Hoje não acredites em nada do que te diga um espanhol! É “Día de los Inocentes” e o mais provável é que te preguem alguma partida!

zblog.png1

No Novo Testamento é relatado por S. Mateus que Herodes, depois de saber do nascimento de Jesus, ordena a morte de todos os bebés com menos de 2 anos nascidos em Belém, para assegurar-se de que o tão esperado Messias, que um dia viria a ser Rei de Israel, desaparece. Desde então, a Igreja Católica celebra a 28 de Dezembro o dia dos Santos Inocentes, em honra a todas as crianças que foram assassinadas.

E neste dia nasceu uma das tradições mais populares e divertidas do Natal espanhol (e sul americano): é permitido pregar partidas “inocentes” a qualquer pessoa, assim como é costume comprar artigos divertidos nos típicos mercados de Natal espalhados pelas cidades (tinta falsa, perucas, petardos, etc). Até os próprios meios de comunicação costumam participar nestas partidas e difundir alguma notícia falsa.
Diz-se também que neste dia não se deve emprestar nada a ninguém, já que a pessoa a quem emprestamos as coisas é livre de se considerar o legítimo dono e apropriar-se dos bens. E quando fores pedir as coisas de volta podes sempre ouvir um “Inocente palomita que te dejaste engañar, sabiendo que en este día nada se puede prestar”.
imagesUma das partidas mas conhecidas, e que mais se fazem neste dia, é colar um boneco feito de papel branco nas costas das outras pessoas. Quando isto acontece diz-se que lhe fizeram uma “inocentada”
Muitas zonas de Espanha têm também, durante o dia 28 de Dezembro, outras celebrações próprias: a Fiesta de Los Locos de Jalance (Valência, onde o presidente dos Locos governa a cidade durante 24 horas), a Fiesta de los Santos Inocentes de Noglate (Murcia, com danças populares e canções das cuadrillas), a Danza de “Los Locos” de Fuente Carreteros em Córdoba, o “Obispillo” (Burgos, Palencia e Murcia, é escolhida uma criança para, durante um dia, ocupar as funções do Bispo) ou a “Festa dels Enfarinats” de Ibi (Alicante, onde é feita uma batalha campal com recurso a farinha, ovos e petardos).

Em Portugal, e em países Anglo-saxónicos, a celebração mais parecida que temos é o 1 de Abril, dia das mentiras, se bem que para nós (acho eu) não tem tanta tradição como para os espanhóis.

boneco tradicional do dia dos inocentes em espanha

Por isso já sabem! Tenham cuidado que eles “andem” aí 😀

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



Artigo anteriorOnde ver filmes em Versão Original?
Próximo artigoDe onde vem a tradição de comer uvas na Passagem de Ano na Porta do Sol?
Portuguesa, nascida e criada em Braga, madrilena de adopção. Tradutora de "curso", Analista SEO de profissão, trabalhei na capital espanhola durante 9 anos. Adoro viajar, perder-me pelas cidades, conhecer novas culturas e amo o mar! Faço visitas guiadas por Madrid em português e escrevo sobre as centenas de curiosidades que esta cidade guarda!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

5 × 4 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.