Skip to content

5 museus pouco conhecidos em Madrid

Madrid é possivelmente uma das cidades com mais museus que conheço. São dezenas deles, de várias temáticas. Os mais conhecidos são os 3 grandes que formam o "Triângulo da Arte", mas aparte desses existem muitos outros que deveriam ser visitados mas raramente aparecem nos roteiros turísticos de Madrid.

Hoje vou falar de 5 destes museus, minimamente conhecidos para quem cá vive, mas que passam desapercebidos ao olhar dos turistas.

Para tentar combater o "desconhecimento" por parte do grande público, estes 5 museus decidiram juntar-se e promover uma ação sob o lema "Cinco Museos, Otro Madrid".

E o que têm estes museus em comum?

Para começar estão todos localizados na zona nobre da cidade, bairro de Salamanca e arredores, em palacetes do século XIX, com pouca fila de espera e sem o stress que existe nos outros museus maiores.

Mas as suas coleções não deixam nada a desejar! Podemos encontrar cerâmicas, faianças, móveis e até obras dos grandes mestres da pintura.

Museus alternativos de Madrid

Museu Casa Sorolla

museu casa sorolla
fonte: Wikimedia Commons

Casa e estúdio de um dos maiores pintores impressionistas espanhóis, Joaquín Sorolla

Aqui viveu e aqui recebia os seus clientes e pintava as suas obras.

É uma das casas-museus de artistas melhor conservada da Europa e, segundo se diz, está praticamente igual a como ele a deixou.

Paseo General Martinez Campos, 37

Museu do Romanticismo

museu romanticismo madrid
fonte: Wikimedia Commons

Localizado num palacete neoclássico de arquitetura madrilena, tem um fantástico jardim e bar que toda a gente conhece e sabe ser ideal para um pequeno-almoço tranquilo.

Para alem do jardim conserva ainda belas salas e salões, escritórios e mil e um objetos que nos ajudam a imaginar como seria a vida no século XIX.

Calle San Mateo, 13

Museu Lázaro Galdiano

museu lazaro galdiano madrid
fonte: Wikimedia Commons

Palácio que pertenceu a este grande intelectual a colecionista espanhol que deixou todo o seu legado ao estado espanhol.

Lázaro Galdiaro era conhecido por querer tudo e o seu legado é uma coleção de coleções.

Podemos encontrar coisas tão díspares como armaduras, retalhos de tecido que vão desde a época medieval até ao século XIX, objetos arqueológicos ou pinturas que incluem El Bosco, Goya ou Lucas Cranach.

Calle Serrano, 122

Museu Nacional de Artes Decorativas

museu nacional artes decorativas madrid
fonte: Wikimedia Commons

Foi fundado em 1931 e ocupa o Palácio da Duquesa de Santoña, entre Cibeles e Alcalá.

Conta com objetos tanto da vida quotidiana como também de luxo extremo, que vão desde o século XVI até aos dias de hoje. Um dos pontos altos da sua coleção são os alfinetes de peito conhecidos como Rosas de Peito, muito em voga entre 1650 e 1750.

Calle Montalbán, 12

Museu Cerralbo

museu cerralbo madrid
fonte: Wikimedia Commons

Foi fundado pelo primeiro arqueólogo espanhol. Por incrível que pareça, o Museu Cerralbo conseguiu manter o espírito de palacete da casa do marquês, que ele próprio concebeu como uma galeria de arte.

Não percas o seu maravilhoso salão de baile que também é utilizado para concertos.

Calle Ventura Rodríguez, 17

Conhecem algum destes museus? O que acham?

Vais viajar para Madrid?
aviao-30

Encontra na eDreams voos para Madrid ao melhor preço.

hotel-30

Hotéis baratos em Madrid no Booking

turismo-30

À procura de uma visita guiada pela cidade? Fala comigo!

Ao utilizares os links de afiliados estás a ajudar-me a pagar os custos do blog. A Booking e a eDreams dão-me uma pequena comissão por cada venda e tu não pagas mais por isso! 🙂



Publicado em Categorias Arte, SalamancaEtiquetas

Sobre Susana

Portuguesa, nascida e criada em Braga e com muito orgulho das minhas raízes. Tradutora de "curso", Analista SEO de profissão, trabalho há 2 anos em Madrid! Adoro viajar e conhecer novos países e culturas! Um dos meus hobbies favoritos é servir de guía turístico aos meus amigos e daí a vontade de criar um blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *