Uma das zonas que mais gosto do Parque do Retiro é sem dúvida a Glorieta do Anjo Caído e a sua suposta homenagem a Satanás.

Segundo a tradição cristã, um anjo caído é um anjo que foi expulso do céu por desobedecer ou rebelar-se contra as ordens de Deus. Entre os anjos caídos encontramos Lucifer, Lilith e Mefistófeles.

Anjo Caído durante o Outono
Anjo Caído durante o Outono


Queres conhecer a cidade com uma guia que fala português?

Desbrava Madrid com uma das nossas visitas guiadas privadas!


 

Etimologicamente “Lúcifer” significa ‘brilhante’ e ‘portador da Luz’ e, segundo as crenças, desde que se pôs contra Deus o sue nome foi alterado pra “Satanás” que significa ‘opositor’, ‘adversário’.

A estátua do mais belo dos anjos encontra-se a 666 metros acima do nível do mar. O facto de o 666 ser o número da Besta e de a estátua ser uma das poucas “homenagens” a Lúcifer existentes no mundo, faz com que este recanto do Retiro seja um dos preferidos dos amantes do esoterismo. Durante os anos 30 e 40 era costume as seitas satânicas e akelarres (reuniões de bruxas) reunirem-se neste local durante a noite e por esse motivo a estátua foi guardada pela polícia durante muito tempo, para evitar que estes actos fossem cometidos.

Pormenor da cara
Pormenor da cara

Nela está ilustrado Lúcifer, um anjo bonito e formoso que, por desafiar Deus, foi expulso do paraíso e enviado para a terra. Está apoiado sobre um tronco de madeira, com as asas extendidas, o braço esquerdo levantado tapando a cara, enquanto que o braço direito e a perna são rodeados por serpentes.

– Publicidade –



Fonte completa anjo caido retiro
Fonte completa

Esculpida em gesso no ano de 1877 pelo escultor madrileno Ricardo Bellver e recriada em bronze para ser utilizada na Exposição Universal de 1878 em Paris, um ano depois foi comprada pelo Museu Nacional espanhol por 4500 pesetas (27€ hoje em dia, uma fortuna na época) e colocada no lugar onde hoje se encontra no ano de 1885.

O pedestal onde se encontra a estátua é obra de Francisco Jareño y Alarcón e cada uma das faces ostenta um diabo com dois animais presos nas garras.

 

Demónios na base da estátua
Demónios na base da estátua

– Publicidade –



É sem dúvida um lugar que vale a pena visitar e, aos amantes de patins em linha e bicicletas, aconselho a que o visitem aos sábados e domingos pela manhã pois é o ponto de encontro dos skaters!

Por esta zona há também aulas de patins em linha para quem quiser aprender ou voltar a andar! Estou à espera que volte o calor para me inscrever! 😀

Guarda este artigo no Pinterest para o teres sempre à mão!

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × two =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.