Durante muito tempo as portas da Catedral da Almudena foram para mim umas portas iguais às outras… Aquele objeto no qual praticamente não reparas e que simplesmente usas para cruzar de um lado para o outro.

Até que numa das minhas visitas guiadas um cliente me perguntou o que representavam as portas… E eu não soube responder a todas as perguntas que me fez! Conhecendo a história e a lenda da Catedral e reconhecendo os personagens históricos lá me safei, mas nesse dia prometi que iria aprender mais sobre as portas para não ficar atrapalhada da próxima vez!


Queres conhecer a cidade com uma guia que fala português?

Desbrava Madrid com uma das nossas visitas guiadas privadas!


 

catedral da almudena desde a calle bailen

As portas da Catedral da Almudena

Foram esculpidas e postas na Catedral nos anos 2000 e 2001 pelo escultor barcelonês Luis Antonio Sanguino, em bronze com pátina verde.

São seis portas no total, três que dão para a Calle de Bailén (por onde se entra) e outras três viradas para a Plaza da Almudena e o Palácio Real. Cada uma delas tem um significado diferente.

Portas da Plaza da Almudena

A chamada Plaza da Almudena é a praça que encontramos entre a Catedral e o Palácio Real.

Porta da Santíssima Trindade

É a porta central, a mais importante e a que só é aberta em cerimónias reais, como foi o casamento dos atuais reis de Espanha.

Na parte superior está representada o Mistério da Santíssima Trindade com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Debaixo deles aparece a Virgem da Almudena rodeada de anjos que anunciam a chegada do terceiro milénio.

porta santissima trindade catedral almudena

Porta da Evangelização da América

Do la esquerdo da porta principal temos a porta dedicada à descoberta e evangelização do continente americano, com Cristovão Colombo, os seus marinheiros e vários representantes da Igreja Católica frente a frente com os Índios que encontraram ao chegar.

porta evangelização da america catedral almudena

Na parte superior da porta vemos também a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe.

porta evangelização da america catedral almudena

Na parte baixa da porta, estão os índios, os franciscanos que foram levados para os reconverter e alguns dos homens de Colombo.

– Publicidade –



Porta dos Reis

Também conhecida como porta da Memória da História de Espanha, está à direita da porta principal e nela estão representados todos os reis de Espanha que lutaram pela cruz desde a época da reconquista até aos dias de hoje.

porta dos reis catedral almudena

Para mim esta é uma das portas mais bonitas e com mais história que contar!

Na parte de cima da porta encontramos a Don Pelayo, rei das Astúrias, e São Hermenegildo. Um pouco mais abaixo vemos os Reis Católicos a cavalo.

Na zona central da porta vemos, do lado esquerdo, o rei Alfonso XII chorando a morte da sua esposa María de las Mercedes com quem esteve casado apenas 6 meses; e do lado direito o rei Filipe II, sentado sobre o mosteiro do Escorial, a sua maior obra e perto da qual se diz que existia a Silla de Felipe II, um miradouro desde onde o rei observava os progressos na construção do mosteiro.

porta dos reis catedral almudena

Na zona mais baixa da porta encontramos uma representação do Palácio Real de Madrid e alguns dos seus moradores: Carlos III, o primeiro a habitar o palácio; a rainha Maria Cristina, a soberana que mais tempo viveu no palácio, cerca de 50 anos; e Alfonso XIII e Victoria Eugenia, os últimos reis que aqui viveram.


Queres conhecer a cidade com uma guia que fala português?

Desbrava Madrid com uma das nossas visitas guiadas privadas!


 

Portas da Calle Bailén

Viradas para a Calle Bailén encontramos mais três portas, as que normalmente estão abertas para entrada e saída dos visitantes da Catedral. Têm a mesma configuração das outras três portas, sendo a porta do meio maior que as laterais.

Porta central

A porta central representa a inauguração da Catedral e a sua consagração pelo Papa João Paulo II a 15 de junho de 1993. Na “cerimónia” aparecem também os reis (agora eméritos) Juan Carlos e Sofía, dona María de las Mercedes, mãe do rei, e o que era nesse momento Arcebispo de Madrid, Ángel Suquía.

porta consagraçao catedral almudena

pormenor da porta consagraçao catedral almudena

Porta lateral esquerda

Se ainda te lembras da lenda da Catedral da Almudena que contei noutro artigo, sabes que a imagem da virgem foi encontrada pelo rei Alfonso VI no ano de 1085 num buraco feito na muralha. Esta porta recorda o momento em que a imagem da Virgem foi encontrada.

porta da virgem da almudena

– Publicidade –



Porta lateral direita

Juntamente com a porta lateral esquerda, é uma das mais difíceis de ver fechada, pois é por aqui que entram as pessoas. Representa a procissão pelas ruas de Madrid da Virgem da Almudena no dia 9 de novembro. Junto a ela encontramos o antigo Cardeal-Arcebispo de Madrid Antonio Maria Rouco Varela (arcebispo no momento em que as portas foram feitas), os monumentos mais emblemáticos da cidade e também várias pessoas vestidas com os trajes típicos de chulapa e chulapo!

porta da procissao da almudena de madrid

No centro da porta vemos os principais monumentos da cidade de Madrid: a fonte de Cibeles, o Congresso dos Deputados, a Real Casa de Correos, o Monumento a Alfonso XII ou as Quadrigas da sede do Banco de Bilbao.

 

O que achas das portas? Alguma vez tinhas parado para pensar que umas portas podiam contar tanta história?

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 + one =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.