A Cristiane é uma leitora assídua do blog que veio conhecer Madrid e a Europa pela primeira vez. Foi também a primeira leitora do blog que conheci pessoalmente, então decidi convidá-la para escrever um textinho sobre as impressões dela da cidade! Espero que gostem 😀


A princípio a capital espanhola não estava em meus planos. Surgiu pelo meu marido com a pura e simples intenção de conhecer o estádio do Real Madrid, o famoso e magnífico Santiago Bernabéu. Mas eu, a agente de viagens da nossa casa, não iria gastar passagem, hospedagem e nosso tempo para um dia e um único ponto turístico. Então “bora” procurar o que tinha de bom nessa tal de MADRID.

estádio santiago bernabéu, o "culpado" da visita a madrid
Estádio Santiago Bernabéu, o “culpado” da visita a Madrid

Busca daqui, busca dali, busca de lá (que jargão!), achei o DESBRAVANDO MADRID e a simpaticíssima Susana, uma portuguesa de Braga que mora em Madrid. Ela ajudou a organizar minhas ideias no roteiro. Nele, inclusive, não poderia ser diferente, tive que colocar o ponto: Conhecermos a Susana.

Mas vamos deixar de mimimi e ir logo aos finalmentes, afinal fui convidada para falar de Madrid

flamingos no zoo de madrid
Flamingos no Zoo de Madrid

Primeira vez na Europa, segundo país visitado (viemos de Portugal) e um choque. Sim um choque cultural. O local escolhido para nos hospedar foi na Calle Fuencarral devido a sua localização. Lá convivem punks, moderninhos, homossexuais, pessoas idosas, jovens, tranquilamente. Algumas ruas transversais são sujas, pichadas, o que dá um contraste com alguns monumentos grandes, limpos, imponentes, iluminados.

É uma cidade diversificada onde o velho e o novo, o antigo e o moderno estão lado a lado.

templo de debod
Templo de Debod

Uma cidade cheia de opções. Para quem gosta de passar o dia flanando pelas incontáveis lojas, seja na Calle Fuencarral, na Gran Via, na Puerta del Sol ou em qualquer cantinho da cidade, não faltarão opções.

Se a grande pedida é curtir a natureza, é uma boa opção. Parques estão espalhados pela cidade: O zoológico, Jardins de Sabatini, Madrid Rio, Parque do Retiro, Praça de Espanha, Praça do Oriente, Campo Del Moro, Templo de Debod. Em uns você caminha, no outro faz um piquenique, anda de bicicleta, reme nos barquinhos do Parque do Retiro. Cansou? Então largue-se pelos bancos, pela grama e simplesmente relaxe, namore, respire, contemple. Sem correria. Curta o céu azul, azul daquele lugar. Se for calor, tome um sorvete, se estiver frio, invente, corra pra aquecer o corpo e a alma, mas não deixe de aproveitar.

parque do retiro
Parque do Retiro

Cansou de tanto verde e adrenalina? Não quer engordar tomando um sorvete? (calma que ainda nem falei das gordices daquele lugar) O que quer? Cultura versus cultura? Está no lugar certo. São muitos museus dos mais variados temas.troca-guarda-palacio-real-madrid

O Palácio Real é de deixar de boca aberta de tanta riqueza e beleza. O salão das armas é um local para se viajar imaginando como era antigamente. Como as pessoas duelavam com aquelas armaduras, aquelas armas. Fiquei estarrecida em ver as armaduras infantis. Pena que não pode fotografar.

O Museu do Prado é maravilhoso! E  as estátuas de mármore? Parecem pessoas, tamanha a perfeição. E os quadros? As Meninas de Velásquez é um quadro que tem um quê diferente, por estar, nele, retratado o próprio artista. Já o quadro Saturno devorando o filho é um quadro meio pesado, um ar sombrio pelo tema e pelas cores, mas igualmente interessante de se ver.

museu do prado
Museu do Prado

O Reina Sofia é um museu bem legal também (embora eu tenha preferido o Prado). Ver  o quadro de Picasso – Guernica  – me deixou emocionada. Ver a pintura que estudamos na escola de tão perto é inexplicável.  E tantos outros quadros tão importantes quanto esse. Esse museu mistura as pinturas mais tradicionais com uma parte contemporânea. Ele tem duas entradas. As pessoas estão acostumadas com a antiga e fazem filas enormes, sendo que há uma mais nova que não tem fila alguma.

museu reina sofia
Museu Reina Sofia

Tem ainda o Museu do Romanticismo, da História de Madrid, muito interessantes. Já o de Ciências Naturais não achou que tenha valido meu tempo e meus euros. Já o Thyssen-Bornemisza, o Caixa Fórum não tivemos tempo de visitar, embora tenhamos ficado 8 dias na cidade.

Ah! E o motivo principal de Madrid de surgido nos planos, o estádio? Esse sim valeu a pena. Não gosto e não entendo de futebol, mas a visita é toda planejada, toda esquematizada de um jeito que faz até os mais leigos na matéria se emocionar. Ver as chuteiras e as bolas antigas, os troféus é muito emocionante.

museu do real madrid
Museu do Real Madrid

E a sala das sensações? É de arrepiar. Super recomendo. Foram quase três horas de visita. Em tempos de euros nas alturas (para nós brasileiros) a “lujinha” só fez parte do tour, nadinha de compras.

Fora as atrações pagas, tem ainda os monumentos que deparamo-nos ao andar pelas ruas: o Urso e o medronheiro, a Plaza de Cibeles, Porta de Alcalá e outros. A cidade nos surpreende a cada passo, a cada rua.

mercado san miguel
Mercado San Miguel

Mas se você quer… Comida, comida. Jogue-se. Madrid tem Mercados, restaurantes pra todo tipo de gosto. Comam tapas, tostas, paella, churros, porras. Esqueça da dieta, coma com gosto, deguste com a alma, viva os dias em Madrid e volte com saudade, com gosto de bis.

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



Artigo anteriorO que significa “Asegurada de Incendios”?
Próximo artigoMercado de San Miguel
Portuguesa, nascida e criada em Braga, madrilena de adopção. Tradutora de "curso", Analista SEO de profissão, trabalhei na capital espanhola durante 9 anos. Adoro viajar, perder-me pelas cidades, conhecer novas culturas e amo o mar! Faço visitas guiadas por Madrid em português e escrevo sobre as centenas de curiosidades que esta cidade guarda!

DEIXA UMA RESPOSTA

Por favor escreve o teu comentário!
Por favor, escreve o teu nome aqui

4 × five =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.