Manolos, chisperos, chulapos, majos… Qual a diferença?

Chulapos manolos chisperos majos majas chisperas manolas fiestas la paloma fiestas san lorenzo san isidro san cayetano curiosidades madrid o que fazer em madrid
Chulapos nas Festas de La Paloma (autor: barcex / Flickr Creative Commons)

Manolos e manolas, chisperos e chisperas, chulapos chulapas, castizos, chulos e chulas, majos e majas.... Quando andamos por Madrid ouvimos todos estes nomes e todos eles estão relacionados com os habitantes da cidade.

Durante muito tempo achei que não havia qualquer diferença entre eles, quando estava nas festas populares e via gente com trajes típicos e alguém me dizia "É uma Manola" ou "Olha um chulapo!", a mim pareciam-me todos iguais.... Tive de procurar durante algum tempo e em várias webs quais os significados e as diferenças de cada um dos “tipos” de habitantes da cidade de Madrid.

Manolos e Manolas

manolos manolas lavapies fiestas san lorenzo san isidro san cayetano curiosidades madrid o que fazer em madrid

Este era o nome dado aos habitantes do bairro de Lavapiés. Como falei no artigo sobre a Plaza de Lavapiés, o bairro foi em tempos a judiaria da cidade de Madrid. Quando os judeus se começaram a converter (os chamados 'cristãos novos'), era obrigatório dar o nome de Manuel (ou na sua forma judaica Emmanuel) aos filhos primogénitos.

A partir do século XIX, e por influência do escritor espanhol Ramón de la Cruz, aos manolos e manolas de Lavapiés começam a chamar-lhes também de chulos e chulas, palavra que deriva do francês 'chaul', que traduzido ao castelhano significa rapaz, e que derivou em chulapo e chulapa, ou chulapón e chulapona nas suas versões aumentativas.

As manolas de Lavapiés vestiam-se com graça e bastante charme, eram mulheres atrevidas, irónicas e descaradas.

Os manolos eram homens independentes e arrogantes, repudiavam tudo aquilo que não era seu. Levavam chapéu alto, capote, calças compridas e uma rede para prender o cabelo num rabo-de-cavalo. A navalha estava sempre em lugar bem visível, para amedrontar os possíveis adversários.

 

Majos e Majas

"Majo de la guitarra" Goya maja fiestas la paloma fiestas san lorenzo san isidro san cayetano curiosidades madrid o que fazer em madrid
"El majo de la guitarra" Goya

Viviam nos arredores das cidades e eram conhecidos pela sua boa aparência e coragem. O termo majo nasceu no bairro de Maravillas (actualmente bairro de Malasaña), dentro do auge do popular no século XVIII, com uma moda que os diferenciava da elite afrancesada.

"La maja y los embozados" Goya majo fiestas la paloma fiestas san lorenzo san isidro san cayetano curiosidades madrid o que fazer em madrid
"La maja y los embozados" Goya

Os majos (carpinteiros, sapateiros, taberneiros, comerciantes...) vestiam camisa branca, lenço ao pescoço com faixa de cintura igual, colete bordado e abotoado, braguesas justas até abaixo do joelho e meias brancas. As majas vestiam corpetes, saia curta com roda, peineta e mantilla.

Tanto os homens como as mulheres levavam o cabelo preso em rabos de cavalo que seguravam à cabeça com a ajuda de redes pretas. Com o passar do tempo as classes altas começaram a imitar o seu modo de vestir.

 

Chulapos e Chulapas

"...chaquetilla o chaleco con clavel en la solapa, pantalones oscuros y ajustados, gorra negra a cuadros, botines y pañuelo blanco al cuello y ellas con pañuelo a la cabeza con clavel rojo o blanco, blusa blanca y ajustada con falda de lunares o vestido típico de lunares hasta los pies y mantón de Manila"

Chulapos e chulapas fiestas la paloma fiestas san lorenzo san isidro san cayetano curiosidades madrid o que fazer em madrid
Chulapos e chulapas

Os chulapos e as chulapas surgem o bairro de Lavapiés durante o século XIX e substituem os majos e majas. Os seus ofícios eram os mesmos dos majos, mas os chulapos não levavam o cabelo preso e as suas vestimentas eram as típicas das festas e verbenas de Madrid.

As chulapas (modistas, fruteiras, floristas, vendedoras de cigarros) vestiam blusas brancas justas, saia da bolas ou vestido de bolas até aos pés, lenço sobre a cabeça (com um cravo vermelho ou branco preso) e preso ao pescoço e mantón de Manila.

Os chulapos, de camisa branca, colete ou casaco estreito com cravo no bolso, calças escuras, lenço branco ao pescoço e boina preta ou aos quadrados pretos e brancos.

 

Chisperos e Chisperas

Viviam no bairro de Chamberí e eram conhecidos por este nome porque na zona existiam muitas forjas e fábricas relacionadas com o ferro. A maioria dos habitantes deste bairro era ferreiros ou trabalhavam em algo relacionado com o ferro. Ao trabalhar o ferro soltam-se faíscas, 'chispas' em castelhano. 🙂

As chisperas eram normalmente as irmãs dos chisperos, ou ferreiros.

Comentários

Comentários

Um comentário em “Manolos, chisperos, chulapos, majos… Qual a diferença?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *