Madrid é uma cidade vibrante, cheia de vida e de sabor. Se queres descobrir os melhores bares e restaurantes da capital espanhola, estás no lugar certo. Neste artigo, vou partilhar contigo os meus 10 favoritos, onde podes desfrutar das melhores tapas, bebidas e ambiente. Mas antes de te revelar a minha lista, deixa-me fazer-te uma pergunta: sabes qual é a origem das tapas? A resposta pode surpreender-te.

Os meus bares favoritos de Madrid

Se há coisa que gosto de fazer em Madrid é ir de tapas com amigos. e já cheguei àquela altura em que acabo sempre nos mesmos lugares e raramente provo sítios novos. Por isso, é possível que se algum dia visitares algum destes bares, me encontres por lá. 😀

Entre Caceres y Badajoz (Calle de Don Ramón de la Cruz, 109)

entrada do bar entre caceres y badajoz

Um dos primeiros que conheci e dos quais fiquei instantâneamente fã. Por cada bebida que te trazem, lá vem a tapa! É um bar tão sumamente conhecido e concorrido que te aconselho a chegares alguns minutos antes de abrir se quiseres arranjar uma mesa alta onde te apoiares, caso contrário vais ficar no meio do bar e é um bocado chato.

O lugar é pequeno e os empregados andam sempre de um lado para o outro, mas as tapas são boas e a quantidade generosa. Fui lá tantas vezes que os empregados já me conheciam e já me arranjavam os melhores spots para ficar sem ser incomodada!

Taberna Pompeyana (C. de Álvarez Gato, 5)

2abf7634 77e7 4ac6 b1ff f1b13e3f8db2 | bares e restaurantes favoritos de madrid

A Taberna Pompeyana é um lugar irreverente e não apto para beatos, como diz à porta. A comida não é nada do outro mundo, mas a decoração é bastante engraçada, com frescos de bacanais pintados nas paredes e as mais variadas coisas penduradas no teto.

Aconselho porque está mesmo no centro e já me salvou de apuros mais de uma vez. As pizzas são boas e costumava comer muitas vezes uma que fazem com mexilhões e camarão.

Bar La Amistad (P.º de Sta. María de la Cabeza, 53)

bar la amistad madrid | bares e restaurantes favoritos de madrid

Provavelemente o descobrimento mais recente! O Bar La Amistad é o típico bar espanhol, mas gerido por uma família chinesa. Com cada cerveja vem uma tapa e dão-te a escolher o que queres comer: patatas alioli o mixtas, alitas de pollo, chorizos a la sidra, noodles, paella, jamón, etc.

É um bar bom e barato, a quantidade das tapas é abundante. Mas já sabes o que acontece nestes sítios: não esperes qualidade de restaurante Michelin!

Casa Pepe / Pepe el Guarro (C. de Celanova, 19)

famosas asinhas frango pepe guarro | bares e restaurantes favoritos de madrid

O bar chama-se Casa Pepe, mas toda a gente o conhece como Pepe el Guarro. Guarro em espanhol significa muito porco, ou badalhoco. O nome avisa, eu aviso… Só vais se quiseres.

O sítio peca pela falta de limpeza, mas a cerveja é barata e os torresmos são espetaculares. Com as primeiras cervejas costumam servir as suas famosas asinhas de frango fritas…e fritas… e refritas… e cheias de sal por cima! Mas passando isso, o resto da comida é OK.

Não apto para pessoas que não gostam de ver lixo no chão. Já sabes que aqui em Espanha, um bar com lixo no chão é sinal de que é bom, de que passou por ali muita gente e por isso é que há tanto lixo.

Bar Las Murallas (Carr. de Canillas, 134)

105 509505719 | bares e restaurantes favoritos de madrid

Este é um dos bares que ficava perto da última casa onde morei e onde me encontrava todas as semanas com a minha amiga Sandra.

Porque é que iamos lá? Porque ficava a meio caminho entre a casa das duas, porque tinha esplanada para fumarmos o nosso cigarrete, porque a cerveja sai sempre gelada e os empregados são simpáticos.

As tapas não são abundantes como noutros bares, mas eles costumam trazer uma fritanga bastante salgada que nós adorávamos e que puxa sempre por mais uma cerveja!

Melo’s (C. del Ave María, 44)

| bares e restaurantes favoritos de madrid

As famosas croquetas e zapatillas do Melo’s nunca passam de moda! É outro bar bastante concorrido e ao qual deves chegar antes de abrir se te quiseres sentar ou simplesmente comer sem levar cotoveladas por todos os lados.

Mas a comida vale a pena! Deve ser dos poucos bares onde vamos pela comida e não pela bebida.

Esteve fechado durante algum tempo, mas já voltou a abrir. E agora abre de Segunda a Domingo, portanto se puderes não escolhas o fim-de-semana para lá ires.

Tens de provar as croquetas de jamón e a Zapatilla e regá-las com um vinho Ribeiro da casa! Não há nada que enganar e não te vais arrepender.

Mareas Vivas (C. de las Veneras, 3)

gomadridpride mareas vivas madrid 3 | bares e restaurantes favoritos de madrid

Outro bar salva-vidas no centro de Madrid. Ali ao lado está Callao, a Gran Vía e os bares engana turistas com cartazes de paellas no exterior. Este está um pouco mais escondido e no início de uma rua com bastantes bares interessantes que desce até Ópera.

A cerveja é barata e as tapas são de boa qualidade. É quase sempre a minha escolha quando ando por estes lados. Os empregados não são muito simpáticos, mas depois de alguns dias em Espanha habituas-te! 🙂

El Conde II (Carretera de Canillas, 138)

107 506548863 | bares e restaurantes favoritos de madrid

O spot onde eu e o Alex gostavamos de ir aos domingos de manhã tomar o famoso vermut. O preço era um pouco mais alto que os restantes bares, mas o vermut que têm é delicioso, servido com a sua rodela de laranja e frio como se quer.

Aos domingos servem paella como tapa, para além de outras tapas típicas e comidas típicas transformadas em tapas.

Não te enganes se pensas que por estar num bairro longe do centro o vais encontrar vazio! É um dos bares mais concorridos da região e nós sabemos bem porquê!

La Oreja de Jaime (C. de la Cruz, 15)

17822521301 466cfb7cf0 b | bares e restaurantes favoritos de madrid

Outro clássico do centro de Madrid! Foi aqui que comecei a comer orelha de poroc e aprendi a gostar! Em Portugal comi uma vez ou duas salada de orelha de poroc e não gostei nada daquilo, mas a daqui é grelhada, com um molho ligeiramente picante e é fabulosa!

Quando recebia amigos em casa uma das primeiras perguntas era “Gostas de orelha de porco?”. Se a resposta fosse positiva, já sabia que em algum momento acabariamos a parar no Oreja de Jaime.

O bar costuma estar sempre muito cheio, portanto também convém chegar cedo. Os empregados são do Sudeste Asiático mas falam perfeitamente espanhol e são muito simpáticos e atenciosos. O dono é o que costuma estar a fazer a orelha na grelha com janela para a rua, onde o podes ver a cozinhar.

Aqui não te dão tapas com as bebidas, mas as raciones são de bom tamanho e o preço é correto para o centro de Madrid. A oreja a la plancha e os champiñones rellenos são alguns dos pratos que costumamos pedir quando lá vamos. Aproveita e acompanha-os com um vinho Ribeiro ou Alvariño.

Sidreria Yakarta (Glorieta Valle de Oro, 1)

58586e888d9b5d021d49091faf09bbda madrid | bares e restaurantes favoritos de madrid

Mais um bar de bairro, mais uma salvação para os dias em que não apetece muito sair da zona de conforto.

Têm sidra de grifo (sidra de pressão, como a cerveja) e isso é um plus quando não apetece cerveja! O nosso consumo de cerveja e sidra lá era de 50/50, mas começamos a ir pela sidra (e porque estava perto da minha casa).

O local nem é demasiado sujo, mas os empregados não têm cuidado nenhum com a roupa que usam. Costumávamos dizer que era possível saber o menu do bar olhando para os lamparones (manchas) na roupa dos empregados.

A parte boa é que tem uma esplanada enorme e está mesmo em frente à saída do Metro, pelo que é fácil chegar e ainda te podes divertir a ver a fauna e flora de Madrid a fazer a sua vida quotidiana.

Restaurante Pollo y Carbón (C. de Molins de Rey, 3)

photo0jpg | bares e restaurantes favoritos de madrid

Ai… o Kulu Kulu <3. O sítio chama-se restaurante Pollo y carbón, mas um dos nossos amigos que nos levou lá um dia enganou-se ao pedir um dos pratos (tacu tacu de ternera) e o nome ficou para sempre.

É um restaurante peruano que para além do frango no churrasco tem vários pratos que vale a pena provar. Papas rellenas, ceviche de pescado, tacu tacu de ternera, chaufa de marisco… Acho que já provei o menu quase todo, mas para mim a chaufa de marisco continua a ser a melhor!

As quantidades são imensas…e quando digo imensas, digo IMENSAS! Pelo menos nas chaufas e arrozes. Não recomendo comer o frango de churrasco. Nem aqui nem em nenhum lugar em Espanha. Se esperas encontrar um frango igual ou parecido ao nosso, vais ficar bastante decepcionado.

La Casa De Las Navajas (Pl. de Cascorro, 19)

bar 2014 | bares e restaurantes favoritos de madrid

Mais um bar no centro de Madrid, desta vez na zona de La Latina, em plena Plaza de Cascorro! Mais um sítio de reuniões com a Sandra para debater as visitas guiadas que fazemos e o cotilleo do dia-a-dia.

Como o próprio nome indica, o tradicional de comer aqui são as navajas (biqueirão) grelhadas. Mas também tem outras raciones que vale a pena provar: calamares a la romana, patatas alioli, cazón adobado, etc etc etc.

A cerveja é fria e os preços são bastante bons tendo em conta que está mesmo no centro da cidade!

Bar La Ideal (C. de Botoneras, 4)

exterior del bar la ideal | bares e restaurantes favoritos de madrid

Quando quero comer um bocadillo de calamares na Plaza Mayor é aqui que venho sempre! O sítio é pequeno e pode ficar cheio de gente rapidamente. Os empregados são simpáticos (ao estilo espanhol) e os bocatas de calamares são dos melhores que provei nesta zona. O preço não está nada mal. É um dos sítios onde costumo levar as pessoas quando me vêm visitar e um dos locais que mais aconsleho para provar os famosos bocadillos.

Mapa Gastronómico de Madrid

Conteúdo selecionado para o artigo “Os melhores blogs portugueses de viagens”, publicado pela editora educativa Twinkl.

| bares e restaurantes favoritos de madridflecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Encontra outras atividades em Madrid na GetYourGuide! Desfruta ao máximo da capital espanhola!

Vens de carro para Madrid e não sabes onde estacionar? Reserva o teu estacionamento em Madrid antes de chegares com a Parclick!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!

Artigo anteriorO que significa “Visita G. Manzana”?
Próximo artigoQuantas entradas tem o Parque do Retiro?
Susana
Portuguesa, nascida e criada em Braga, madrilena de adopção. Tradutora de "curso", Analista SEO de profissão, trabalhei na capital espanhola durante 9 anos. Adoro viajar, perder-me pelas cidades, conhecer novas culturas e amo o mar! Faço visitas guiadas por Madrid em português e escrevo sobre as centenas de curiosidades que esta cidade guarda!

DEIXA UMA RESPOSTA

Por favor escreve o teu comentário!
Por favor, escreve o teu nome aqui

four × 5 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.