Calle de Madrid

Dizem por aí (não... não fui eu!) que é impossível uma cidade ser más chula que Madrid... No início não entendia o que queriam dizer com isto e sempre pensei que estivesse relacionado com os chulos e chulas, chulapos e chulapas, manolos e chisperos, os habitantes da cidade até ao final do séc XIX.
Até que descobri uma determinada rua... Calle de Madrid. No CENTRO da cidade!
E então percebi de onde vinha o chula 😉

calle de madrid, ruas madrid, o que ver em madrid

«Fui sobre agua edificada, mis muros de fuego son»

Para os que não sabem, chulo/a pode significar, por um lado 'lindo, bonito, gracioso', e por outro 'que habla y obra con chulería'. E chulería significa 'Cierto aire o gracia en las palabras o ademanes. Jactancia o arrogancia', tudo isto segundo a RAE.
Ora... uma cidade ter uma rua com o seu próprio nome tem, não podemos negar, algo de arrogante! Chulo, neste caso!

calle de madrid, ruas madrid, o que ver em madridO mesmo não acontece em cidades como Porto, Lisboa, Barcelona ou até Londres.

Mas... Arrogância (ou não) à parte, sabiam que a Calle de Madrid é uma das mais pequenas de todo o centro, logo após a Calle de Rompelanzas?

calle de madrid, ruas madrid, o que ver em madridAlém disso, esta rua não tem nenhuma porta ou número! E como é tão estreita nunca puderam passar carroças por aqui.
Brincadeiras à parte, a única razão pela qual esta rua tão estreita tem o nome de Calle de Madrid é porque dá acesso à Plaza de la Villa, onde durante mais de 300 anos se localizou o Ayuntamiento da cidade!

calle de madrid, ruas madrid, o que ver em madrid

Conheciam esta rua do centro? Ou nem sequer sabiam que se chamava Calle de Madrid?

Vais viajar para Madrid?

Encontra na eDreams voos para Madrid ao melhor preço.

Hotéis baratos em Madrid no Booking

À procura de uma visita guiada pela cidade? Fala comigo!

Ao utilizares os links de afiliados do blog estás a ajudar-me a pagar os custos do blog. A Booking e a eDreams dão-me uma pequena comissão por cada venda e tu não pagas mais por isso! 🙂

Comentários

Comentários