O Palácio de Comunicaciones de Madrid é um dos edifícios mais belos e singulares de toda a cidade. Talvez por isso é também um dos preferidos para as fotos, tanto de dia como à noite, em combinação com a fonte de Cibeles que se encontra mesmo em frente.

Hoje em dia é um centro cultural e a sede da Câmara Municipal de Madrid, mas sabias que quando foi construído o seu propósito era completamente diferente?

Passamos por aqui durante a visita guiada pelo Parque do Retiro e Madrid dos Borbones, e se queres conhecer um pouquinho mais da história deste edifício, continua a ler!

palacio de comunicaçoes com cibeles em frente

Breve história do Palácio de Cibeles

No final do século XIX o número de cartas enviadas em Espanha era de 80 milhões e no início do século XX este número superava os 100 milhões. Por esse motivo a Real Casa de Correos construída na Porta do Sol no séc. XVIII já não era suficiente para receber, catalogar e enviar a quantidade massiva de cartas que aqui chegavam todos os dias.

Assim sendo, em agosto de 1904 é aprovada a construção do futuro edifício de Correios e é convocado um concurso público para a apresentação de projetos, que deveriam seguir uma série de bases para serem aceites:

  • Integrar os serviços de correios, telégrafo e telefone num mesmo edifício
  • Altura máxima de 5 andares
  • As fachadas que dão para as ruas de Alcalá, Passeio do Prado e Praça de Castelar (antiga denominação da Praça de Cibeles) devem ter uma decoração em harmonia com a já utilizada nestas ruas
  • Entre os dois solares que serão utilizados existe uma rua, a calle de Alarcón, que deve ser convertida numa passagem a ligar os dois edifícios

Foi um projeto polémico, contra a vontade da grande maioria dos madrilenos da época, já que iria privar a cidade de mais de 30 mil metros quadrados de parque e jardins, pois nesta zona estavam localizados os antigos Jardins del Buen Retiro.

catedral de comunicaciones durante o dia

Em novembro desse mesmo ano o concurso é fechado e somente são apresentados 3 projetos, dos quais sai vencedor o projeto de Antonio Palacio e Joaquín Otamendi, dois arquitetos jovens e com pouca experiência naquela altura, mas que no futuro construirão alguns edifícios marcantes por todo o país.

Segundo as críticas da época, o projeto escolhido tem um desenho atrevido e nada de acordo ao que se fazia na época ou aos outros edifícios existentes na zona. Mas verdade seja dita, apesar de terem sido feitas algumas melhoras no projeto inicial, cumpria com tudo o que era pedido nas bases do concurso e ainda mais!

Doze cabines telefónicas, uma sala para que 400 carteiros pudessem catalogar e separar a correspondência, conhecida como a Sala de Batalha, sistema de aquecimento utilizando vapor a baixa pressão e sistemas de ventilação natural foram algumas das melhoras feitas na época.

foto antiga do palacio de comunicaciones

A Catedral das Comunicações, nome oficial do edifício, demorou 12 anos a ser terminada. O projeto foi aprovado em 1905, as obras começaram em 1907 e é oficialmente inaugurado a 14 de março de 1919 pelos reis Alfonso XIII e Victoria Eugénia.

Nossa Senhora das Comunicações! O edifício era tão grande e o projeto tão monumental (para a época) que a população lhe deu este nome!

Durante o século XX foi o centro nevrálgico das comunicações postais de Madrid até que, no final do século com a chegada dos telemóveis e com uma população que cada vez menos enviava cartas, tem o seu propósito alterado.

Desde 2007 é a sede da Câmara Municipal de Madrid, transladada desde a Casa da Vila e a Casa de Cisneros, na praça da Vila. Foi também criado um centro de exposições chamado CentroCentro e é aqui que se monta uma das pistas de patinagem no gelo durante o Natal em Madrid e um dos cinemas de verão nos meses mais quentes.

O que ver no Palácio de Cibeles

interior do palacio de comunicaciones

Pátio de Operações

Ao entrar no edifício dás de caras com esta zona, o antigo Pátio de Operações de Correios. Quando o edifício foi construído, aqui encontravas o atendimento dos correios no centro e os serviços de telefones e telégrafos de um lado e do outro. Hoje em dia tens várias opções de pontos de encontro, zonas de descanso, leitura e WiFi grátis para quem precisar, assim como a possibilidade de consultar livros e revistas sobre Madrid.

interior do palacio de comunicaciones

CentroCentro

O seu nome completo é CentroCentro Cibeles de Cultura y Ciudadanía, também conhecido como 5Cs, mas normalmente aqui chamamos simplesmente CentroCentro.

Alberga exposições, salas de leitura e reflexão, um auditório para cerca de 300 pessoas, espaços de debate e exploração artística, etc. Tem também uma loja, um café e um ponto de informação turística.

vista desde o mirador de cibeles

Mirador do Palácio de Cibeles

No 8º andar da torre central do edifício encontramos o miradouro do Palácio de Cibeles, um dos locais a não perder numa primeira visita a Madrid, a 40 metros de altura e com umas vistas incríveis 360º sobre todo o centro de Madrid. De destacar as vistas sobre a fonte de Cibeles e confluência da Gran Vía com a calle Acalá.

Está aberto das 10h30 às 14h00 e das 16h00 às 19h30, de terça a domingo, e o seu preço é de 3€. DICA: Para evitar as filas ou que as entradas esgotem, o melhor é comprá-las online aqui (+0,50€ de gastos de gestão)!

O acesso é feito num elevador até ao andar 6ºE e depois é preciso subir uma escada de 88 degraus. Existe também outro elevador para que as pessoas com dificuldades de mobilidade e carrinhos de bebé possam chegar ao miradouro.

esplanada do restaurante palacio de cibeles

Restaurante e cocktail bar

Dois andares por baixo do miradouro, está o Restaurante Palácio de Cibeles do Chef Adolfo Muñoz, conhecido pelo famoso restaurante Adolfo de Toledo. Tem lugar para 100 pessoas às refeições e 150 pessoas no cocktail bar. É uma alternativa ao miradouro quando este está fechado ou quando queremos tomar alguma coisa enquanto aproveitamos as vistas!

galeria de cristal do palacio de comunicaçoes

Galeria de Cristal

Um espaço aberto, coberto por uma abóbada de vidro com 30 metros de altura. Antigamente esta era a calle de Alarcón e aqui estacionavam os camiões dos Correios para receberem as cartas que deveriam distribuir pela cidade. Com a renovação do edifício o teto foi coberto pela abóbada e o espaço é utilizado para eventos de maior envergadura, como os cinemas de verão e a pista de gelo.

palacio de comunicaçoes durante a noite

Curiosidades sobre o Palácio de Comunicaciones

Com mais de 100 anos, este palácio esconde alguns segredos e curiosidades interessantes, que muitas vezes estão à vista de todos e mesmo assim passam despercebidos:

  • O edifício teve vários nomes ao longo da sua história: Catedral de Comunicaciones, Nossa Senhora das Comunicações, Palácio de Comunicaciones, Palácio de Cibeles
  • O edifício custou 10 milhões de pesetas, mas o orçamento inicial era de 4,5 milhões
  • É possível ver alguns impactos de balas da Guerra Civil na sua fachada
  • António Palacios, arquiteto galego, trocou o brasão da Casa de Borbón por um brasão da Galiza e muito pouca gente reparou nisso!
  • Sobre a porta principal da entrada encontramos uma figura mitológica, metade mulher e metade vegetal, conhecida pelos madrilenos como “La Rubia”
  • Apesar da fachada ser completamente branca, em datas ou eventos importantes são feitos jogos com luzes de várias cores. Arco-iris durante o Orgullo Gay, luz roxa no Dia da Mulher ou a bandeira espanhola no 12 de Outubro.
  • A antena da torre central elevava-se até aos 70 metros de altura
  • Em 1922, na torre da esquerda, estabeleceu-se a primeira emissora espanhola de radiodifusão, que retransmitia os concertos que a Banda Municipal dava no Parque do Retiro
  • No segundo andar da torre da esquerda está situado o escritório do Presidente da Câmara de Madrid

la rubia na fachada do palacio de cibeles

Guarda este artigo no Pinterest para o teres sempre à mão!

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



Artigo anteriorQuem foi Luis Candelas, o maior bandoleiro de Madrid?
Próximo artigoQuem eram os serenos? O que faziam?
Portuguesa, nascida e criada em Braga, madrilena de adopção. Tradutora de "curso", Analista SEO de profissão, trabalhei na capital espanhola durante 9 anos. Adoro viajar, perder-me pelas cidades, conhecer novas culturas e amo o mar! Faço visitas guiadas por Madrid em português e escrevo sobre as centenas de curiosidades que esta cidade guarda!

DEIXA UMA RESPOSTA

Por favor escreve o teu comentário!
Por favor, escreve o teu nome aqui

thirteen − eleven =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.