Skip to content

O fantasma da Calle del Desengaño

Calle del Desengaño, Madrid

Esta rua situada no bairro hipster de Malasaña é muitas vezes referida como “as traseiras da Gran Vía”. Certo é que, em tempos idos, a Calle del Desengaño teve mais (e melhor) vida do que hoje em dia, em que o espaço é povoado por prostitutas, sex-shops,  clubs de strip e lojas fechadas com sinais de ‘aluga-se’.

Foi a morada de personagens ilustres como José Martí, herói nacional cubano, e Francisco de Goya e é no número 21 que se localzia o prédio fictício da série “Aqui no hay quien viva” (que em Portugal não foi mais além da 1ª temporada).

Mas nem tudo é mau! A rua do desengano é uma das várias ruas do centro de Madrid com uma história de fantasmas associada ao seu nome! E todos adoramos histórias de fantasmas, certo?

Conta a lenda que, durante o século XVI, o famoso Caballero de Gracia se apaixonou por uma rapariga que morava nesta rua e, com a esperança de a ver, costumava rondar muitas vezes por aqui durante a noite. Numa dessas noites deu de caras com o príncipe Vespasiano de Gonzaga, o seu eterno inimigo, e que pelos vistos andava atrás da mesma rapariga.

Decidiram resolver o impasse sobre quem ficaria com ela pela forma como as coisas eram resolvidas naquele então: um duelo.

Desembainharam as espadas e, pouco depois de começarem a luta, passou por eles uma mulher de rosto tapado por um véu, perseguida por uma raposa.

Os dois cavaleiros acharam aquilo muito estranho e correram atrás dela. Quando a conseguiram alcançar, retiraram-lhe o véu da frente da cara e descobriram que nada mais era do que uma múmia, com dois buracos vazios onde um dias tinham estado os seus olhos.

“¡Qué desengaño!”, disseram os dois ao mesmo tempo.

A frase retumbou pelas paredes e acabou por ficar para sempre ligada àquela rua onde, dizem as pessoas que por ali vivem, em certas noite ainda é possível ver esta dama a correr de um lado para o outro com a raposa atrás.

Alguma vez passaram por esta rua e tiveram a sorte (ou azar) de ver este fantasma?

Para conhecerem mais lendas sobre as ruas de Madrid cliquem no link.

Vais viajar para Madrid?
aviao-30

Encontra na eDreams voos para Madrid ao melhor preço.

hotel-30

Hotéis baratos em Madrid no Booking

turismo-30

À procura de uma visita guiada pela cidade? Fala comigo!

Ao utilizares os links de afiliados estás a ajudar-me a pagar os custos do blog. A Booking e a eDreams dão-me uma pequena comissão por cada venda e tu não pagas mais por isso! 🙂



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *