catedral almudena curiosidades madrid o que fazer em madrid
Catedral da Almudena

Celebra-se a 9 de Novembro uma das datas mais importantes de Madrid, o dia da Virgem da Almudena, padroeira de Madrid. Como não poderia deixar de ser, esta festa tem direito a uma lenda própria!

Para percebermos a origem desta lenda temos de recuar até ao ano 712 d.C., ano em que Don Rodrigo, rei visigodo da Hispânia, é vencido na batalha de Guadalete, o que fez com que os muçulmanos conquistassem e assentassem em grande parte da Península Ibérica.

Antes que os invasores chegassem à pequena vila que era naquela época a actual Madrid (ainda não era a capital do reino e actualmente nem sequer sabemos qual o seu nome original), os habitantes decidiram esconder uma pequena imagem da Virgem Maria no meio dos muros defensivos da cidade.

catedral almudena curiosidades madrid o que fazer em madrid
Entrada para a Catedral da Almudena

Porquê esconder esta imagem e não outra qualquer? Esta era a relíquia mais preciosa que a povoação tinha pois acreditavam que tinha sido trazida por um discípulo do Apóstolo Santiago no ano 38 d.C.

A imagem foi escondida num pequeno nicho feito numa parede, juntamente com 2 velas acesas.

Ficou esquecida durante mais de 300 anos, mas em 1085 Alfonso VI conquista Toledo e com ela a “pequena cidade” vizinha, que neste momento era já mais importante devido à sua posição estratégica e tinha até um nome, “Magerit“.

Quando chegou a “Magerit” ouviu histórias sobre a imagem perdida da Virgem e decidiu a todo custo encontrá-la. Com medo que os muçulmanos encontrassem a figura, a história da sua existência foi passada entre gerações apenas oralmente, fazendo com que muitos detalhes se perdessem, incluindo o local exacto da muralha onde a imagem tinha sido escondida!

Depois de muitas tentativas frustradas e muito tempo perdido à procura de uma imagem que teimava em não aparecer, o rei Alfonso VI decidiu fazer uma última tentativa: organizou uma procissão – encabeçada pelo próprio rei e com a presença da nobreza e das autoridades eclesiásticas – para andar a toda a volta da muralha à procura de um sinal divino sobre onde poderia estar a estátua.

Conta a lenda que, quando iam a passar pela actual Cuesta de la Vega, umas pedras do muro cederam e caíram ao chão, deixando a descoberto o local onde a Virgem estava escondida, com as velas ainda acesas!!

catedral almudena curiosidades madrid o que fazer em madrid virgem
Estátua da Virgem da Almudena dentro da Catedral

A Virgem foi chamada de Almudena por ter estado todo o tempo escondido num sítio ao qual os árabes chamavam de “almudín” (em espanhol e ‘al-mudy’ em árabe), um depósito de trigo.

Conseguem imaginar quando foi encontrada a Virgem?? Exactamente! 9 de Novembro de 1085! E por isso, desde esse dia e a cada 9 de Novembro a cidade de Madrid celebra a data em que recuperou um dos seus bens mais preciosos!

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

fifteen − 11 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.