Definição de ‘impossível‘: vir a Madrid e não tirar uma foto com o Urso e o Medronheiro, da Fonte de Cibeles ou com os pés no QUILÓMETRO ZERO!

kilometro 0 cero zero madrid curiosidades madrid o que fazer em madridE eu como boa guia turística, turista nos tempos livres e (quase) madrilena tenho uma foto no Km 0!

O que significa o Kilómetro Zero de Madrid?

Algo que é fácil de intuir da primeira vez que vemos a placa é que no Quilometro 0 começam as seis principais autoestradas espanholas, mas… Que outras coisas sabem as pessoas sobre este lugar?

kilometro 0 cero zero madrid curiosidades madrid o que fazer em madrid
Antiga placa do Quilometro 0

Durante o século XVIII o rei Felipe V mandou construir 6 estradas que se estendiam ao largo de toda a península. Como estas estradas começavam no centro de Madrid, que era a capital do reino há pouco mais de 200 anos, ficou determinado que a partir daqui se deveria medir a distância destas estradas. Como naquela época as distâncias eram medidas em léguas, se a placa tivesse sido inaugurada nessa altura, de certeza que se chamaria ‘Légua Zero’.

O Quilometro Zero não corresponde exactamente ao centro de Madrid e muito menos ao da Península Ibérica. Em 1978 ficou estabelecido que o centro de Madrid estava localizado por trás do Museu do Prado. No entanto com o crescimento da cidade, este ponto encontra-se hoje em dia na intersecção das ruas Goya e Serrano.

O Kilómetro Zero foi estabelecido neste ponto durante o século XVIII porque se pensava que este era o ponto central de toda a Península Ibérica. No entanto, nos últimos anos este ponto foi calculado e descobriram que afinal está situado no, hoje em dia conhecido como, Cerro de los Angeles (10 km a sul de Madrid).

kilometro 0 cero zero madrid curiosidades madrid o que fazer em madrid
Foto da nova placa em 2013

A Porta do Sol, onde está localizado o Quilometro Zero, é considerada o ponto de referência a partir do qual se numeram todas as casa de Madrid. Se precisarem de saber em que zona da rua está o número que procuram, basta pensar que o número 1 estará sempre no extremo da rua mais perto da Porta do Sol.

As placas comemorativas do Kilómetro Zero de Madrid

A primeira placa comemorativa do Quilometro Zero foi inaugurada em 1950. Com o passar dos anos foi ficando cada vez mais desgastada e em 2009, quando fizeram as obras na praça, a placa foi renovada. (Da última vez que por lá passei, já estava bastante degradada outra vez!)

Existe um equivalente do Quilometro Zero em praticamente todos os países, sendo que o mais conhecido será talvez o “Milliarium Aureum“, situado perto do Templo de Saturno no Forum Romano em Roma. Foi construído pelo imperador César Augusto (o mesmo que fundou Braga como Bracara Augusta) e daqui partiam todos os caminhos que se expandiam pelo Império Romano. “Todos os caminhos vão dar a Roma”, correcto?

| 6 curiosidades sobre o quilómetro zero de madridflecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Encontra outras atividades em Madrid na GetYourGuide! Desfruta ao máximo da capital espanhola!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!

Artigo anteriorPorque é que os madrilenos são gatos?
Próximo artigoPlaza de Lavapiés
Susana
Portuguesa, nascida e criada em Braga, madrilena de adopção. Tradutora de "curso", Analista SEO de profissão, trabalhei na capital espanhola durante 9 anos. Adoro viajar, perder-me pelas cidades, conhecer novas culturas e amo o mar! Faço visitas guiadas por Madrid em português e escrevo sobre as centenas de curiosidades que esta cidade guarda!

1 COMENTÁRIO

  1. Oi, vim depois de ler no O berço do mundo, que sugeristes um roteiro para minha querida amiga Ruthia, ai em Madri. Eu penso que, em 2017, eu e meu filho estaremos em viagem para Portugal e Espanha (Madri), sendo que no roteiro é obrigatório Lisboa e cidades próximas (Sintra, Cascais…) Porto, Braga e Guimarães. Depois quero pegar o trem em Santiago de Compostela e ir para Madri. Bom já assinei a news letter do teu blog para ir me atualizando de informações sobre esta terra que mexe com meus ancestrais (sou da família Lara) e de carona, viajar, assim como faço com a Ruthia, através das postagens! Um grande abraço

DEIXA UMA RESPOSTA

Por favor escreve o teu comentário!
Por favor, escreve o teu nome aqui

twenty − 17 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.