Skip to content

Plaza de Lavapiés

Plaza de Lavapiés praça curiosidades madrid o que ver em madrid

Lavapiés... O bairro mais multicultural da cidade, e também o meu favorito!

Passear por este bairro é quase como dar a volta ao Mundo... Ou pelo menos ao Continente Africano e Asiático, já que a maioria da população do bairro é proveniente destas zonas do planeta, como podem atestar os restaurantes indianos, senegaleses, chineses, egípcios ou de qualquer outra nacionalidade que se possa imaginar. 

88 nacionalidades para ser mais precisa. 88 são as nacionalidades que podemos encontrar entre os habitantes do bairro!

Este bairro, com mais de 500 anos de história, foi a antiga judiaria da cidade de Madrid, um facto que marcou para sempre o bairro. Com a expulsão dos judeus, a sinagoga foi derrubada e no mesmo sítio foi construída a igreja de San Lorenzo. Numa tentativa de apagar da história toda e qualquer ligação com o passado, decidiram mudar os nomes das ruas para nomes religiosos, e por isso hoje em dia podemos encontrar ruas tão "estranhas" como a Calle del Avé María, Calle de la Fé ou Calle Calvario. 

A única ligação com o passado que nunca ninguém conseguiu apagar foi o nome do próprio bairro: Lavapiés. Dizem as lendas que no tempo da judiaria, no centro da praça do bairro estava situada uma fonte onde os judeus paravam para o ritual da ablução e para lavarem os pés antes de entrarem na sinagoga.

calle lavapies curiosidades madrid o que ver em madrid, Plaza de Lavapiés

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *