Calle del Desengaño, Madrid

Esta rua situada no bairro hipster de Malasaña é muitas vezes referida como “as traseiras da Gran Vía”. Certo é que, em tempos idos, a Calle del Desengaño teve mais (e melhor) vida do que hoje em dia, em que o espaço é povoado por prostitutas, sex-shops,  clubs de strip e lojas fechadas com sinais de ‘aluga-se’.

Foi a morada de personagens ilustres como José Martí, herói nacional cubano, e Francisco de Goya e é no número 21 que se localzia o prédio fictício da série “Aqui no hay quien viva” (que em Portugal não foi mais além da 1ª temporada).

Mas nem tudo é mau! A rua do desengano é uma das várias ruas do centro de Madrid com uma história de fantasmas associada ao seu nome! E todos adoramos histórias de fantasmas, certo?

Conta a lenda que, durante o século XVI, o famoso Caballero de Gracia se apaixonou por uma rapariga que morava nesta rua e, com a esperança de a ver, costumava rondar muitas vezes por aqui durante a noite. Numa dessas noites deu de caras com o príncipe Vespasiano de Gonzaga, o seu eterno inimigo, e que pelos vistos andava atrás da mesma rapariga.

Decidiram resolver o impasse sobre quem ficaria com ela pela forma como as coisas eram resolvidas naquele então: um duelo.

Desembainharam as espadas e, pouco depois de começarem a luta, passou por eles uma mulher de rosto tapado por um véu, perseguida por uma raposa.

Os dois cavaleiros acharam aquilo muito estranho e correram atrás dela. Quando a conseguiram alcançar, retiraram-lhe o véu da frente da cara e descobriram que nada mais era do que uma múmia, com dois buracos vazios onde um dias tinham estado os seus olhos.

“¡Qué desengaño!”, disseram os dois ao mesmo tempo.

A frase retumbou pelas paredes e acabou por ficar para sempre ligada àquela rua onde, dizem as pessoas que por ali vivem, em certas noite ainda é possível ver esta dama a correr de um lado para o outro com a raposa atrás.

Alguma vez passaram por esta rua e tiveram a sorte (ou azar) de ver este fantasma?

Temos uma categoria inteira sobre as ruas de Madrid e as curiosidades por trás dos nomes! É só clicar!

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 + two =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.