Quem circula por Madrid e principalmente pela M-30 (praticamente impossível não o fazer), provavelmente já reparou numa coluna romana levantada ao lado da estrada pela zona de Legazpi.
O que significa esta coluna?
O que está ali a fazer?
Os romanos passaram por aqui?
Sinto muito desapontar-vos, mas não… esta coluna não pertence a nenhuma ruína romana!
Em 1906, o Ayuntamiento de Madrid lançou um concurso para a apresentação de projetos para a construção de um coletor geral para canalizar o rio Manzanares e vários coletores mais pequenos para as águas das chuvas.
O projeto vencedor era composto, para além dos coletores, de respiradouros para as canalizações… que o arquiteto decidiu “esconder” em forma de colunas jónicas.
Ou seja… Nada mais longe da nossa imaginação: por aqui nunca passaram romanos a cavalo, nem houve corridas de quadrigas. Na realidade, as colunas servem para “escoar” cheiros menos agradáveis das águas pluviais.
Surpreendidos? Eu também 😉
PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID
Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.
Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.
Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!
Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.
Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!
Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!
Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!