Desbravar Madrid é isto! Descobrir histórias e estórias há muito esquecidas e que provavelmente não encontrarás noutros lugares.

E é sobre uma destas estórias que falo no artigo de hoje: um cão preto sem dono chamado Paco, o madrileno mais ilustre da sua época.

imagem do perro paco

O perro Paco foi um cão preto vadio muito conhecido pela sociedade madrilena do final do século XIX e que foi adoptado pelos cidadãos como se de mais um madrileno se tratasse! Ia aos melhores cafés assistir a tertúlias, via obras de teatro, jantava nos restaurantes de moda da época, assistia às corridas de touros e aparecia em diversas crónicas jornalísticas da época.

Os seus melhores anos foram sem dúvida 1881 e 1882. Era respeitado pela classe alta madrilena, pela polícia e até pelos donos dos comércios que o deixavam entrar a qualquer hora e sem problemas.


Queres conhecer a cidade com uma guia que fala português?

Desbrava Madrid com uma das nossas visitas guiadas privadas!


 

História do Perro Paco

Costumava vadiar pela Porta do Sol e calle Alcalá, até que um dia entrou no Café de Fornos à procura de um pedaço de pão, ou qualquer outra coisa que pudesse comer. Por sorte, encontrou o Marquês de Bogaraya que lhe deu um osso e lhe pôs o nome de Paco, em honra a Francisco de Assis que se celebrava nesse dia.

foto do cafe fornos em 1908

– Publicidade –



O Café de Fornos era um dos cafés mais importantes da época, onde se faziam tertúlias e se juntavam personagens tão importantes da sociedade madrilena como o rei Alfonso XII, Miguel de Unamuno, Pío Baroja ou Mata Hari. Dizem as más línguas que as festas clandestinas que se faziam na cave do café costumavam durar 8 dias!

O marquês era cliente habitual do café e Paco começou a visitá-lo todos os dias em busca de mais comida e acabou por se tornar conhecido não só ali, mas também no Café Suizo, do outro lado da rua e por fim na imprensa. Quando a primeira história sobre o perro Paco saiu num dos jornais da época, o cão começou a ser muito admirado, bajulado e todas as portas se abriram para ele (com medo de aparecem nas notícias como “os que não deixaram o Paco entrar”).

perro paco nas touradas

Adorava ver touradas! Acompanhava as carruagens dos toureiros famosos até à antiga praça de touros, depois sentava-se no seu lugar de honra num dos palcos para ver as corridas de touros. Se o espetáculo não fosse do seu agrado, saltava para dentro da arena e começava a fazer piruetas para alegrar a multidão.

De facto, foram as touradas que acabaram com a vida do perro Paco: durante um desses espetáculos mais fracotes e toureiros pouco habilidosos, a 21 de junho de 1882, Paco decidiu entrar na arena e fazer as piruetas do costume. O toureiro, com medo de o pisar e chateado pela sua presença, acabou por lhe dar uma estocada e ferir o pobre cão.

O toureiro quase não escapou da ira do povo madrileno que o queria matar!

Entretanto o perro Paco foi levado para ser curado, mas não conseguiu resistir aos ferimentos e acabou por morrer. As histórias e aventuras sobre este amável cão continuaram na imprensa e na boca de todos durante muito tempo.

desenhos do perro paco

O cão foi embalsamado e exibido numa taberna madrilena durante muitos anos, numas condições deploráveis que não faziam jus ao amor que a cidade tinha por ele.

Mais tarde acabou por ser enterrado no Parque do Retiro, não se sabe muito bem onde. Era suposto ter sido feita uma estátua em sua honra, mas como não houve dinheiro, o local do seu enterro nunca chegou a ser sinalizado.

A vida deste cão deu também origem à expressão espanhola saber más que el perro Paco, que para nós portugueses seria o equivalente de saber mais que a Lúcia.

Já conhecias a história do Perro Paco?

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

15 − 9 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.