Sabias que há uma Virgem chamada Nossa Senhora de Madrid? Não? Não te preocupes, não és o único!

Apesar do nome, e de ter sido padroeira de Madrid muito antes da Virgem da Almudena, é provável que esta Virgem seja uma das menos conhecidas dos madrilenos. Tem uma lenda muito interessante e é disso que vos vou falar hoje!

nossa senhora de madrid

– Publicidade –



Nossa Senhora de Madrid, a Virgem desconhecida

Feita de madeira e com aproximadamente 130cm de altura, contam que a Virgem foi roubada de uma igreja de Toledo por volta de 1581. Trouxeram-na para Madrid e cortaram-lhe os braços para adapta-la ao papel “publicitário” que teria a partir daí.

Conta a lenda que a imagem da Virgem foi utilizada num prostíbulo na calle del Carmen (uma das ruas que vai da Porta do Sol a Callao) onde hoje se encontra a igreja do Carmen. Muito provavelmente o prostíbulo era financiado e permitido pela corte do Rey, mas como estávamos em tempos da Inquisição, não era permitido por reclames demasiado chamativos à porta, sob pena de acabarem todos na fogueira.

– Publicidade –



O que é que eles se lembraram de fazer para chamar os fregueses sem serem apanhados pela Inquisição? Colocavam a Virgem numa das janelas do prostíbulo, já sem braços, e por baixo dela ficava um anão escondido que utilizava os buracos dos braços para introduzir os seus e tocar violino.

Deu resultado!! Os fregueses começaram a chegar aos magotes e a fama foi tanta que acabou por chegar aos ouvidos da Inquisição! O prostíbulo foi fechado, deitado abaixo e nesse sítio foi construído um mosteiro e a atual igreja del Carmen.

imagem da virgem de madrid

 


Conhece Madrid com uma guia portuguesa apaixonada pela cidade!

Sabe mais sobre os nossos tours guiados por Madrid.


 

O que aconteceu à imagem depois de ser resgatada?

Primeiro foi enviada para o antigo Hospital General, que se situava no edifício do Museu Reina Sofia. Foi tão venerada enquanto lá esteve, que chegou a ser padroeira de Madrid durante algum tempo e era a única Virgem que saía em procissão pela cidade.

Dali passou para o Hospital Provincial de Madrid e hoje em dia podemos encontrar a Virgem numa igreja longe dos olhares do grande público, apesar de se encontrar no centro da cidade: a igreja da Paróquia de San Vicente Ferrer, na Calle Ibiza, junto do Parque do Retiro e do hospital Gregório Marañón.

A sua festa é celebrada no dia 2 de fevereiro, o dia de Nossa Senhora das Candeias.

igreja de san vicente ferrer

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!