Um dos “monumentos” mais emblemáticos e conhecidos por todos aqueles que estudam na Complutense ou entram em Madrid pela A-6 é sem dúvida o Faro de Moncloa, ou em bom português o Farol de Moncloa.

Foi construído em 1992 pelo arquitecto madrileno Salvador Pérez Arroy para celebrar Madrid como Capital Europeia da Cultura e desde então a polémica não parou.

Miradouro do Faro de Moncloa
Autor: César Saiz; Licença Creative Commons

No seu nascimento foi apelidado de “símbolo de Madrid para o ano 2000”, mas desde o início que o edifício se viu envolvido em problemas. No dia seguinte à sua inauguração, um dos seus dois elevadores, que demoravam 20 segundo em subir até ao topo, avariou-se.

Algum tempo mais tarde, e devido a rajadas fortes de vento, algumas das placas de metal da cobertura soltaram-se e caíram, coisa que se repetiu várias vezes.

No ano 2005, depois do aparatoso incêndio do Edificio Windsor, o Ayuntamiento de Madrid decidiu inspeccionar vários edifícios da cidade e chegou à conclusão de que o Faro de Moncloa não cumpria com as normas de segurança, encerrando-o até 2015.

Farol de Moncloa

Em março desse ano, o Faro de Moncloa voltou a abrir, com a entrada a custar 3€ e a incluir uma visita guiada pelo farol (em espanhol e inglês) e subida ao miradouro, com uma duração total de 30 minutos e em grupos de um máximo de 10 pessoas. As vistas são fabulosas, especialmente em direcção à Calle Princesa e ao Cuartel del Ejercito del Aire.

Como o miradouro é circular, podemos ver desde a Serra de Guadarrama, até ao Palácio Real e as Quatro Torres.

Arco de la Victoria, Farol de Moncloa e Museu da América
Autor: desconciertos; Licença Creative Commons

Horário: de 10:00 – 20:00.

Preço: adultos, 3 euros. Crianças (entre 7 e 14 anos), maiores de 65 anos, desempregados e pessoas mobilidade reduzida, 1,5 euros. Grátis para menores de 7 anos

Comprar entradas: no Faro de Moncloa e no Centro Turismo Plaza Mayor

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



Artigo anteriorMercado de San Ildefonso
Próximo artigoParque Quinta de los Molinos e as amendoeiras em flor
Portuguesa, nascida e criada em Braga, madrilena de adopção. Tradutora de "curso", Analista SEO de profissão, trabalhei na capital espanhola durante 9 anos. Adoro viajar, perder-me pelas cidades, conhecer novas culturas e amo o mar! Faço visitas guiadas por Madrid em português e escrevo sobre as centenas de curiosidades que esta cidade guarda!

2 COMENTÁRIOS

DEIXA UMA RESPOSTA

Por favor escreve o teu comentário!
Por favor, escreve o teu nome aqui

8 − 1 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.