Quando comecei a ler blogues sobre a cidade de Madrid e as suas particularidades, este “passadiço” foi uma das primeiras curiosidades que encontrei e da qual gostei bastante. Mas demorei algum tempo para o ir conhecer pessoalmente. E tenho que dizer que foi difícil encontrá-lo!

É preciso estar atento para encontrar esta pequena ruela encaixada entre a Basílica de San Miguel e o Palácio Episcopal na Madrid dos Áustrias.

pasadizo panecillo madrid curiosidades o que fazer em madrid ruas madrid

Sendo uma rua estreita, cheia de cantos manhosos e com pouca iluminação,- era o esconderijo perfeito para indigentes, ladrões e gente com intenções duvidosas-, decidiram fechá-la com portões de ferro durante o séc. XIX.

pasadizo panecillo madrid curiosidades o que fazer em madrid ruas madrid Mas no século anterior esta viela foi bastante importante para a população de indigentes de Madrid.

No século XVIII Luis Alfonso de Borbón y Farnesio começou um peculiar costume: Através de uma das janelas do Palácio Episcopal decidiu dar um pedaço de pão a todos os indigentes que passassem e o pedissem, com a condição de que antes tivessem assistido à missa. A palavra foi passando de boca em boca e em pouco tempo o número de indigentes que se acotovelavam naquela rua estreita era tão grande, que começaram a aparecer os problemas e a oferta deixou de ser feita em 1829, altura em que fecharam a rua com as grades.

No entanto e devido a esta tradição o nome da rua acabou por mudar para sempre de Pasadizo de San Justo para Pasadizo del Panecillo.

pasadizo panecillo madrid curiosidades o que fazer em madrid ruas madrid
Basílica de San Miguel, Palácio Episcopal e o Pasadizo del Panecillo no meio dos dois

Temos uma categoria inteira sobre as ruas de Madrid e as curiosidades por trás dos nomes! É só clicar!

| pasadizo del panecilloflecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Encontra outras atividades em Madrid na GetYourGuide! Desfruta ao máximo da capital espanhola!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!

Artigo anteriorVerbenas de Agosto: San Cayetano, San Lorenzo e Virgem de La Paloma
Próximo artigoA lenda da Virgen de La Paloma
Susana
Portuguesa, nascida e criada em Braga, madrilena de adopção. Tradutora de "curso", Analista SEO de profissão, trabalhei na capital espanhola durante 9 anos. Adoro viajar, perder-me pelas cidades, conhecer novas culturas e amo o mar! Faço visitas guiadas por Madrid em português e escrevo sobre as centenas de curiosidades que esta cidade guarda!

DEIXA UMA RESPOSTA

Por favor escreve o teu comentário!
Por favor, escreve o teu nome aqui

3 × five =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.