Durante muito tempo as portas da Catedral da Almudena foram para mim umas portas iguais às outras… Aquele objeto no qual praticamente não reparas e que simplesmente usas para cruzar de um lado para o outro.
Até que numa das minhas visitas guiadas um cliente me perguntou o que representavam as portas… E eu não soube responder a todas as perguntas que me fez! Conhecendo a história e a lenda da Catedral e reconhecendo os personagens históricos lá me safei, mas nesse dia prometi que iria aprender mais sobre as portas para não ficar atrapalhada da próxima vez!
Queres conhecer a cidade com uma guia que fala português?
Desbrava Madrid com uma das nossas visitas guiadas privadas!
As portas da Catedral da Almudena
Foram esculpidas e postas na Catedral nos anos 2000 e 2001 pelo escultor barcelonês Luis Antonio Sanguino, em bronze com pátina verde.
São seis portas no total, três que dão para a Calle de Bailén (por onde se entra) e outras três viradas para a Plaza da Almudena e o Palácio Real. Cada uma delas tem um significado diferente.
Portas da Plaza da Almudena
A chamada Plaza da Almudena é a praça que encontramos entre a Catedral e o Palácio Real.
Porta da Santíssima Trindade
É a porta central, a mais importante e a que só é aberta em cerimónias reais, como foi o casamento dos atuais reis de Espanha.
Na parte superior está representada o Mistério da Santíssima Trindade com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Debaixo deles aparece a Virgem da Almudena rodeada de anjos que anunciam a chegada do terceiro milénio.
Porta da Evangelização da América
Do la esquerdo da porta principal temos a porta dedicada à descoberta e evangelização do continente americano, com Cristovão Colombo, os seus marinheiros e vários representantes da Igreja Católica frente a frente com os Índios que encontraram ao chegar.
Na parte superior da porta vemos também a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe.
Na parte baixa da porta, estão os índios, os franciscanos que foram levados para os reconverter e alguns dos homens de Colombo.
– Publicidade –
Porta dos Reis
Também conhecida como porta da Memória da História de Espanha, está à direita da porta principal e nela estão representados todos os reis de Espanha que lutaram pela cruz desde a época da reconquista até aos dias de hoje.
Para mim esta é uma das portas mais bonitas e com mais história que contar!
Na parte de cima da porta encontramos a Don Pelayo, rei das Astúrias, e São Hermenegildo. Um pouco mais abaixo vemos os Reis Católicos a cavalo.
Na zona central da porta vemos, do lado esquerdo, o rei Alfonso XII chorando a morte da sua esposa María de las Mercedes com quem esteve casado apenas 6 meses; e do lado direito o rei Filipe II, sentado sobre o mosteiro do Escorial, a sua maior obra e perto da qual se diz que existia a Silla de Felipe II, um miradouro desde onde o rei observava os progressos na construção do mosteiro.
Na zona mais baixa da porta encontramos uma representação do Palácio Real de Madrid e alguns dos seus moradores: Carlos III, o primeiro a habitar o palácio; a rainha Maria Cristina, a soberana que mais tempo viveu no palácio, cerca de 50 anos; e Alfonso XIII e Victoria Eugenia, os últimos reis que aqui viveram.
Queres conhecer a cidade com uma guia que fala português?
Desbrava Madrid com uma das nossas visitas guiadas privadas!
Portas da Calle Bailén
Viradas para a Calle Bailén encontramos mais três portas, as que normalmente estão abertas para entrada e saída dos visitantes da Catedral. Têm a mesma configuração das outras três portas, sendo a porta do meio maior que as laterais.
Porta central
A porta central representa a inauguração da Catedral e a sua consagração pelo Papa João Paulo II a 15 de junho de 1993. Na “cerimónia” aparecem também os reis (agora eméritos) Juan Carlos e Sofía, dona María de las Mercedes, mãe do rei, e o que era nesse momento Arcebispo de Madrid, Ángel Suquía.
Porta lateral esquerda
Se ainda te lembras da lenda da Catedral da Almudena que contei noutro artigo, sabes que a imagem da virgem foi encontrada pelo rei Alfonso VI no ano de 1085 num buraco feito na muralha. Esta porta recorda o momento em que a imagem da Virgem foi encontrada.
– Publicidade –
Porta lateral direita
Juntamente com a porta lateral esquerda, é uma das mais difíceis de ver fechada, pois é por aqui que entram as pessoas. Representa a procissão pelas ruas de Madrid da Virgem da Almudena no dia 9 de novembro. Junto a ela encontramos o antigo Cardeal-Arcebispo de Madrid Antonio Maria Rouco Varela (arcebispo no momento em que as portas foram feitas), os monumentos mais emblemáticos da cidade e também várias pessoas vestidas com os trajes típicos de chulapa e chulapo!
No centro da porta vemos os principais monumentos da cidade de Madrid: a fonte de Cibeles, o Congresso dos Deputados, a Real Casa de Correos, o Monumento a Alfonso XII ou as Quadrigas da sede do Banco de Bilbao.
O que achas das portas? Alguma vez tinhas parado para pensar que umas portas podiam contar tanta história?
PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID
Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.
Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.
Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!
Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.
Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!
Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!
Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!