Há uns dias encontrei um sobre palavras e expressões típicas de Madrid que decidi traduzir para que, da próxima vez que estiverem aqui pelo burgo, as possam utilizar e saber os significados.
- Piba/pibe – orginário da Argentina, podemos traduzir como chavala/chavalo e é utilizado para pessoas com menos de 30 anos.
- A pachas – a meias
- Peluco – Relógio de pulso, não utilizar com relógios de parede! (nunca ouvi esta expressão)
- Chupa – também se pode dizer chupa de cuero, mas para poupar tempo utiliza-se apenas chupa. O mesmo que casaco de couro ou, se forem de Braga, camurcina!
- Mazo – igual ao nosso ‘bué’. Grandes quantidades de qualquer coisa. ‘Mola Mazo!’, ‘Está mazo bueno’
(autor: Richard Tweney / Flickr Creative Commons)
- Debuti – significa estar de acordo, concordar com a posição de outra pessoa (nunca ouvi ninguém dizer isto)
- Mini – Um mini em Madrid não é o mesmo que uma mini em Portugal. Mini portuguesa = ceveja de 20cL; mini madrileno = copo de 750mL, o que em Portugal seria um balde.
- Tronco/tronca – colega, amigo, ‘mano’, ‘sócio’… Odeio esta palavra
- Gallumbos/Gayumbos – ‘Trusses’ ou boxers se preferirem!
- Menda – gajo, tipo…
- Sobar – ‘ir a sobar’ é o mesmo que ‘ir dormir’
- Fetén – se alguma coisa estiver ‘fetén’ significa que está perfeita!
- Bebercio – acção de beber. Qualquer coisa que contenha álcool, é claro 😉
- Bule – autocarro. Não é uma expressão utilizada no centro de Madrid, mas nos bairros um pouco mais periféricos como Moratalaz.
- Pepino – para além da verdura e do orgão sexual, a palavra ‘pepino’ (ou ‘pepinaco’) serve também para dar ênfase às frases, significando que algo é muito bom.
- Molar – quando algo não pode ser melhor, significa que ‘mola’. Uma expressão bastante utilizada é ‘Mola mucho!’ ou, ainda mais madrilena, ‘Mola mazo!’.
- Movida – problema, situação complicada.
- Canteo – algo fora do comum, ou quando algo é uma surpresa (boa ou má), ‘Carlota se ha enrollado con Teresa, ¡qué canteo!‘
- Kely – casa familiar, ‘Me tengo que ir a la kely que me esperan mis padres.’
- Seda – o mesmo que ‘fetén’
Qual a tua palavra favorita? Conheces alguma outra palavra 100% madrilena?
PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID
Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.
Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.
Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!
Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.
Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!
Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!
Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!