Skip to content

Curiosidades e Superstições da Lotaria de Natal e do El Gordo

Agora que já conhecemos um pouco mais da história da Lotaria de Natal em Espanha, vamos conhecer algumas das curiosidades, superstições e estórias ligadas ao fenómeno que é o Sorteio de Natal!

Curiosidades sobre a Lotaria de Natal e o El Gordo

- A Doña Manolita, a La Bruixa d’Or de Sort (Lérida) e a Lotería Sol são as três Administraciones de Lotería que gozam de maior popularidade entre os espanhóis por serem as que mais prémios dão

Filas para a Doña Manolita (fonte: Wikimedia Commons / Licença CC)

- Tradicionalmente a data do sorteio é considerada como o início das festividades de Natal em Espanha

- Os primeiros décimos da lotaria de Natal podem ser encontrados a partir de Julho

- O sorteio, desde o seu início em 1812, nunca foi cancelado

- Durante a Guerra Civil foram feitos dois sorteios, um por cada bando

- Em 2002 o sorteio foi feito em Euros pela primeira vez. Demorou cerca de 10 minutos menos que nos anos anteriores porque os montantes dos prémios eram mais curtos de cantar

- O El Gordo mais rápido foi o de 2004, que saiu 13 minutos após o início do sorteio

- O palco é forrado a alcatifa para que, no caso de alguma bola cair, não rode pelo chão

Pessoas mascaradas e a postos para verem o sorteio ao vivo desde o Teatro Real de Madrid
Fonte: lavanguardia.es

- A terminação que menos vezes saiu é o 1, apenas 8 vezes

- Nas 206 edições do sorteio, apenas 2 números foram repetidos: 15640 em 1956 e 1978 e o 20297 em 1903 e 2006

- A terminação mais vezes premiada é o nº 5, que calhou 32 vezes

- Apesar de ser um dos números mais comprados, a terminação 13 nunca saiu

- Até 1983 apenas participavam meninos na extracção dos números. Em 1984 começaram a participar também meninas, 3 anos depois de que o Colégio de San Ildefonso se tornasse misto

- Até 1957 as câmaras da televisão não puderam acompanhar o sorteio

- Em 1959 havia apenas 8 séries de cada número. Hoje em dia existem 195 séries

- Pouca gente sabe que o número 00000 existe. Este ano está à venda em Valência, Murcia, Las Palmas, Logroño e Cadiz

- Todos os anos, milhares de décimos premiados não são levantados

- Os prémios podem ser levantados a partir do dia 23 de Dezembro e até 3 meses depois da data do sorteio.

- As pessoas preferem “números bonitos” (nºs com todos os dígitos diferentes) aos “números feios” (nºs com muitos 0, números baixos ou com dígitos repetidos)

Superstições

Fonte: europapress.es

Como em qualquer jogo de azar, há uma série de superstições associadas. A Lotería de Navidad espanhola não poderia ser diferente e as pessoas fazem as coisas mais disparatadas, com o intuito de ganhar o El Gordo!

- Muita gente procura números relacionados com datas importantes: datas de nascimento, aniversários, jogos de futebol importantes, visitas do Papa, morte de alguém famoso ou catástrofes.

- Alguns jogadores gostam de se manter fiéis ao mesmo número todos os anos. Depois de alguns anos a jogar naquele número, acabam por ficar com medo de “e se este ano não jogo e calha?” e acabam por comprar sempre o mesmo décimo e mais algum de número diferente.

- Diz-se que, mesmo que não te calhe o primeiro prémio da lotaria, pelo menos terás saúde. Por isso muitos lhe chamam a Lotaria da Saúde.

fonte: okdiario.com

- Para ter sorte e ganhar a lotaria, o jogador deve entrar na Administración de Loterias com o pé esquerdo e certificar-se de que o lotero lhe entrega o décimo com a mão direita.

- Se houver fila de espera na Administración de Loterias, a pessoa deve pôr-se do lado esquerdo da fila em dias ímpares e do lado direito em dias pares.

- Há gente que vai até locais onde houve um grande desastre, pois acreditam que a boa sorte irá recompensar esses lugares depois da desgraça.

- A lotaria oferecida não calha! Por isso todos os espanhóis se certificam de dar a sua parte do dinheiro antes de comprar o décimo…

- Uma superstição relacionada com santos diz que colocar o décimo por baixo ou perto de uma imagem de São Pancrácio faz com que se ganhe o El Gordo.

- No caso de não terem um São Pancrácio em casa, poderão esfregar o décimo numa das seguintes opções (ou em todas!): o lombo de um gato negro, a barriga de uma grávida, a figura de uma bruxa, a cabeça de um careca ou a corcunda de um marreco!

- Em Madrid também se diz que passar o décimo pela foto da Doña Manolita também aumenta a probabilidade de ganhar!

Histórias improváveis da Lotaria de Natal

fonte: elcomercio.pe

Não acontece todos os anos, mas de vez em quando ouvem-se histórias relacionadas com a Loteria de Navidad e o El Gordo que parecem tiradas de filmes.

- Em 1949 um malaguenho sonhou com o número exato do El Gordo. Viajou até Madrid, à Agencia Central das Lotarias do Estado, para comprar um décimo do número 55666, mas acabou por não conseguir porque os números já tinham saído com estafetas para serem distribuídos pelo país. Nesse ano, o El Gordo saiu mesmo ao número 55666 e o malaguenho acabou por não conseguir nenhum prémio.

- Um ano, a chefe de uma imobiliária comprou décimos para todos os seus empregados e um décimo de um número diferente para ela. Ela ganhou o primeiro prémio.

- Uma outra altura, dois amigos sevilhanos decidiram comprar um décimo em Madrid e outro em Sevilha. Nesse ano, estes dois números foram agraciados com o primeiro e segundo prémio.

- No sorteio de 2013, um homem chamado Jesus Llorente estava sentado no Teatro Real a ver o sorteio ao vivo, quando descobriu que tinha sido agraciado com 125000€.

Agora que já tens o teu décimo e já sabes todas as superstições, já so falta agarrares no gato preto, na bruxa, na grávida, no São Pancrácio, no careca e no marreco e sentares-te em frente à televisão para assistir ao sorteio!!

Boa sorte a todos! 😀

Vais viajar para Madrid?
aviao-30

Encontra na eDreams voos para Madrid ao melhor preço.

hotel-30

Hotéis baratos em Madrid no Booking

turismo-30

À procura de uma visita guiada pela cidade? Fala comigo!

Ao utilizares os links de afiliados estás a ajudar-me a pagar os custos do blog. A Booking e a eDreams dão-me uma pequena comissão por cada venda e tu não pagas mais por isso! 🙂



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *