Depois de todos os artigos da série Parque do Retiro que escrevi há uns anos atrás, já só faltava falar de uma coisa sobre o parque: as entradas para o parque!

Segundo o site oficial do Turismo de Madrid, o Parque do Retiro tem 21 entradas, distribuídas da seguinte forma:

  • 9 entradas na Calle de Alcalá
  • 4 entradas na Calle de O’Donnell
  • 3 entradas na Calle de Alfonso XII
  • 2 entradas na Calle de Menéndez Pelayo
  • 2 entradas na Calle de Ibiza
  • 1 entrada na Plaza de la Independencia

Cada uma destas entradas tem um nome próprio, geralmente relacionado com a sua localização, a sua história ou a sua decoração. Algumas delas são verdadeiras obras de arte, que merecem uma visita atenta. Vamos ver quais são as portas mais importantes e interessantes do Parque do Retiro.

As portas mais emblemáticas do Parque do Retiro

Entre as 21 entradas do Parque do Retiro, há algumas que se destacam pela sua beleza, antiguidade ou significado. Estas são as portas que não podes perder se quiseres conhecer melhor este parque:

Porta do Menino Jesus

4321894254 1dc6516bd9 b | quantas entradas tem o parque do retiro?

É uma das entradas mais antigas e bonitas do Parque do Retiro, situada na Calle de Menéndez Pelayo. Foi construída em 1750 pelo arquiteto Francisco Sabatini, que trabalhou para o rei Carlos III. A porta é feita de pedra e tem um arco de volta perfeita com uma grade de ferro forjado. No centro do arco, há uma imagem em relevo do Menino Jesus, que dá nome à porta. A imagem é uma cópia da original, que foi roubada em 1974.

Porta de Granada

porta retiro granada | quantas entradas tem o parque do retiro?

Encontra-se na lateral Este, junto à Torre do Retiro. É a entrada que dá para o Paseo de Uruguay e por onde antigamente se podia entrar de carro. Foi uma das últimas entradas do parque a ser construída, no final dos anos 90, e este é o caminho mais fácil para chegar à Rosaleda e à Estátua do Anjo Caído.

Puerta del Ángel Caído

untitled277 | quantas entradas tem o parque do retiro?

É uma das entradas mais curiosas e misteriosas do Parque do Retiro, localizada na Calle de Alfonso XII. Dá acesso à zona onde se encontra a famosa estátua do Anjo Caído, a única escultura no mundo dedicada ao diabo. A porta foi construída em 1921 pelo arquiteto Luis Bellido y González, e tem um desenho simples e simétrico. No topo, há uma inscrição em latim que diz “Ave María Purísima” (Ave Maria Puríssima), um contraste irónico com a figura diabólica que se encontra atrás dela.

Porta de Hernani

porta hernani retiro | quantas entradas tem o parque do retiro?

É uma das entradas mais elegantes e discretas do Parque do Retiro, situada na Calle de O’Donnell. Foi construída em 1895 pelo arquiteto Ricardo Velázquez Bosco, que também projetou o Palácio de Cristal. A porta é feita de ferro fundido e tem um desenho geométrico e floral. No topo, há uma inscrição que diz “Hernani”, em referência à obra de teatro de Victor Hugo, que se passa na cidade basca com o mesmo nome.

Porta de Madrid

porta madrid retiro | quantas entradas tem o parque do retiro?

É uma das entradas mais simples e funcionais do Parque do Retiro, situada na Calle de Ibiza. Foi construída em 1952 pelo arquiteto Luis Gutiérrez Soto, que se inspirou no estilo racionalista. A porta é composta por dois pilares retangulares de pedra com um arco metálico entre eles, onde se lê “Madrid”. No centro do arco, há um escudo da cidade de Madrid.

Porta de España

porta espanha retiro | quantas entradas tem o parque do retiro?

É uma das entradas mais recentes e modernas do Parque do Retiro, inaugurada em 1956. Está localizada na Calle de Alcalá, junto à Plaza de Cibeles, e foi desenhada pelo arquiteto Secundino Zuazo. A porta é composta por dois pilares cilíndricos de pedra com um arco metálico entre eles, onde se lê “España”. No centro do arco, há uma escultura em bronze da deusa Cibeles, obra de Ángel Ferrant.

Porta de Felipe IV

portao de felipe iv para a plaza del parterre no parque buen retiro com vista para o museu do prado madri 157754 160 | quantas entradas tem o parque do retiro?

É a entrada principal e mais imponente do Parque do Retiro, situada na Calle de Alcalá, em frente ao antigo Casón del Buen Retiro. Foi construída em 1680 por ordem do rei Felipe IV, que queria uma porta monumental para aceder ao seu palácio e aos seus jardins. A porta é feita de granito e tem quatro colunas dóricas que sustentam um frontão triangular com o escudo real. No topo, há duas estátuas de leões e uma esfera armilar, símbolos da monarquia espanhola. Foi transladada para o seu local actual em 1922. Dá acesso ao Parterre, uma das zonas mais bonitas do parque.

Porta da Independência

7505f3b483fef667f1741dc8b2de6a42 | quantas entradas tem o parque do retiro?

Situada na Glorieta de la Independencia, é a entrada mais próxima da famosa Puerta de Alcala, e a porta mais utilizada para entrar no Parque do Retiro. Foi construída em 1883 pelo arquiteto José Urioste y Velada, seguindo o estilo neoclássico. A porta tem quatro colunas jónicas que suportam um frontão curvo com o escudo da cidade de Madrid. No centro, há uma abertura em forma de arco com uma grade de ferro forjado.

 

O Parque do Retiro é um lugar cheio de encantos e surpresas, que se revelam a cada passo. Uma das formas de descobrir os seus segredos é entrar por uma das suas 21 portas, cada uma com a sua história e personalidade. Neste artigo, mostramos-te as portas mais emblemáticas e interessantes do Parque do Retiro, mas há muitas mais para explorar. Se quiseres saber mais sobre este parque, não percas os nossos outros artigos sobre o Anjo Caído, o Jardim de Cecilio Rodríguez, a Casa de Feras, a Rosaleda, o Palácio de Cristal e o Estanque.

| quantas entradas tem o parque do retiro?flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Encontra outras atividades em Madrid na GetYourGuide! Desfruta ao máximo da capital espanhola!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!

Artigo anteriorBares e restaurantes favoritos de Madrid
Próximo artigoO que significa o antigo lema de Madrid?
Susana
Portuguesa, nascida e criada em Braga, madrilena de adopção. Tradutora de "curso", Analista SEO de profissão, trabalhei na capital espanhola durante 9 anos. Adoro viajar, perder-me pelas cidades, conhecer novas culturas e amo o mar! Faço visitas guiadas por Madrid em português e escrevo sobre as centenas de curiosidades que esta cidade guarda!

DEIXA UMA RESPOSTA

Por favor escreve o teu comentário!
Por favor, escreve o teu nome aqui

fifteen + 5 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.