Chegamos ao terceiro capítulo desta série, vamos falar das entradas para a Plaza Mayor. Alguma vez te deste ao trabalho de contar? Tens a certeza que não te esqueceste de nenhuma? Olha que as esplanadas escondem algumas “pérolas” 😉
Depois do último incêndio, Juan de Villanueva decidiu fechar a Plaza Mayor para evitar novos incêndios. Para que as pessoas pudessem entrar na praça, construiu 10 acessos, muitos deles com grandes arcos de pedra.
-
Escalerilla de piedra ou Arco de Cuchilleros
O mais famoso dos 10 acessos à Plaza Mayor de Madrid.
Foi construído em 1790 quando Juan de Villanueva decidiu fechar a praça,. Mas o seu nome original é Calle de la Escalerilla de Piedra e é a única rua de Madrid que é na realidade uma escada!
A origem do nome popular de Arco de Cuchilleros provém da vizinha Calle de Cuchilleros, a rua onde se localizavam as oficinas dos cuchilleros, os fabricantes de cutelos e facas para talhos e principalmente para a Casa de Carnicería.
O Arco de Cuchilleros é formado por uma escada íngreme, que vence o desnível entre a praça e a Cava de San Miguel, onde estão as famosas “casas tortas”. Na realidade não estão tortas por um simples acaso, senão que são utilizadas como contraforte para aguentar o peso da praça.
No interior do Arco de Cuchilleros, do lado direito, podemos ver um pequeno varandim (hoje em dia tapado com um cartaz e com uma boneca da loja de souvenirs) em pedra que sobressai em relação à escada. Foi desde esta plataforma que em Maio de 1808, um frade chamado Antonio fez um discurso que motivou e chamou à luta os madrilenos para que se revoltassem contra as forças invasoras de Napoleão.
-
Ciudad Rodrigo
Aberta para que o cortejo real pudesse chegar desde a igreja de Atocha sem ter que passar por Sol e Carretas.
-
Siete de Julio
Antiga Calle de la Amargura. Recebeu o nome de Siete de Julio em meados do século XIX para relembrar esse dia do ano 1822 quando uns milicianos defenderam a Plaza Mayor do ataque das tropas da Guarda Real que tentavam impor o absolutismo.
-
Arco del Triunfo ou Callejón del infierno
Durante os incêndios da Plaza Mayor os vizinhos olharam para esta ruela e viram-na envolvida em chamas, parecendo a entrada para o inferno, por isso lhe deram o nome popular de Callejón del Infierno. O famoso Cura Merino, que tentou assassinar a rainha Isabel II, viveu no nº2 desta rua.
-
Felipe III
Recebeu este nome em homenagem ao rei que mandou construir a praça.
-
Sal
Era aqui que se encontrava o depósito que vendia o sal para toda a vila de Madrid
-
Zaragoza
Começou por se chamar Calle de las Viñas, pela grande quantidade de vinhas que existiam por aqui. Em 1835 passou a chamar-se Calle de Zaragoza para recordar o heroísmo desta cidade aquando dos dois sítios que sofreu na guerra da independência.
-
Gerona
Recebeu este nome pelo mesmo motivo que a Calle de Zaragoza.
-
Botoneras
Chegou a ser chamado de Arco Imperial por desembocar na Calle Imperial, mas acabou por mudar para Calle de las Botoneras pois era aqui que se localizavam as vendedoras de botões.
É nesta rua que se encontra um dos meus bares favoritos para comer um bocadillo de calamares, o famoso Bar La Ideal
-
Toledo
Sempre teve este nome por ser o antigo caminho que levava à cidade de Toledo.
Quais são as entradas da Plaza Mayor que mais costumam utilizar? Para mim são as da Calle Sal e da Calle Toledo!
Temos uma categoria inteira sobre as ruas de Madrid e as curiosidades por trás dos nomes! É só clicar!
PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID
Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.
Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.
Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!
Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.
Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!
Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!
Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!
Adorei Madrid, a Espanha é toda linda!
A Plaza Mayor de Madrid eu fiz muitas fotos, adorei.