De certeza que já viste esta notícia pelas redes sociais, mas no caso de não a teres visto eu volto a contá-la: o Miradouro do Retiro reabriu depois de 30 anos fechado!

O quê? Não sabias que o Parque do Retiro tinha um miradouro? É normal, eu confesso que ouvi falar dele pela primeira vez há cerca de 2 anos… E já cá ando desde 2013…

Miradouro do Retiro

O miradouro está situado no Monumento de Alfonso XII que preside o Estanque do Parque do Retiro. Se olhares com atenção, verás umas pequenas janelas pretas mesmo por baixo da base do cavalo… É daí que terás as fantásticas vistas sobre o parque e a cidade!

Oferece uma panorâmica da zona centro de Madrid e convida a aguçar a vista e tentar descobrir o maior número de edifícios conhecidos! Dependendo do lado para onde olhares, poderás ver as Cuatro Torres, as Torres de Colón, a Igreja dos Jerónimos, o hospital militar Gomez Ulla, o antigo hotel Reina Victoria na Praça de Santa Ana, etc…

Quando e porque foi construída esta bela estátua?

No final do século XIX uma epidemia de tuberculose assolou Espanha, levando consigo centenas de pessoas entre elas o rei Alfonso XII, com apenas 27 anos. O rei era amado pelo povo e carinhosamente chamado de “Pacificador” e para lhe renderem homenagem, decidiram criar este monumento em sua honra pago maioritariamente com dinheiro doado pelos espanhóis.

Em 1887, dois anos após a morte de Alfonso XII, as Cortes propõem à Rainha Regente María Cristina a construção do monumento dedicado à memória do seu marido.


Queres conhecer a cidade com uma guia que fala português?

Desbrava Madrid com uma das nossas visitas guiadas privadas!


 

A primeira pedra não foi posta até 1902, quando Alfonso XIII já contava com 16 anos e acabava de ocupar oficialmente o trono. A inauguração aconteceu 20 anos depois, a 3 de julho de 1922.

O projeto foi realizado através de um concurso público, o qual foi ganho pelo arquiteto José Grases Riera. Está inspirado nos monumentos a Guilherme I em Berlim e a Victorio Emanuelle em Roma. A estátua equestre é obra de Mariano Benlliure.

Entradas para o Miradouro de Alfonso XII

Depois de 30 anos fechado e de passar por alguma obras de remodelação interior e de melhora das escadas de acesso, o Miradouro do Retiro abriu novamente no dia 3 de Abril. As entradas são gratuitas e podes/podias conseguir as tuas no site www.reservaspatrimonio.es .

Os horários das visitas são: quartas-feiras à tarde (18h e 18h30) e sábados de manhã (11h e 11h30), até ao final de agosto. Durante o mês de setembro serão incorporados dois novos turnos, quartas às 19h e sábados às 12h, até 29 de setembro, o último dia. Se já entraste na web das Reservas Património e viste que as entradas estão esgotadas e há lista de espera, não desesperes!

– Publicidade –



Quando lá fui aproveitei para falar com os responsáveis e trago-vos um pequeno truque para tentarem visitar o miradouro mesmo que não tenham lugar reservado 😉

As visitas funcionam da seguinte forma: só existem dois turnos por dia e em cada um deles só podem entrar 10 pessoas de cada vez. Quando chegas à porta do monumento pedem o teu nome e marcam-te na lista. Se não estiverem presentes as 10 pessoas que tinham entrada reservada, eles passam à lista de espera.

Só que… (plot twist) a lista de espera não está por ordem de inscrição, mas por ordem alfabética e eles vão deixando entrar as pessoas que se apresentem na porta e tenham o nome na lista de espera (imprescindível!)!

Portanto, o que podes fazer é: aproveita um dia, quarta ou sábado, para dar um passeio em família pelo Parque do Retiro e inscreve-te na lista de espera desse dia! 10 minutos antes da visita guiada ao miradouro do Parque do Retiro começar, apresenta-te na porta e espera que não apareçam todas as pessoas que era suposto.

Isto é um pequeno truque que eu “inventei” e pode funcionar ou não! Tens de estar preparado para o facto de aparecerem todas as pessoas que tinham reserva.

– Publicidade –



Mas por experiência própria, eu visitei o miradouro num sábado de manhã e dos “reservados” só estávamos 3 e ainda entraram mais 2 pessoas da lista de espera. O que significa que dos 10 possíveis, só entramos 5! Eu acho que vale a pena tentar, não achas? 😉

O espaço no interior do monumento é um pouco apertado e para chegar ao miradouro é preciso subir 97 degraus. Não há elevador, portanto o Ayuntamiento de Madrid avisa que quem não tiver condição física para subir até ao miradouro, não o poderá visitar. Os menores de 14 anos também são desaconselhados.

Já conseguiste visitar o Miradouro do Parque do Retiro de Madrid? O que achaste?

Guarda este artigo no Pinterest para o teres sempre à mão!

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Consegue até 39€ de desconto na tua primeira reserva no AirBnb com o nosso código.

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.