Desde que cheguei a Espanha em 2013 que ouço muitas vezes as pessoas a falarem em ‘casas rurales’. Que passaram o fim-de-semana numa casa rural, que estão a pensar ir para uma casa rural no próximo feriado, que o vizinho vai todos os anos para a casa rural X na data Y… Mas nunca entendi muito bem o porquê…
Qual é a piada de alugar uma casa rural?
O que é considerado uma casa rural?
Uma casa no meio do nada? Sem ter o que fazer?
Então que porra fazer um fim-de-semana (ou mais tempo) fechado numa casa rural?
Com quem vais? Quantas pessoas é suposto ir?
Quando é que se vai?
E porquê uma casa rural e não uma casa na praia?
Em Portugal não há este costume. Eu nunca aluguei uma casa perdida no meio de uma aldeia para passar o fim-de-semana a fazer nada. Para isso “faço nada” em minha casa, certo? (quantos espanhóis me vão matar por causa desta frase?) Em Portugal tinha amigas que alugavam casas na praia no verão, para irem passar férias, ou em Paredes de Coura para irem ao festival… Mas este conceito de ‘casa rural’ não existe por ali. Pelo menos não na minha zona.
Aqui até fins-de-semana em casas rurais se oferecem como prémios de concurso!
O certo é que, por circunstâncias da vida às quais estou muito grata, nos últimos 7 meses tenho tido muito mais contacto com espanhóis que nos 2 anos anteriores… O que fez com que o tema da casa rural viesse à baila. E eu fui convidada para um fim-de-semana numa casa rural!
Não vou dizer que foi mau, porque não foi. Eu gostei! A casa era super engraçada, numa aldeia perto de Ávila, com direito a barbecue incluído! Para os interessados, chama-se El Rincón, a dona é super amável (até nos fez um bolo!!) e a casa é perfeita para um grupo de amigos. Recomendo 100%.
O fim-de-semana foi passado em casa a comer, beber e fazer palhaçadas 🙂 Foi pena não termos visitado pelo menos Ávila, ficará para uma próxima.
Mas…. E porque há sempre um MAS, continuo a preferir a praia. As casa rurais (ou o campo em geral) não são o meu habitat natural e é um costume ao qual terei de me habituar. Se tiver de escolher entre praia e casa rural, a escolha será “always and forever” praia. Mas se me convidarem para outro fim-de-semana numa destas casas, muito provavelmente não direi que não! (está descansado Alex! 😛 )
De qualquer forma, quando falamos em casas rurais…
ESPANHÓIS 1 – 0 PORTUGUESES
PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID
Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.
Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.
Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!
Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.
Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!
Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!
Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!
Casa rural é pro inverno, casa na praia é pro verão! Entendeu? Além do que as casas rurais estão sempre perto (1, 2 horas no máximo) e pra ir pra praia você já precisa de 3,5 horas no mínimo, o que torna bem mais cansativo pra ir passar um fim de semana. A casa rural é bem legal pra ir em turma. Dá pra fazer uma caminhada no pueblo, visitar os arredores, enfim, deixar o barulho da cidade grande em busca de paz com as pessoas que você gosta por perto. Eu já fui até a despedida de solteiro em uma casa rural (em Chinchón) e foi muito legal! Há vários usos. Da próxima vez chame as suas amiguinhas (e agregados) do #blpm e você vai ver que legal que é 😉 PD: achei fofa a casa e a dona 😉
É uma das muitas diferenças entre Portugal e Espanha! Nós não demoramos 3,5h para chegar à praia 😛 eu demorava 30minutos, como muito! Então para mim, praia era verão e, se possível, inverno também! (porque adooooro ver o mar agitado do inverno!)
Para a próxima eu falo convosco! 😛