Lavapiés é um dos bairros mais castizos de Madrid, com mais de 500 anos de história, estórias, anedotas e factos curiosos!

Como falamos num outro artigo sobre as ruas de Madrid, tanto a rua como a praça de Lavapiés receberam esse nome pelo facto de existir na praça uma fonte onde os judeus lavavam os pés antes de entrarem no templo.

Antes de ser o bairro multicultural que hoje conhecemos, Lavapiés começou por ser a judiaria da cidade, mas com a expulsão dos judeus desta zona durante o século XV, rapidamente começou a cristianização da mesma, começando pelos nomes das ruas, que passaram a ter nomes tão “religiosos” como a Calle del Amor de Diós, Calle de la Fé, ou a rua sobre a que vou falar hoje, a Calle del Ave María.

Por aqueles tempos, esta rua era conhecida por nela estarem localizados uma grande quantidade de bordéis, sítios onde todos os dias aconteciam escândalos e problemas que faziam com que a vida dos demais vizinhos fosse complicada!

Ao saber desta situação o beato Simón de Rojas tentou convencer várias vezes as prostitutas a mudarem de vida, mas acabou sempre insultado e ameaçado. Farto de tudo isto, aproveitou o facto de ser confessor do rei Felipe II (o mesmo que construiu a cadeira) para falar com ele e pedir-lhe que todos estes bordéis fossem demolidos.

O monarca aceitou o pedido do beato e as casas foram demolidas. E aqui começou o verdadeiro escândalo: ao derrubarem as casas, foram encontrados dezenas de esqueletos de adultos e crianças nas caves, fazendo com que o beato ao deparar-se com esta visão soltasse um sonoro “Avé Maria!”, dando origem ao nome da rua que perdura até hoje!

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



Artigo anteriorPlaza de Lavapiés
Próximo artigoManolos, chisperos, chulapos, majos… Qual a diferença?
Portuguesa, nascida e criada em Braga, madrilena de adopção. Tradutora de "curso", Analista SEO de profissão, trabalhei na capital espanhola durante 9 anos. Adoro viajar, perder-me pelas cidades, conhecer novas culturas e amo o mar! Faço visitas guiadas por Madrid em português e escrevo sobre as centenas de curiosidades que esta cidade guarda!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

twenty + seventeen =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.