De onde vem a expressão “echar un polvo”?

Hoje trago-vos uma expressão bastante popular em Espanha: echar un polvo, que significa ter sexo com alguém.
É, provavelmente e juntamente com o “mirando a Cuenca” (que fica para outro artigo), das expressões de índole sexual mais utilizadas em Espanha.
O melhor disto tudo é que muita gente a usa, mas nem todos sabem qual é a sua origem.

echar un polvo significado, o que significa echar un polvo, curiosidades espanha

Dependendo do sítio onde procurarmos a resposta, poderemos obter 2 versões:

1) Durante o século XVII e XVIII, quando existiam bruxas e curandeiras na cidade de Madrid, eram muito comum acudir a alguma destas mulheres em busca de remédios mágicos para os problemas sentimentais.

echar un polvo significado, o que significa echar un polvo, curiosidades espanhaO remédio era simples: num braseiro queimavam enxofre, sal e ramos de alecrim junto com uma pequena imagem de cera que representava o ser amado. Quando os ingredientes ficavam reduzidos a cinzas, a bruxa dava-as ao cliente que deveria ir até à casa da pessoa amada e deitar o pó (echar el polvo) na soleira da porta.

echar un polvo significado, o que significa echar un polvo, curiosidades espanhaEsta prática deveria ser tão habitual na época, que as pessoas acabaram por relacionar um acto com o outro…

2) A segunda versão fala-nos do costume dos séculos XVIII e XIX, na alta burguesia da cidade, do consumo de rapé.
O acto de inalação do tabaco costuma provocar nos seus consumidores um ataque de fortes espirros, pelo qual os cavalheiros que o consumiam em festas ou reuniões costumavam retirar-se para uma sala à parte para poderem inalar o pó sem perturbar os restantes convidados… Iam “echar unos polvos a la nariz”.

echar un polvo significado, o que significa echar un polvo, curiosidades espanhaCom o passar do tempo, esta desculpa para se ausentarem das festas e reuniões começou também a ser utilizada para poderem ter encontros sexuais fugazes com a amante do momento, que já os esperava noutra sala.
Este comportamento começou a ser tão normal e “natural” que, quando alguém desaparecia da festa e perguntavam pelo seu paradeiro, os outros convivas respondiam que se tinha ausentado para “ir a echar un polvo”.

echar un polvo significado, o que significa echar un polvo, curiosidades espanha

O que acham desta expressão? Já a conheciam? Qual acham que é a explicação "correcta" para a explicar?

Comentários

Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *