Sabias que há uma Virgem chamada Nossa Senhora de Madrid? Não? Não te preocupes, não és o único!

Apesar do nome, e de ter sido padroeira de Madrid muito antes da Virgem da Almudena, é provável que esta Virgem seja uma das menos conhecidas dos madrilenos. Tem uma lenda muito interessante e é disso que vos vou falar hoje!

nossa senhora de madrid

– Publicidade –



Nossa Senhora de Madrid, a Virgem desconhecida

Feita de madeira e com aproximadamente 130cm de altura, contam que a Virgem foi roubada de uma igreja de Toledo por volta de 1581. Trouxeram-na para Madrid e cortaram-lhe os braços para adapta-la ao papel “publicitário” que teria a partir daí.

Conta a lenda que a imagem da Virgem foi utilizada num prostíbulo na calle del Carmen (uma das ruas que vai da Porta do Sol a Callao) onde hoje se encontra a igreja do Carmen. Muito provavelmente o prostíbulo era financiado e permitido pela corte do Rey, mas como estávamos em tempos da Inquisição, não era permitido por reclames demasiado chamativos à porta, sob pena de acabarem todos na fogueira.

– Publicidade –



O que é que eles se lembraram de fazer para chamar os fregueses sem serem apanhados pela Inquisição? Colocavam a Virgem numa das janelas do prostíbulo, já sem braços, e por baixo dela ficava um anão escondido que utilizava os buracos dos braços para introduzir os seus e tocar violino.

Deu resultado!! Os fregueses começaram a chegar aos magotes e a fama foi tanta que acabou por chegar aos ouvidos da Inquisição! O prostíbulo foi fechado, deitado abaixo e nesse sítio foi construído um mosteiro e a atual igreja del Carmen.

imagem da virgem de madrid

 


Conhece Madrid com uma guia portuguesa apaixonada pela cidade!

Sabe mais sobre os nossos tours guiados por Madrid.


 

O que aconteceu à imagem depois de ser resgatada?

Primeiro foi enviada para o antigo Hospital General, que se situava no edifício do Museu Reina Sofia. Foi tão venerada enquanto lá esteve, que chegou a ser padroeira de Madrid durante algum tempo e era a única Virgem que saía em procissão pela cidade.

Dali passou para o Hospital Provincial de Madrid e hoje em dia podemos encontrar a Virgem numa igreja longe dos olhares do grande público, apesar de se encontrar no centro da cidade: a igreja da Paróquia de San Vicente Ferrer, na Calle Ibiza, junto do Parque do Retiro e do hospital Gregório Marañón.

A sua festa é celebrada no dia 2 de fevereiro, o dia de Nossa Senhora das Candeias.

igreja de san vicente ferrer

| nossa senhora de madrid, a virgem desconhecidaflecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Encontra outras atividades em Madrid na GetYourGuide! Desfruta ao máximo da capital espanhola!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!

Artigo anteriorDeveria fazer um free tour em Madrid?
Próximo artigo4 estádios de futebol a visitar na tua próxima visita a Madrid
Susana
Portuguesa, nascida e criada em Braga, madrilena de adopção. Tradutora de "curso", Analista SEO de profissão, trabalhei na capital espanhola durante 9 anos. Adoro viajar, perder-me pelas cidades, conhecer novas culturas e amo o mar! Faço visitas guiadas por Madrid em português e escrevo sobre as centenas de curiosidades que esta cidade guarda!