeles (10km a sur de Madrid).
kilometro 0 cero zero madrid curiosidades madrid o que fazer em madrid
Foto da nova placa em 2013
  • A Porta do Sol, onde está localizado o Kilometro Zero, é considerado o ponto de referência a partir do qual se numeram todas as casa de Madrid. Se precisarem de saber em que zona da rua está o número que procuram, basta pensar que o número 1 estará sempre no extremo da rua mais perto da Porta do Sol.
  • A primeira placa comemorativa do Kilometro Zero foi inaugurada em 1950. Com o passar dos anos foi ficando cada vez mais desgastada e m 2009, quando fizeram as obras na Porta do Sol, foi renovada. (Da última vez que por lá passei, já estava bastante degradada outra vez!)
  • Existe um equivalente do Kilometro Zero em praticamente todos os países, sendo que o mais conhecido será talvez o “Milliarium Aureum“, situado perto do Templo de Saturno no Forum Romano em Roma. Foi construído pelo imperador Cesar Augusto (o mesmo que fundou Braga como Bracara Augusta) e daqui partiam todos os caminhos que se expandiam pelo Império Romano. "Todos os caminhos vão dar a Roma", correcto?

2 thoughts on “6 curiosidades sobre o Kilometro 0 de Madrid

  1. Adriana Lara

    Oi, vim depois de ler no O berço do mundo, que sugeristes um roteiro para minha querida amiga Ruthia, ai em Madri. Eu penso que, em 2017, eu e meu filho estaremos em viagem para Portugal e Espanha (Madri), sendo que no roteiro é obrigatório Lisboa e cidades próximas (Sintra, Cascais...) Porto, Braga e Guimarães. Depois quero pegar o trem em Santiago de Compostela e ir para Madri. Bom já assinei a news letter do teu blog para ir me atualizando de informações sobre esta terra que mexe com meus ancestrais (sou da família Lara) e de carona, viajar, assim como faço com a Ruthia, através das postagens! Um grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *