A Calle del Arenal (Calle Arenal ou simplesmente Arenal, como é conhecida pelos habitantes da cidade), é uma rua pedonal e uma das artérias mais importantes do centro da cidade, caracterizada pelas suas lojas, pela igreja de San Ginés e duas das mais famosas discotecas, a Joy Eslava e o Palacio de Gaviria.

Como já tinha escrito no post sobre a Porta do Sol, Madrid era rodeada por uma muralha que acabava nesta zona. Os terrenos onde hoje em dia se situam a Calle Arenal e os bairros de San Ginés e San Martin eram, na altura, barrancos atravessados por um riacho.

Na altura do verão, e porque por aqui faz demasiado calor(!!!), o riacho secava e tornava-se num imenso areal, daí o nome desta rua!
O habitante mais famoso desta rua foi sem dúvida o Ratoncito Perez, um perfeito desconhecido para nós portugueses, mas muito famoso aqui em Espanha pois, segundo a estória do padre Coloma, era ele quem recolhia os dentes de leite que as crianças deixavam debaixo das almofadas e, em troca, lhes dava pequenos presentes.

Este ratinho de aspecto amigável vivia com a sua família numa grande caixa de bolachas no nº8 da Calle Arenal, na famosa Confeitaria Prast. (Queres conhecer a história do Ratoncito Perez? Clica aqui!).

Teatro Joy Eslava

Descendo a rua em direcção à Ópera temos no número 9 o Palácio da Gaviria, um dos mais luxuosos de Madrid, construído entre 1846 e 1847 para o banqueiro Manuel de Gaviria Donza. Hoje em dia alberga um centro comercial no andar térreo. No primeiro andar encontra-se a discoteca Palacio de Gaviria, que tal como o palácio o foi em tempos, é uma das mais luxuosas de Madrid.

Em frente ao Palácio está situado o antigo Teatro Eslava, hoje em dia também ele uma discoteca. Foi inaugurado a 30 de Setembro de 1871 e tinha lugar para 1200 espectadores.

Durante a sua época dourada albergou um teatro, um café e foi armazém de instrumentos, até que em 1981 fechou definitivamente as portas (como teatro) para se converter na discoteca Joy Eslava.

Livraria de San Ginés

Junto ao teatro Joy Eslava podemos ver outros três pontos interessantes, desta vez relacionados com San Ginés: a livraria, o Passadiço e a Igreja de San Ginés.

A curiosa livraria costuma estar aberta todos os dias, desde que faça bom tempo! É muito engraçada e um dos meus pontos preferidos da rua! Várias estantes de madeira, umas quantas mesas com livros e um pequeno quiosque e está feita uma livraria numa das esquinas mais conhecidas da cidade!

A livraria está situada no Pasadizo de San Ginés (e não na Calle Arenal), uma rua estreitinha que rodeia a igreja de San Ginés e onde se situa a Chocolatería San Ginés conhecida internacionalmente pelos seus churros com chocolate! Dizem que uma noite em Madrid para valer a pena tem de acabar com um pequeno-almoço na Chocolataria San Ginés. Estão abertos toda a noite, portanto não deve ser difícil de cumprir 😉

A única igreja existente nesta rua é também a mais antiga da cidade e uma das mais importantes: a igreja de San Ginés. Aqui se casou Lope de Vega e foi baptizado Quevedo, dois dos mais importantes escritores espanhóis. A primeira versão da igreja remonta ao séc. XIV.

Dizem as “más línguas” que se passarmos por ela antes do amanhecer é possível ver os fantasmas de Quevedo e Lope de Vega a conversarem alegremente sobre literatura e política em frente à porta!

Uma outra curiosidade acerca desta igreja é a existência de um crocodilo embalsamado por baixo do altar. Normalmente está tapado com um pano, porque a debandada de turistas costuma incomodar as missas, mas com sorte é possível que o vejam!

Já no final da rua, está um dos edifícios que mais gosto em Madrid: o antigo hotel Internacional. Foi mandado construir em 1862 e em 1908 sofreu uma reforma que lhe alterou parte da decoração da fachada, deixando-a com as cariátides e os adornos à volta das janelas próprios do início do séc. XX.

É um dos meus edifícios preferidos de Madrid, pelas expressões dos rostos e pela imponência. Hoje em dia já não funciona como hotel, em 1986 sofreu uma outra reforma para transformá-lo num conjunto de apartamentos.

Temos uma categoria inteira sobre as ruas de Madrid e as curiosidades por trás dos nomes! É só clicar!

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



Artigo anteriorA origem da palavra ‘gilipollas’!
Próximo artigoA estória do Ratoncito Pérez
Portuguesa, nascida e criada em Braga, madrilena de adopção. Tradutora de "curso", Analista SEO de profissão, trabalhei na capital espanhola durante 9 anos. Adoro viajar, perder-me pelas cidades, conhecer novas culturas e amo o mar! Faço visitas guiadas por Madrid em português e escrevo sobre as centenas de curiosidades que esta cidade guarda!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

2 × three =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.