Alguma vez reparaste nas placas douradas que se podem ser encontradas no chão um pouco por todo o centro de Madrid? Pertencem aos Comércios Centenários Madrilenos e hoje vamos falar de alguns deles!

Felizmente para a cidade de Madrid, os comércios centenários souberam adaptar-se às mudanças que a cidade foi sofrendo ao longo dos anos e conseguiram integrar-se perfeitamente na azáfama da vida na capital espanhola.

Centenários? Antigos? Mas estes comércios são assim tão “velhos”?

Sim, são! E a honra do mais antigo deles todos está nas mãos da ‘Antigua Farmacia de la Reina Madre’, de 1578. Sim… são realmente antigos!

Para celebrar o feito de que, depois de tantos anos, continuem a funcionar, o Ayuntamiento de Madrid decidiu oferecer aos estabelecimentos centenários uma plana de bronze desenhada por Antonio Mingote (o do ‘Carrilhão de Mingote’) que serve para os indentificar pela sua distinção.

Neste momento existem quase 150 estabelecimentos centenários em Madrid, mas como hoje estava com vontade de doces, decidi falar apenas das Pastelarias Centenárias de Madrid! 🙂

Pastelarias Centenárias de Madrid

Antigua Pastelería El Pozo
antigua pasteleria del pozo em madrid

Fundada em 1830 pela família Agudo, é uma das pastelarias mais tradicionais e artesanais de Madrid, onde continuam a fabricar folhados recheados com creme de pasteleiro ou chila.

É também famosa pelos turrões de Natal e os roscones (parecidos ao nosso Bolo-Rei mas com muito menos sabor).

A pastelaria está localizada na Calle del Pozo, 6 e o seu nome veio directamente do nome da rua,como costuma acontecer por estes lados… O local sofreu várias reformas, mas o mobiliário original foi deixado intacto, e ainda hoje nos podemos apoiar no balcão de mármore e madeira que existia quando a loja abriu.

Aqui poderás provar um dos melhores folhados de Madrid e os famosos e típicos bartolillos, servidos com canela em pó. (DICA: nunca, nunca, NUNCA pedir um ‘folhado’ numa pastelaria… Aqui chama-se ‘hojaldre’)

Casa Mira

Durante o século XIX, um confeiteiro de Jijona de nome Luis Mira, começou o seu negócio de venda de turrões na Plaza Mayor de Madrid. Com o tempo os pedidos foram crescendo e durante o reinado de Isabel II tornou-se em fornecedor da Casa Real.

É a única fábrica de turrões da metade do século XIX ainda no ativo e uma das lojas de turrões mais significativas da Europa, regida neste momento pela sexta geração da família Mira.

Carrera de San Jerónimo, 30

El Riojano
interior do riojano

Fundada em 1855 por um pasteleiro que trabalhava em Madrid para a Casal Real, conhecido como El Riojano (Dámaso de la Maza). Ao contrário da pastelaria anterior, esta não é uma pastelaria familiar. As suas rédeas foram passando de patrões para empregados, até aos dias de hoje.

É uma das pastelarias mais tradicionais da cidade e também mais ligada à própria tradição e “calendário” de Madrid. Fabricam o roscón de reyes (no início do ano), os panecillos de San Antón (para a festa do santo a 17 de Janeiro), as rosquillas tontas y listas e os azucarillos de San Isidro para as festividades do padroeiro da cidade em Maio; huesos y buñuelos de santo para o Dia de Todos os Santos e a corona de la Almudena para o feriado da padroeira da cidade a 9 de Novembro.

Calle Mayor, 10

La Mallorquina

É possivelmente a mais conhecida, pois está localizada em plena Porta do Sol, centro da animação da cidade.

O nome deve-se à origem maiorquina dos fundadores e quando a pastelaria abriu, o seu produto estrela eram as ensaimadas maiorquinas. Hoje em dia também o são, mas o primeiro lugar vai para as napolitanas (panikes para os tugas) de creme ou chocolate…

Calle Mayor, 2

Viena Capellanes
entrada pastelaria viena capellanes

Este é um daqueles comércios que sempre que ouço alguém falar dele, é com toda a pompa e circunstância, mais o devido respeito que impõe uma loja fundada em 1873.

O nome provém da primeira padaria que tiveram, na Casa de Capellanes, e do pão de Viena que trouxeram e patentaram em Espanha.

Foi também a primeira indústria madrilena a ter distribuição utilizando um veículo motorizado.

Calle Fuencarral, 122

Já experimentaste alguma destas pastelarias? Não as podes perder na próxima visita a Madrid!

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × 3 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.