De certeza que já viste esta notícia pelas redes sociais, mas no caso de não a teres visto eu volto a contá-la: o Miradouro do Retiro reabriu depois de 30 anos fechado!

O quê? Não sabias que o Parque do Retiro tinha um miradouro? É normal, eu confesso que ouvi falar dele pela primeira vez há cerca de 2 anos… E já cá ando desde 2013…

retiro miradouro destaque | miradouro do retiro, reaberto depois de 30 anos

Miradouro do Retiro

O miradouro está situado no Monumento de Alfonso XII que preside o Estanque do Parque do Retiro. Se olhares com atenção, verás umas pequenas janelas pretas mesmo por baixo da base do cavalo… É daí que terás as fantásticas vistas sobre o parque e a cidade!

Oferece uma panorâmica da zona centro de Madrid e convida a aguçar a vista e tentar descobrir o maior número de edifícios conhecidos! Dependendo do lado para onde olhares, poderás ver as Cuatro Torres, as Torres de Colón, a Igreja dos Jerónimos, o hospital militar Gomez Ulla, o antigo hotel Reina Victoria na Praça de Santa Ana, etc…

vista panoramica miradouro retiro | miradouro do retiro, reaberto depois de 30 anos

Quando e porque foi construída esta bela estátua?

No final do século XIX uma epidemia de tuberculose assolou Espanha, levando consigo centenas de pessoas entre elas o rei Alfonso XII, com apenas 27 anos. O rei era amado pelo povo e carinhosamente chamado de “Pacificador” e para lhe renderem homenagem, decidiram criar este monumento em sua honra pago maioritariamente com dinheiro doado pelos espanhóis.

Em 1887, dois anos após a morte de Alfonso XII, as Cortes propõem à Rainha Regente María Cristina a construção do monumento dedicado à memória do seu marido.

detalhe conjunto miradouro retiro | miradouro do retiro, reaberto depois de 30 anos


Queres conhecer a cidade com uma guia que fala português?

Desbrava Madrid com uma das nossas visitas guiadas privadas!


 

A primeira pedra não foi posta até 1902, quando Alfonso XIII já contava com 16 anos e acabava de ocupar oficialmente o trono. A inauguração aconteceu 20 anos depois, a 3 de julho de 1922.

O projeto foi realizado através de um concurso público, o qual foi ganho pelo arquiteto José Grases Riera. Está inspirado nos monumentos a Guilherme I em Berlim e a Victorio Emanuelle em Roma. A estátua equestre é obra de Mariano Benlliure.

Entradas para o Miradouro de Alfonso XII

miradouro parque retiro | miradouro do retiro, reaberto depois de 30 anos

Depois de 30 anos fechado e de passar por alguma obras de remodelação interior e de melhora das escadas de acesso, o Miradouro do Retiro abriu novamente no dia 3 de Abril. As entradas são gratuitas e podes/podias conseguir as tuas no site www.reservaspatrimonio.es .

Os horários das visitas são: quartas-feiras à tarde (18h e 18h30) e sábados de manhã (11h e 11h30), até ao final de agosto. Durante o mês de setembro serão incorporados dois novos turnos, quartas às 19h e sábados às 12h, até 29 de setembro, o último dia. Se já entraste na web das Reservas Património e viste que as entradas estão esgotadas e há lista de espera, não desesperes!

vistas madrid miradouro retiro | miradouro do retiro, reaberto depois de 30 anos

– Publicidade –



Quando lá fui aproveitei para falar com os responsáveis e trago-vos um pequeno truque para tentarem visitar o miradouro mesmo que não tenham lugar reservado 😉

As visitas funcionam da seguinte forma: só existem dois turnos por dia e em cada um deles só podem entrar 10 pessoas de cada vez. Quando chegas à porta do monumento pedem o teu nome e marcam-te na lista. Se não estiverem presentes as 10 pessoas que tinham entrada reservada, eles passam à lista de espera.

Só que… (plot twist) a lista de espera não está por ordem de inscrição, mas por ordem alfabética e eles vão deixando entrar as pessoas que se apresentem na porta e tenham o nome na lista de espera (imprescindível!)!

parque do retiro alfonso xii | miradouro do retiro, reaberto depois de 30 anos

Portanto, o que podes fazer é: aproveita um dia, quarta ou sábado, para dar um passeio em família pelo Parque do Retiro e inscreve-te na lista de espera desse dia! 10 minutos antes da visita guiada ao miradouro do Parque do Retiro começar, apresenta-te na porta e espera que não apareçam todas as pessoas que era suposto.

Isto é um pequeno truque que eu “inventei” e pode funcionar ou não! Tens de estar preparado para o facto de aparecerem todas as pessoas que tinham reserva.

escadas miradouro retiro | miradouro do retiro, reaberto depois de 30 anos

– Publicidade –



Mas por experiência própria, eu visitei o miradouro num sábado de manhã e dos “reservados” só estávamos 3 e ainda entraram mais 2 pessoas da lista de espera. O que significa que dos 10 possíveis, só entramos 5! Eu acho que vale a pena tentar, não achas? 😉

O espaço no interior do monumento é um pouco apertado e para chegar ao miradouro é preciso subir 97 degraus. Não há elevador, portanto o Ayuntamiento de Madrid avisa que quem não tiver condição física para subir até ao miradouro, não o poderá visitar. Os menores de 14 anos também são desaconselhados.

interior miradouro | miradouro do retiro, reaberto depois de 30 anos

Já conseguiste visitar o Miradouro do Parque do Retiro de Madrid? O que achaste?

Guarda este artigo no Pinterest para o teres sempre à mão!

| miradouro do retiro, reaberto depois de 30 anosflecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Encontra outras atividades em Madrid na GetYourGuide! Desfruta ao máximo da capital espanhola!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!

Artigo anteriorSemana Santa em Madrid
Próximo artigoTransumância: as ovelhas invadem Madrid
Susana
Portuguesa, nascida e criada em Braga, madrilena de adopção. Tradutora de "curso", Analista SEO de profissão, trabalhei na capital espanhola durante 9 anos. Adoro viajar, perder-me pelas cidades, conhecer novas culturas e amo o mar! Faço visitas guiadas por Madrid em português e escrevo sobre as centenas de curiosidades que esta cidade guarda!

DEIXA UMA RESPOSTA

Por favor escreve o teu comentário!
Por favor, escreve o teu nome aqui

13 + nineteen =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.