Madrid transforma-se na época natalícia, com as luzes, cores, música e a animação que encontras ao virar de cada esquina. Uma das tradições mais antigas e populares são os mercadillos de navidad, ou mercados de natal, que se espalham por toda a cidade e oferecem uma grande variedade de produtos típicos, artesanais e originais para celebrar estas festas. Neste artigo, vou-te mostrar alguns dos mercados natalícios mais interessantes e imperdíveis que podes visitar em Madrid em 2023.

mercadillo navidad plazamayor 2021 | mercados de natal em madrid a não perder 2023

Mercado de Navidad de la Plaza Mayor 2023

Este é o mercado de natal mais emblemático e famoso de Madrid, que se realiza todos os anos na Plaza Mayor, o coração histórico da cidade. Aqui podes encontrar 104 casetas que vendem principalmente presépios, enfeites de natal, e artigos de brincadeira (perucas, bombinhas, chapéus com os mais variados bonecos, etc). É o lugar ideal para comprar os acessórios para a tua árvore de natal, o teu presépio ou as tuas partidas para o Dia dos Inocentes (28 de dezembro). O Mercado de Navidad de la Plaza Mayor estará aberto de 24 de novembro a 31 de dezembro, de domingo a quinta-feira das 10:00 às 21:00 h e sexta, sábado e véspera de feriados das 10:00 às 22:00 h.

Uma das tradições que mais gostava em Madrid era a voltinha natalícia em família: Cortylandia, visita ao Mercado de Natal da Plaza Mayor e bocadillo de calamares no Bar La Ideal. Acho que não há nada mais madrileno que isto1 😀

| mercados de natal em madrid a não perder 2023

Feria Mercado de Artesanía de la Comunidad de Madrid

Se procuras um presente único e original, feito à mão por artesãos de toda a Espanha, não podes perder a Feria Mercado de Artesanía de la Comunidad de Madrid, que se realiza no Paseo de Recoletos, entre Colón e Cibeles. Aqui podes encontrar mais de 150 stands que oferecem joalharia, bijutaria, brinquedos, chapéus, livros, marroquinaria, produtos texteis, entre outros. É uma oportunidade de apoiar o trabalho artesanal e de descobrir as últimas tendências e novidades do setor. A Feria Mercado de Artesanía de la Comunidad de Madrid estará aberta de 1 a 30 de dezembro, com horário de segunda a sexta-feira das 11:00 às 21:00 h; sábado, domingo e feriados das 10:00 às 22:00 h.

la navidena 00 | mercados de natal em madrid a não perder 2023

La Navideña

Se queres viajar pelo mundo sem sair de Madrid, tens que visitar La Navideña, um mercado internacional que se instala na Plaza de España e que conta com a participação de mais de 70 países. Aqui podes degustar a gastronomia típica de cada região, comprar produtos artesanais e culturais, assistir a espetáculos de música e dança e participar em oficinas e atividades para toda a família. Além disso, podes aproveitar para patinar na pista de gelo que se monta na mesma praça. La Navideña estará aberta de 15 de dezembro a 5 de janeiro.

mercadillo del gato | mercados de natal em madrid a não perder 2023

Mercadillo del Gato

Se gostas de moda, design e decoração, não podes perder o Mercadillo del Gato, um mercado pop up que se realiza em dois locais emblemáticos de Madrid: o hotel The Westin Palace e o edifício da Gran Vía 13. Aqui podes encontrar mais de 100 expositores que vendem roupa, acessórios, joias, cosméticos, arte, antiguidades e muito mais. É um mercado muito chic, onde podes encontrar peças exclusivas e de qualidade, a preços acessíveis. O Mercadillo del Gato estará aberto no The Westin Palace de 1 a 10 de dezembro e na Gran Vía 13 de 15 de dezembro a 5 de janeiro.

| mercados de natal em madrid a não perder 2023

Beefeater Xmas Market

Se queres sentir o espírito natalício de Londres sem sair de Madrid, tens que visitar o Beefeater Xmas Market, um mercado de inspiração londinense que se realiza na Calle Fortuny, 53. Aqui podes brindar com os melhores Hot Gins, ou gins quentes, acompanhados de música ao vivo, food trucks e muito mais.

O Beefeater Xmas Market é um lugar com projeções de luzes, postos de flores, decoração natalícia, sapatilhas, roupa, vinis e merchandising exclusivo da marca. Além disso, podes desfrutar de espetáculos de música e dança com DJ e diferentes artistas.

Mercado de Natal inglês da Igreja anglicana Saint George’s Church

Se queres conhecer um pouco da cultura e da tradição britânicas, não podes perder o Mercado de Natal inglês da Igreja anglicana Saint George’s Church, que se realiza no dia 16 de dezembro. Aqui podes encontrar numerosas bancas de artesanato, doces, vinho quente, tômbola e mais, ideal para comprar presentes originais.

O Mercado de Natal inglês da Igreja anglicana Saint George’s Church é um dos mais antigos e autênticos de Madrid, que se celebra desde 1956. É organizado pela comunidade anglicana de Madrid, que conta com mais de 40 nacionalidades diferentes. O objetivo é angariar fundos para a manutenção da igreja e para apoiar projetos sociais locais e internacionais.

O Mercado de Natal inglês da Igreja anglicana Saint George’s Church é um lugar onde podes desfrutar de um ambiente acolhedor e familiar, com música ao vivo, jogos para crianças e adultos, e sorteios de prémios. Também podes saborear produtos típicos britânicos, como bolos, chás, livros e artesanato. É uma oportunidade de conhecer outras pessoas, aprender sobre a cultura inglesa e colaborar com uma boa causa.

O Mercado de Natal inglês da Igreja anglicana Saint George’s Church estará aberto no dia 16 de dezembro. O horário é das 11:00 às 18:00 h. A entrada é gratuita, mas é recomendável levar dinheiro trocado, pois não se aceitam cartões. Também te recomendo que vás o mais cedo possível, porque é um emrcado conhecido e com pouco espaço que fica a abarrotar de gente.

Outros mercados de Natal em Madrid 2023

Estes são apenas alguns dos mercados que podes encontrar em Madrid, mas há muitos mais para descobrir. Por exemplo, podes visitar o Mercadillo de Navidad de El Corte Inglés Castellana, onde podes encontrar desde roupa e artigos para homem, mulher e crianças a decoração para o lar, vajillas, cuberterías, bisutería, bolsos, livros ou peletería. Ou ainda o Pop Arq Store – Especial Navidad, um mercado artesanal com produtos desenhados e produzidos por arquitetos.

Como vês, Madrid tem uma oferta muito variada e atraente de mercadillos de navidad, onde podes encontrar de tudo um pouco para celebrar estas festas com alegria e originalidade. Espero que tenhas gostado deste artigo e que te animes a visitar alguns destes mercadillos. Se o fizeres, não te esqueças de partilhar as tuas impressões e experiências nos comentários. E se conheces algum outro mercadillo que queiras recomendar, também podes fazê-lo. Até à próxima!

Artigo anteriorO que fazer em Madrid no Halloween de 2023
Próximo artigoO que fazer em Madrid no Natal 2023
Portuguesa, nascida e criada em Braga, madrilena de adopção. Tradutora de "curso", Analista SEO de profissão, trabalhei na capital espanhola durante 9 anos. Adoro viajar, perder-me pelas cidades, conhecer novas culturas e amo o mar! Faço visitas guiadas por Madrid em português e escrevo sobre as centenas de curiosidades que esta cidade guarda!

DEIXA UMA RESPOSTA

Por favor escreve o teu comentário!
Por favor, escreve o teu nome aqui

18 − sixteen =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.