Skip to content

Calle de Madrid

Dizem por aí (não... não fui eu!) que é impossível uma cidade ser más chula que Madrid... No início não entendia o que queriam dizer com isto e sempre pensei que estivesse relacionado com os chulos e chulas, chulapos e chulapas, manolos e chisperos, os habitantes da cidade até ao final do séc XIX.
Até que descobri uma determinada rua... Calle de Madrid. No CENTRO da cidade!
E então percebi de onde vinha o chula 😉

calle de madrid, ruas madrid, o que ver em madrid

«Fui sobre agua edificada, mis muros de fuego son»

Para os que não sabem, chulo/a pode significar, por um lado 'lindo, bonito, gracioso', e por outro 'que habla y obra con chulería'. E chulería significa 'Cierto aire o gracia en las palabras o ademanes. Jactancia o arrogancia', tudo isto segundo a RAE.
Ora... uma cidade ter uma rua com o seu próprio nome tem, não podemos negar, algo de arrogante! Chulo, neste caso!

calle de madrid, ruas madrid, o que ver em madridO mesmo não acontece em cidades como Porto, Lisboa, Barcelona ou até Londres.

Mas... Arrogância (ou não) à parte, sabiam que a Calle de Madrid é uma das mais pequenas de todo o centro, logo após a Calle de Rompelanzas?

calle de madrid, ruas madrid, o que ver em madridAlém disso, esta rua não tem nenhuma porta ou número! E como é tão estreita nunca puderam passar carroças por aqui.
Brincadeiras à parte, a única razão pela qual esta rua tão estreita tem o nome de Calle de Madrid é porque dá acesso à Plaza de la Villa, onde durante mais de 300 anos se localizou o Ayuntamiento da cidade!

calle de madrid, ruas madrid, o que ver em madrid

Conheciam esta rua do centro? Ou nem sequer sabiam que se chamava Calle de Madrid?

Vais viajar para Madrid?
aviao-30

Encontra na eDreams voos para Madrid ao melhor preço.

hotel-30

Hotéis baratos em Madrid no Booking

turismo-30

À procura de uma visita guiada pela cidade? Fala comigo!

Ao utilizares os links de afiliados estás a ajudar-me a pagar os custos do blog. A Booking e a eDreams dão-me uma pequena comissão por cada venda e tu não pagas mais por isso! 🙂



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *