Definição de ‘impossível‘: vir a Madrid e não tirar uma foto com o Urso e o Medronheiro, da Fonte de Cibeles ou com os pés no QUILÓMETRO ZERO!

kilometro 0 cero zero madrid curiosidades madrid o que fazer em madridE eu como boa guia turística, turista nos tempos livres e (quase) madrilena tenho uma foto no Quilometro Zero!

Algo que é fácil de intuir da primeira vez que vemos a placa é que no Quilometro 0 começam as seis principais autoestradas espanholas, mas… Que outras coisas sabem as pessoas sobre este lugar?

kilometro 0 cero zero madrid curiosidades madrid o que fazer em madrid
Antiga placa do Quilometro 0

Durante o século XVIII o rei Felipe V mandou construir 6 estradas que se estendiam ao largo de toda a península. Como estas estradas começavam no centro de Madrid, que era a capital do reino há pouco mais de 200 anos, ficou determinado que a partir daqui se deveria medir a distância destas estradas. Como naquela época as distâncias eram medidas em léguas, se a placa tivesse sido inaugurada nessa altura, de certeza que se chamaria ‘Légua Zero’.

O Quilometro Zero não corresponde exactamente ao centro de Madrid e muito menos ao da Península Ibérica. Em 1978 ficou estabelecido que o centro de Madrid estava localizado por trás do Museu do Prado. No entanto com o crescimento da cidade, este ponto encontra-se hoje em dia na intersecção das ruas Goya e Serrano.

O Quilometro Zero foi estabelecido neste ponto durante o século XVIII porque se pensava que este era o ponto central de toda a Península Ibérica. No entanto, nos últimos anos este ponto foi calculado e descobriram que afinal está situado no, hoje em dia conhecido como, Cerro de los Angeles (10 km a sul de Madrid).

kilometro 0 cero zero madrid curiosidades madrid o que fazer em madrid
Foto da nova placa em 2013

A Porta do Sol, onde está localizado o Quilometro Zero, é considerada o ponto de referência a partir do qual se numeram todas as casa de Madrid. Se precisarem de saber em que zona da rua está o número que procuram, basta pensar que o número 1 estará sempre no extremo da rua mais perto da Porta do Sol.

A primeira placa comemorativa do Quilometro Zero foi inaugurada em 1950. Com o passar dos anos foi ficando cada vez mais desgastada e em 2009, quando fizeram as obras na praça, a placa foi renovada. (Da última vez que por lá passei, já estava bastante degradada outra vez!)

Existe um equivalente do Quilometro Zero em praticamente todos os países, sendo que o mais conhecido será talvez o “Milliarium Aureum“, situado perto do Templo de Saturno no Forum Romano em Roma. Foi construído pelo imperador César Augusto (o mesmo que fundou Braga como Bracara Augusta) e daqui partiam todos os caminhos que se expandiam pelo Império Romano. “Todos os caminhos vão dar a Roma”, correcto?

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



Artigo anteriorPorque é que os madrilenos são gatos?
Próximo artigoPlaza de Lavapiés
Portuguesa, nascida e criada em Braga, madrilena de adopção. Tradutora de "curso", Analista SEO de profissão, trabalhei na capital espanhola durante 9 anos. Adoro viajar, perder-me pelas cidades, conhecer novas culturas e amo o mar! Faço visitas guiadas por Madrid em português e escrevo sobre as centenas de curiosidades que esta cidade guarda!

1 COMENTÁRIO

  1. Oi, vim depois de ler no O berço do mundo, que sugeristes um roteiro para minha querida amiga Ruthia, ai em Madri. Eu penso que, em 2017, eu e meu filho estaremos em viagem para Portugal e Espanha (Madri), sendo que no roteiro é obrigatório Lisboa e cidades próximas (Sintra, Cascais…) Porto, Braga e Guimarães. Depois quero pegar o trem em Santiago de Compostela e ir para Madri. Bom já assinei a news letter do teu blog para ir me atualizando de informações sobre esta terra que mexe com meus ancestrais (sou da família Lara) e de carona, viajar, assim como faço com a Ruthia, através das postagens! Um grande abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

three × 1 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.