calle del desengaño, madrid

Esta rua situada no bairro hipster de Malasaña é muitas vezes referida como “as traseiras da Gran Vía”. Certo é que, em tempos idos, a Calle del Desengaño teve mais (e melhor) vida do que hoje em dia, em que o espaço é povoado por prostitutas, sex-shops,  clubs de strip e lojas fechadas com sinais de ‘aluga-se’.

Foi a morada de personagens ilustres como José Martí, herói nacional cubano, e Francisco de Goya e é no número 21 que se localzia o prédio fictício da série “Aqui no hay quien viva” (que em Portugal não foi mais além da 1ª temporada).

Mas nem tudo é mau! A rua do desengano é uma das várias ruas do centro de Madrid com uma história de fantasmas associada ao seu nome! E todos adoramos histórias de fantasmas, certo?

Conta a lenda que, durante o século XVI, o famoso Caballero de Gracia se apaixonou por uma rapariga que morava nesta rua e, com a esperança de a ver, costumava rondar muitas vezes por aqui durante a noite. Numa dessas noites deu de caras com o príncipe Vespasiano de Gonzaga, o seu eterno inimigo, e que pelos vistos andava atrás da mesma rapariga.

Decidiram resolver o impasse sobre quem ficaria com ela pela forma como as coisas eram resolvidas naquele então: um duelo.

Desembainharam as espadas e, pouco depois de começarem a luta, passou por eles uma mulher de rosto tapado por um véu, perseguida por uma raposa.

Os dois cavaleiros acharam aquilo muito estranho e correram atrás dela. Quando a conseguiram alcançar, retiraram-lhe o véu da frente da cara e descobriram que nada mais era do que uma múmia, com dois buracos vazios onde um dias tinham estado os seus olhos.

“¡Qué desengaño!”, disseram os dois ao mesmo tempo.

A frase retumbou pelas paredes e acabou por ficar para sempre ligada àquela rua onde, dizem as pessoas que por ali vivem, em certas noite ainda é possível ver esta dama a correr de um lado para o outro com a raposa atrás.

Alguma vez passaram por esta rua e tiveram a sorte (ou azar) de ver este fantasma?

Temos uma categoria inteira sobre as ruas de Madrid e as curiosidades por trás dos nomes! É só clicar!

| o fantasma da calle del desengañoflecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Encontra outras atividades em Madrid na GetYourGuide! Desfruta ao máximo da capital espanhola!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!

Artigo anterior5 coisas que não sabias sobre o Campo del Moro
Próximo artigo9 Mercados Gourmet de Madrid para comer e chorar por mais
Susana
Portuguesa, nascida e criada em Braga, madrilena de adopção. Tradutora de "curso", Analista SEO de profissão, trabalhei na capital espanhola durante 9 anos. Adoro viajar, perder-me pelas cidades, conhecer novas culturas e amo o mar! Faço visitas guiadas por Madrid em português e escrevo sobre as centenas de curiosidades que esta cidade guarda!

DEIXA UMA RESPOSTA

Por favor escreve o teu comentário!
Por favor, escreve o teu nome aqui

eleven − 2 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.