Curiosidades sobre a bandeira da Comunidade de Madrid

A 31 de janeiro de 1984 a nova bandeira da Comunidade de Madrid foi içada pela primeira vez. Fundo vermelho, sete estrelas brancas de 5 pontas. E o que significa cada um destes símbolos? É o que vamos descobrir hoje!

Breve História da Comunidade de Madrid

A Diputación Provincial de Madrid nasceu a 30 de novembro de 1833 para assumir o governo e a administração da província de Madrid, que até àquele momento era inexistente.

Até ao final de 1983, a Diputación Provincial de Madrid pertenceu à comunidade de Castilla la Nueva, juntamente com Ciudad Real, Cuenca, Guadalajara, Toledo e Albacete.

Bandeira da Diputación Provincial de Madrid

Nesse momento, a bandeira da Diputación de Madrid era de cor verde e no centro levava um brasão que incorporava os brasões das localidades mais importantes da província, por baixo da coroa real.

Em 1984, por Real Decreto, foi criada a Comunidade de Madrid e a partir daí passou a ser utilizada uma nova bandeira.

Bandeira da Comunidade de Madrid

O fundo deve ser de cor 'vermelho vivo' ou 'vermelho bandeira' (a mesma tonalidade de vermelho utilizada na bandeira espanhola), a cor utilizada no estandarte de Castilla, o antigo reino ao qual pertenciam as terras madrilenas.

No centro vemos 7 estrelas brancas, dispostas numa fila superior de 4 estrelas e outra inferior de 3 estrelas. As estrelas simbolizam a constelação da Ursa Maior, que se pode ver perfeitamente por cima da Serra de Guadarrama.

Cada estrela tem 5 pontas, simbolizando as 5 províncias que rodeiam Madrid desde 1833: Ávila, Segóvia, Guadalajara, Cuenca e Toledo.

A bandeira foi encarregada pelo primeiro presidente da Comunidade de Madrid, Joaquín Leguina, e levada a cabo por Santiago Amón Hortelano, com desenho de José María Cruz Novillo.

Já conheciam o significado da bandeira da Comunidade de Madrid? Há quem diga que são 7 estrelas, em honra às 7 ilhas Canárias o último território a ser conquistado, mas não é verdade!

Vais viajar para Madrid?
aviao-30

Encontra na eDreams voos para Madrid ao melhor preço.

hotel-30

Hotéis baratos em Madrid no Booking

turismo-30

À procura de uma visita guiada pela cidade? Fala comigo!

Ao utilizares os links de afiliados estás a ajudar-me a pagar os custos do blog. A Booking e a eDreams dão-me uma pequena comissão por cada venda e tu não pagas mais por isso! 🙂




Comentários

Comentários

Publicado em Categorias Curiosidades

Sobre Susana

Portuguesa, nascida e criada em Braga e com muito orgulho das minhas raízes. Tradutora de "curso", Analista SEO de profissão, trabalho há 2 anos em Madrid! Adoro viajar e conhecer novos países e culturas! Um dos meus hobbies favoritos é servir de guía turístico aos meus amigos e daí a vontade de criar um blog!