Dia 11 de maio começam as festas de San Isidro de 2018, um dos eventos mais importantes da cidade de Madrid. Não só religioso, mas também “fiestero”!

san-isidro, festas de san isidro

O San Isidro, assim como a Verbena de La Paloma, unem o útil ao agradável: quem prefere a parte religiosa tem direito a procissões, missas especiais e a visitar capelas que só abrem neste dia; e quem prefere festa também tem direito a ela, com grupos a tocarem em várias zonas da cidade, cabeçudos, gigantones e muitas outras actividades com as quais se divertirem!

São as festas mais esperadas da primavera e celebram-se desde o século XIX.

As festas de San Isidro começaram por ser apenas uma romaria na qual os habitantes de Madrid se deslocavam à Pradera de San Isidro no dia 15 de Maio para um pic-nic em família, ouvir missa na Ermida do Santo, beber um pouco de água da fonte milagrosa e dançar o chotis.

festas de san isidro, chulapos, chotis
(fonte: wikimedia commons)

Hoje em dia as festas duram 5 dias, começam com o tradicional pregón desde a varanda da Plaza de la Villa. e têm vários palcos, sendo os mais importantes: Pradera de San Isidro, Plaza Mayor e os Jardins das Vistillas, onde durante os 5 dias podemos encontrar concertos, espectáculos e diversões para os mais pequenos.

O que comer nas festas de San Isidro em Madrid?

rosquillas, doce tipico, festas de san isidro
(fonte: wikimedia commons)

O mais típico são as rosquillas del santo, que se podem encontrar em várias barraquinhas espalhadas pela Pradera. Existem 4 variedades: as tontas, as listas, as francesas e as de Santa Clara. Qual a diferença? As tontas não levam açúcar nem têm buraco no meio, enquanto as listas estão cobertas de açúcar e têm buraco.

Outros pratos bastante utilizados durante esta festa incluem:

Cocido madrileno – Uma espécie de Cozido à Portuguesa com alguns ingredientes diferentes como é o caso do grão-de-bico e dos ossos de jamón;

Paella – não é um prato típico de Madrid, mas é tão “espanhol” que a cidade adoptou-o para festas importantes como a festa de San Isidro. Os valencianos dirão sempre que “isto não é paelha” ahahaha

paella, festas de san isidro
(fonte: wikimedia commons)

Tortilla – Outro clássico espanhol e que cai bem em qualquer momento! É muito típico as famílias levarem umas quantas “doses” de tortilha de batata para o pic-nic de dia 15.

Huevos rotos com jamón – um dos meus pratos favoritos que, como diriam os espanhóis, sabem a glória! Ovos estrelados, batatas fritas e bocados de presunto… Mistura-se tudo e “bota-se pa dentro”!

Entresijos y gallinejas – A casa mais famosa deste tipo de comida está a caminho de minha casa e o cheiro que emana é bastante mau. Pelo menos para quem, como eu, não gosta de ‘miúdos’. Os entresijos y gallinejas não são mais que intestinos de cordeiro e/ou galinha bem fritos, que depois podem ser consumidos sozinhos ou num pão.

gallinejas, entresijos, festas de san isidro
(fonte: wikimedia commons)

Bocadillo de calamares – Impossível falar de Madrid sem falar de sandes de calamares. Os mais conhecidos estão na zona da Plaza Mayor e os meus favoritos são na La Ideal.

Barquillos – “Barquillooo! Ay, qué rico barquillo!” Era o que gritava um senhor em Sanxenxo durante o verão! Os barquillos são como as línguas da sogra e são muito típicos das verbenas madrilenas. Existem até os chamados barquilleros que têm uma espécie de tômbola onde te podem sair 1, 2 ou 3 barquillos de cada vez que jogas.

Vinho doce – E nada está completo sem bebida! Neste caso, a estrela é o vinho doce, mas poderia ser qualquer outra bebida! Dizem que sabe ainda melhor quando acompanhado por rosquillas ou barquillos.

O que fazer?

Pradera de San Isidro, festas de san isidro
Rebuliço na Pradera de San Isidro durante as festas (fonte: s.libertaddigital.com)

Todos os dias existem 1001 planos para fazer, sejam eles concertos, espectáculos, visitar algum museu ou visitas guiadas por Madrid relacionadas com a vida de San Isidro.

Aqui fica o Programa Oficial das Festas de San Isidro 2018

Chulaposs, Pradera de San Isidro, festas de san isidro
Chulaposs na Pradera de San Isidro (fonte: septimavalparaiso.cl)

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Consegue até 39€ de desconto na tua primeira reserva no AirBnb com o nosso código.

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 × one =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.