Skip to content

9 Mercados Gourmet de Madrid para comer e chorar por mais

É uma tendência relativamente "nova", mas a verdade é que já tem bastantes seguidores! Os mercados gourmet são, hoje em dia, aqui na cidade de Madrid uma das atracções turísticas mais procuradas. Veja-se o Mercado de San Miguel... Quem nunca lá foi, ou levou lá ou amigo de visita?
Antigamente as pessoas iam ao mercado para comprar meio frango, fruta biológica ou peixe fresco... Com a proliferação dos supermercados com preços baixos, os mercados passam por uma séria crise e os que não se aguentaram acabaram por ser remodelados e transformados em Mercados Gourmet, onde as pessoas agora se juntam para umas cervejas, vermuts e umas tapas.

Não sou frequentadora assídua admito (por preguiça), mas dos 4 mercados que conheço o único que normalmente não recomendo para tapear é o Mercado de San Miguel (pelos preços para turista).
Para os entusiastas dos mercados gourmet, ou para auqeles que ainda não tiveram a oportunidade de os provar, aqui fica uma lista com os 9 melhores Mercados Gourmet de Madrid!

1 - Mercado de San Miguel

mercado, san miguel, mercados gourmet, madrid
(fonte: wikimedia commons)

Inaugurado em 1916, o Mercado de San Miguel é um ‘ícone’ de Madrid. Foi o primeiro mercado a ser transformado em espaço gastronómico, no ano 2009, e é o mais visitado da capital. Está localizado perto da Plaza Mayor, bem no centro da cidade de Madrid e é considerado um Bem de Interesse Cultural na categoria de Monumento.

Vale a pena visitá-lo para dar uma vista de olhos à sua arquitectura e ao ambiente, mas é preciso avisar que este é, provavelmente, o mais caro de todos os mercados. A localização e a aposta em produtos “super” gourmet ajudam a que os preços subam.

Morada: Plaza de San Miguel, s/n<
Web: www.mercadodesanmiguel.es

2 - Mercado de San Antón

mercado san anton, mercados gourmet, madrid
(fonte: wikimedia commons)

Não demorou muito até que o Marcado de San Antón seguisse as pisadas do San Miguel. O antigo mercado da Calle Augusto Figueroa foi completamente demolido e no seu lugar foi construído um edifício de 3 andares que alberga hoje em dia o Mercado de San Antón, bem no centro do movimentado bairro de Chueca.

Para além dos típicos postos de comida, o San Antón conta também com uma terraza e um restaurante com um conceito super interessante: No “La cocina de San Antón” nós escolhemos os produtos do mercado que mais nos interesse e eles cozinham-nos da forma que quisermos.

Morada: C/ Augusto Figueroa, 24
Web: www.mercadosananton.com

3 - Mercado de San Fernando

mercado san fernando, mercados gourmet, madrid
(fonte: wikimedia commons)

É o meu mercado favorito. Talvez porque está perto de casa… Têm uma loja de cerveja artesanal, a famosa ‘livraria ao quilo’ La Casquería, um restaurante japonês e muitas outras opções fantásticas e mais ou menos gourmet. Costumam também fazer feiras de cerveja, espectáculos e workshops de cozinha onde o pessoal do bairro ensina os seus truques culinários.

Morada: C/ Embajadores 41
Web: www.mercadodesanfernando.es

4 - Marcado de San Ildefonso

mercado san ildefonso, mercados gourmet, madrid

Este é um dos mais recentes. Já falei dele num outro artigo sobre catas de vinos.

Na época em que era um “mercado de verdade”, o San Ildefonso foi o primeiro mercado de Madrid coberto!

Abriu em meados de 2104 e, ao contrário dos seus “companheiros”, aposta por um estilo streetmarket mais parecido aos mercados de Nova Iorque ou Londres. A relação qualidade/preço não é má de todo e o espaço é bem engraçado, em estilo industrial. As minhas zonas favoritas são o bar do último andar e a terraza interior.

Morada: C/ Fuencarral, 57
Web: www.mercadodesanildefonso.com

5 - Mercado de los Mostenses

mercado mostenses, mercados gourmet, madrid
(fonte: wikimedia commons)

Ao contrário dos outros mercados, o Mercado de los Mostenses não foi totalmente renovado. Antes pelo contrário… Todos os postos que havia foram fechando com o passar do tempo e a abertura das médias superfícies na cidade. Comerciantes das comunidades chines e sul-americana acabaram por comprar estes postos fechados e fizeram do Mercado de los Mostenses um sítio multicultural onde a grande maioria das etiquetas estão em chinês e as frutas são exóticas!

Morada: Plaza Mostenses, 1

6 - Mercado de la Paz

mercado de la paz, mercados gourmet, madrid
(fonte: wikimedia commons)

Desde 1882 no bairro de Salamanca, este deve ser o mercado com os clientes mais chics da cidade! Postos impecáveis, ambiente acolhedor e a preferência pelos produtos ecológicos fazem deste mercado um must.

Morada: C/ Ayala, 28
Web: www.mercadolapaz.es

7 - Mercado de Chamartín

mercado camartin, mercados gourmet, madrid
(fonte: wikimedia commons)

O mercado mais caro da capital. Aqui encontramos os stands onde os restaurantes de luxo se abastecem e a carne e o peixe mais caros de Espanha. Só para gente que não tem problemas de dinheiro!

Morada: C/ Bolivia, 9
Web: www.mercadodechamartin.es

8 - Mercado Barceló

mercado barcelo, mercados gourmet, madrid
(fonte: wikimedia commons)

Um dos últimos mercados a ser restaurados. Localizado em Malasaña num espaço polivalente que, para além do mercado, conta também com uma biblioteca municipal e um polidesportivo. Os postos de venda estão distribuídos por secções para facilitar a vida aos fregueses.

Morada: Jardines del Arquitecto Ribera, s/n
Web: www.mercadobarcelo.es

9 - Mercado de Moncloa

Mercado moncloa, mercados gourmet, madrid
(fonte: verema.com)

O único mercado da lista que não foi remodelado. O Mercado de Moncloa está situado na antiga sede da Repsol perto da zona universitária de Madrid, o que faz com que este mercado saia um pouco dos padrões do gourmet para se transformar em algo para todas as carteiras, onde podes ir tomar uma cerveja com o pessoal da universidade ou comprar comida take away.

Além disso conta também com um rooftop com piscina e umas vistas óptimas para a Casa de Campo.

Morada: C/ Arcipreste de Hita, 10
Web: www.mercadomoncloa.es/

Qual o vosso favorito? Eu gosto muito do San Antón, o primeiro que conheci, e do San Fernando, meu vizinho.
Bom apetite!

Vais viajar para Madrid?
aviao-30

Encontra na eDreams voos para Madrid ao melhor preço.

hotel-30

Hotéis baratos em Madrid no Booking

turismo-30

À procura de uma visita guiada pela cidade? Fala comigo!

Ao utilizares os links de afiliados estás a ajudar-me a pagar os custos do blog. A Booking e a eDreams dão-me uma pequena comissão por cada venda e tu não pagas mais por isso! 🙂



Comentários

Comentários

2 thoughts on “9 Mercados Gourmet de Madrid para comer e chorar por mais

  1. Lou

    Olá Susana,
    De todos os mercados que indicas apenas conheci o Mercado de San Miguel, e é logo o que não recomendas. De facto é bastante turístico.
    Numa próxima visita a Madrid tenho de conhecer algum dos outros mercados.
    Bjs

  2. Susana

    Olá Lou! 🙂
    Acho que é inevitável... O Mercado de San Miguel está ali à mão de semear, memso ao lado da Plaza Mayor e acaba por ser aquele que todos os turistas conhecem primeiro. Eu gosto do mercado pela sua arquitectura, mas acho que os preços são um bocado abusados...
    Da próxima vez que andares por aqui aproveita para conhecer um dos outros mercados e depois conta o que achaste! 😀
    Bjs

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *