Skip to content

História da Lotaria de Natal em Espanha

Todos os anos a cena repete-se: milhões de pessoas ficam coladas à televisão no dia 22 de Dezembro para verem o sorteio extraordinário da Lotaria de Natal espanhola, ouvir as crianças de San Ildefonso cantar números e rezar para que lhes calhe o El Gordo!

Dita a tradição que a época natalícia começa em Espanha com o sorteio do dia 22 de Dezembro.

Décimo da Lotaria de Natal (fonte: mayorescaravaca.es)

História da Loteria de Navidad

A Lotaria de Natal espanhola andou à roda pela primeira vez em Dezembro de 1812 em Cadiz. Nesse momento ainda não tinha o nome que tem hoje em dia, nem era conhecida como sorteio extraordinário de Natal.

Hoje em dia, o sorteio é feito no dia 22 de Dezembro, mas em 1812 – e durante 80 anos – o sorteio foi feito no dia 18 de Dezembro. Depois passou para o dia 23 e finalmente para o dia 22, como conhecemos hoje em dia.

Em 1812 as pessoas jogavam 40 reais por cada bilhete e o El Gordo era de 8000 pesos. Nesse ano o número ganhador foi o 03604.

O sorteio foi chamado pela primeira vez de Lotería de Navidad em 1892, substituindo a legenda de “Prósperos de Premios”, se bem que até 1897 essa mudança não figurou nos bilhetes.

Hoje em dia existem 100 mil números diferentes, cada um com 195 séries. As probabilidades de ganhar a lotaria descem a cada ano, à medida que o número de séries vai aumentando.

O Sorteio de Natal passo-a-passo

Tômbolas da Lotaria de Natal (fonte: abc.es)

Um dia antes do Sorteio de Natal, as 100 mil bolas de números e as 1807 bolas de prémios são contadas e examinadas uma a uma publicamente. Qualquer pessoa que assista a esta contagem pode examinar as bolas pessoalmente, prévia autorização do presidente da mesa.

Assim que a contagem termina, toda a gente sai do salão e o mesmo é fechado até ao dia seguinte. A porta do estrado é fechada com 3 chaves diferentes que ficarão na posse de três pessoas, chamadas claveros.

No dia 22 de Dezembro, o salão abre as portas às 08h00 para deixar entrar qualquer pessoa que queira assistir ao sorteio ao vivo. Meia hora mais tarde é constituída a mesa que preside e autoriza o sorteio.

Depois de mostrar as bolas ao público, as mesmas são colocadas nas tômbolas. Por último as tômbolas são fechadas e, após sinal do presidente, são giradas em simultâneo para misturar as bolas.

Enchendo a tômbola grande (fonte: bolsamania.es)

O sorteio propriamente dito começa por volta das 09h15 quando as crianças do Colégio de San Ildefonso começam a tirar e a cantar os números e prémios. Em cada tabla são utilizadas 4 crianças: duas que tiram as bolas e duas que cantam os números.

Depois de retirada e cantada a bola, é colocada num arame da tabela. Sempre que se completa um arame, as tômbolas voltam a girar. Ao terminar a tabela, as crianças são substituídas e o processo começa novamente.

O Sorteio da Lotaria de Natal só acaba quando as 1807 bolas dos prémios tiverem saído.

Tipos de bolas

Bola do prémio "gordo" (fonte: laverdad.es)

No sorteio existem dois tipos de bolas: as dos prémios e as dos números. Estão fabricadas em madeira de buxo, pesam exactamente 3 gramas e têm os números gravados a laser.

Há quem acredite que as bolas com números tipo 78888 pesam mais por culpa do peso da tinta e por esse motivo é mais provável encontra-las no fundo da tômbola. Mas dado que todas são gravadas a laser, esta é uma crença falsa e sem fundamento.

Depois do Sorteio

Depois de terminado o sorteio, as tabelas com os números premiados ficam expostas ao público durante 7 dias. Após essa semana, as tabelas são abertas e as bolas contadas e examinadas de novo.

As crianças de San Ildefonso

Niños de San Ildefonso cantam o El Gordo em 2014 (fonte: publico.es)

Os niños del Colegio de San Ildefonso cantam os números da lotaria há mais de dois séculos, tendo começado a 9 de Março de 1771.

Para cantar nos sorteios da Lotaria, as crianças são escolhidas pelo seu timbre de voz e pela dicção clara. A partir de Outubro, os seleccionados começam a treinar 20 minutos cada dia para uma leitura clara e rápida dos números. Os miúdos são treinados utilizando material que a Lotaria Nacional põe à disposição do colégio.

Cantar a lotaria é a actividade extra-curricular mais concorrida no colégio.

A primeira intervenção da história desta tradição coube  Diego López.

Já compraram o vosso décimo para o sorteio deste ano? Eu já tenho o meu!

Vais viajar para Madrid?
aviao-30

Encontra na eDreams voos para Madrid ao melhor preço.

hotel-30

Hotéis baratos em Madrid no Booking

turismo-30

À procura de uma visita guiada pela cidade? Fala comigo!

Ao utilizares os links de afiliados do blog estás a ajudar-me a pagar os custos do blog. A Booking e a eDreams dão-me uma pequena comissão por cada venda e tu não pagas mais por isso! 🙂



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *